Por que e importante a participação dos pais na vida escolar dos filhos?

Sabemos que para um bom desenvolvimento psicossocial dos filhos, a presença e o suporte afetivo dos pais é fundamental. Este apoio é especialmente importante ao longo do trajeto pessoal, desde a infância até à fase final da adolescência.

No entanto, sabemos que muitos pais lamentam chegar a casa cansados e indisponíveis, enquanto os filhos acham que não vale a pena falar com os mais velhos, pois eles nunca têm tempo.

Como conseguirão os pais manter os empregos, essenciais para a sobrevivência da família, sem descurar o acompanhamento dos seus filhos?

Ouve-se com muita frequência dizer que os pais participam cada vez menos na vida escolar dos seus filhos, remetendo exclusivamente para a escola a tarefa de os educar.

Sabemos que é na pré-primária que os pais contactam com mais frequência a escola, e que a sua participação diminui à medida que se avança na escolaridade.

Não devemos, no entanto, esquecer que a escola é, também, responsável por este alheamento dos pais em relação à instituição, já que nem sempre informa claramente, ao mesmo tempo que não mobiliza os pais da melhor forma.

Contudo, é cada vez maior a convicção que a educação dos jovens é tarefa a ser assumida pelos pais e professores. Para isso, é necessário que se construam relações frutuosas de cooperação para atingir um objetivo comum: o desenvolvimento integral dos jovens.

É necessário que os pais assumam que a sua participação na vida da escola é um direito e um dever

Além de ser um dever cívico, a participação ativa dos pais em estruturas da escola (associação de pais, conselho pedagógico, conselho geral) é vista pelos filhos como uma demonstração de empenho e interesse, mesmo pelos alunos mais velhos.

As primeiras reuniões, que se realizam no início do ano letivo, com os diretores de turma ou, muitas vezes, com a direção, são muito importantes, já que os pais são informados não só de que modo podem ter conhecimento do processo educativo dos seus filhos, mas também de como se vai desenrolar o processo de representação dos pais nas estruturas escolares.

É fundamental que a escola e os pais caminhem de mãos dadas porque o “pai” só triunfará como figura parental se mostrar a sua imperfeição e, sem abdicar das suas convicções, estiver disposto a ouvir e a discutir experiências. Enquanto o professor só terá êxito se efetivamente ouvir os seus alunos e partilhar o saber.

Assim, só conseguiremos educar os nossos filhos como cidadãos interventivos e críticos, se dermos o exemplo.

Por Simone Gomes | 16 de setembro de 2020

Dentro da nossa sociedade, a escola representa a organização responsável por, no âmbito acadêmico, formar alunos para serem capazes de se adaptar e transformar a realidade. Atualmente, diante da crescente complexidade e rapidez das transformações políticas, econômicas e sociais pelas quais o mundo passa, possibilitar essa formação significa oferecer ao sujeito uma experiência positiva e ativa com o conhecimento.

Para alcançar esse desafiante propósito, escola e família precisam estabelecer um diálogo a fim de que consigam compartilhar proposições sobre seus projetos educacionais. Portanto, o envolvimento dos pais nesse importante processo é fundamental.

Por que e importante a participação dos pais na vida escolar dos filhos?

Fonte: arquivo GBV (Culturarte 2018)

Escola e pais, corresponsáveis na educação das crianças e adolescentes

A Educação é o processo de formação do sujeito, e a escolarização é uma parte desse processo. Assim, a escola deve ser uma aliada das famílias na educação de seus filhos. Para que se tenha o sucesso desejado é preciso construir uma relação de corresponsabilidade e parceria entre essas duas instituições.

Escola e família possuem responsabilidades e funções diferenciadas, porém complementares, na educação das crianças e adolescentes. O sujeito começa a aprender muito antes de ingressar na escola. Ele explora seu corpo, o espaço em que vive, observa o mundo, cria hipóteses sobre si mesmo e assim vai desenvolvendo suas ferramentas intelectuais. Durante esse período, o ambiente familiar pode possibilitar experiências de aprendizagem mais ou menos estimulantes, dependendo da forma como acontecem. Pequenas atitudes do cotidiano, que vão da dinâmica de guardar objetos, cuidar da higiene, até a forma como os pais respondem a perguntas, constroem posturas que implicam diretamente a relação que a criança ou adolescente estabelece com o saber, ou seja, o sujeito pode ter um comportamento ativo ou passivo diante da experiência de aprender.

