O que é bom para várias aftas na boca?

Conheça alguns remédios para afta no estilo caseiro!

A afta, também chamada de estomatite aftosa, é caracterizada pela formação de pequenas úlceras na boca ou na garganta. Em indivíduos saudáveis, elas são benignas e não-contagiosas. A afta é um problema comum e afeta cerca de 20% da população, em geral com duração de sete a dez dias, até desaparecer sozinha.

Os motivos para o aparecimento de aftas podem ser: estresse, deficiência nutricional, insuficiência hormonal, alergias, entre outros. Se as aftas forem frequentes, elas podem indicar outros problemas no organismo, então é recomendável buscar orientação com um profissional de saúde.

Para aliviar o desconforto e tratar afta sem recorrer aos produtos químicos potencialmente nocivos dos remédios comuns de farmácia, fizemos uma lista com dez opções caseiras de remédio para afta.

Um remédio caseiro pode não curar a afta imediatamente, mas faz um tratamento eficaz e previne que seu corpo seja contaminado com outras substâncias presentes nos remédios tradicionais com receita médica. A melaleuca, por exemplo, é um poderoso cicatrizante, antisséptico e analgésico. O mel é antibacteriano, assim como o cravo, que também pode ajudar acelerando a cicatrização.

Mel

O que é bom para várias aftas na boca?
Imagem de Danika Perkinson no Unsplash

O mel de abelha atua como remédio caseiro para afta por ser um ótimo antisséptico, hidratando a boca e aliviando o desconforto. Basta aplicar uma pequena quantidade diretamente sobre a afta e repetir a aplicação algumas vezes por dia – sempre que achar necessário ou houver desconforto.

Cravo-da-índia

Usar o cravo-da-índia como remédio caseiro para afta é simples. Basta chupar um cravo-da-índia seco ao longo do dia, já que isso combate os germes e ajuda na cicatrização das aftas.

Sal

O que é bom para várias aftas na boca?
Imagem de Philipp Kleindienst no Pixabay

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

O que é bom para várias aftas na boca?
Imagem de Annie Spratt, está disponível no Unsplash

O extrato de própolis tem ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida, ou seja, é um excelente remédio caseiro para o tratar afta. Para utilizá-lo, é só aplicar uma ou duas gotas na ferida de quatro a cinco vezes ao dia.

Gelo

O que é bom para várias aftas na boca?
Imagem de Jan Antonin Kolar on Unsplash

Pode parecer bobo, mas o gelo também age como remédio caseiro para afta. O gelo ajuda a diminuir a inflamação e alivia a dor, além de cicatrizar a afta. Você pode colocar cubos de gelo três vezes ao dia sobre a afta.

Gotas de alcaçuz

O que é bom para várias aftas na boca?
Imagem de GOKALP ISCAN de Pixabay

O extrato de alcaçuz possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes e pode funcionar como remédio para afta. Deve ser usada pingando três ou quatro gotas do extrato diretamente na afta ou adicionar de 10 a 30 gotas em água morna e bochechar durante alguns segundos. Repita o procedimento de duas a três vezes ao dia. Além disso, o alcaçuz é usado como remédio natural para menopausa.

Bicarbonato de sódio

O que é bom para várias aftas na boca?
Imagem “Close-up Of Baking Soda“, editada e redimensionada de Spoon está disponível no aqua.mech e licenciada sob CC BY 2.0

O bicarbonato de sódio é um antisséptico natural que possui ações desinfetantes e anti-inflamatórias. Para utilizá-lo como remédio para afta, é só dissolver uma colher de chá de bicarbonato em um copo de água e utilizá-lo para fazer bochechos. Não use o sal alcalino diretamente na ferida!

Leia mais sobre isso nas matérias: “Bicarbonato funciona como remédio caseiro para afta” e “Utilidades do bicarbonato de sódio para a saúde“.

Iogurte natural ou com bifidus

O que é bom para várias aftas na boca?
Imagem de Tiard Schulz no Unsplash

Tomar uma porção de iogurte com o probiótico bifidus ajuda a melhorar o intestino, fortalecendo as defesas naturais do organismo. O alimento também serve como remédio caseiro para afta por sua ação indireta: ele diminui a acidez do estômago e da boca, que são responsáveis pelo aparecimento de aftas.

Saquinho de chá preto

O que é bom para várias aftas na boca