Ao chegar à escola, a criança se depara com um novo ambiente que amplia o seu conhecimento de mundo, abala algumas certezas e a coloca em intensa relação com seus pares. Assim, a escola se torna um espaço de domínio das crianças, de que os pais são convidados a participar. Por isso, desde o início da vida escolar de seus filhos, os pais precisam, cotidianamente, demonstrar interesse e valorizar a cultura que constitui esta nova esfera social.

Cabe à escola oferecer situações que estimulem a descoberta e a indagação, levando o aluno a construir uma postura investigativa e ativa diante do conhecimento. Essa postura o acompanhará por todo o seu processo escolar e profissional, dando a ele as competências necessárias para compreender e atuar diante dos desafios que a vida lhe impõe.

Mas qual é a importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos? Pesquisas apontam a correlação do desempenho escolar dos alunos e alunas com a participação das famílias. 

Por que e importante a participação dos pais na vida escolar dos filhos?

Fonte: arquivo GBV (Ateliê Aberto 2014)

Envolvimento dos pais e a valorização do saber

É importante entendermos que a jornada da aprendizagem, o vínculo com o estudo, é uma experiência que ultrapassa os momentos em que o sujeito está na escola, Seja na educação básica, na graduação, ou na pós-graduação, essa é uma experiência que o acompanhará por toda a vida e, por isso, deve ser muito bem cuidada.

Trazer o ambiente escolar para casa, através de conversas que valorizam a cultura científica, literária e artística na qual as crianças são inseridas cotidianamente, é uma maneira de demonstrar aos estudantes o valor desses saberes para a família. Assim, ao demonstrar interesse pelo que se aprende na escola, os pais comunicam um conjunto de posicionamentos e atitudes que incentivam seus filhos a se comprometerem de modo responsável e autônomo com o aprendizado.

Assim, em constante diálogo, escola e pais vão afinando e refinando seus discursos e posicionamentos para além do acompanhamento de notas e tarefas realizadas. Durante essa caminhada, a criança e o adolescente vão compreendendo que não estão sozinhos para enfrentar as dificuldades.

Por que e importante a participação dos pais na vida escolar dos filhos?

Fonte: arquivo GBV (Culturarte 2018)

Comunidade educacional

Alguns cuidados são fundamentais nesta caminhada. Um importante ponto a ser entendido é que, apesar de serem esferas diferentes da construção da experiência do sujeito com o conhecimento, com o mundo e com ele mesmo, escola e família devem compartilhar o mesmo propósito de educar. Para conhecer melhor a concepção que a escola tem de formação para seus alunos, é importante conhecer suas formas de avaliar, seus projetos institucionais e como se dão as relações entre alunos, professores, coordenadores e famílias, ou seja, se todos esses atores se articulam como uma comunidade educacional.

Para nós, do Grupo Balão Vermelho, a formação do aluno envolve aspectos sociais, interpessoais, pessoais e cognitivos. Trata-se, portanto, de uma formação integral.  Como esses aspectos não podem ser desenvolvidos independentemente uns dos outros, nossa proposta pedagógica possui como ponto de partida a escuta ativa do sujeito sobre as questões do mundo que o cerca, em constante diálogo e participação das famílias. Acreditamos e trabalhamos para que nossos alunos entendam que o processo de aprendizado acontece durante toda a vida e que seu sucesso depende muito mais da forma como ele se comporta diante do erro do que com os acertos.

Por que e importante a participação dos pais na vida escolar dos filhos?

Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!

Qual a importância dos pais na educação?

Os pais tem muita importância na educação dos filhos, pois são responsáveis por legitimar ou rechaçar conhecimentos e valores adquiridos pelas crianças no processo civilizatório. Exercem, portanto, importante mediação na relação da criança com o mundo.

Qual e a participação dos pais na escola?

A participação dos pais na escola depende também de uma organização por parte da própria instituição. Além de realizar eventos em datas tradicionais, é possível estimular esse envolvimento familiar ao abrir suas portas para encontros em datas aleatórias.

Como os pais podem participar da vida escolar de seus filhos?

Ter um contato mais próximo com a escola permite que os pais saibam como seus filhos se comportam em sala de aula, conforme o relato dos professores, e se apresentam alguma dificuldade nas relações sociais, isso porque nem sempre as crianças contarão o que realmente ocorre no ambiente escolar, por isso é importante ter ...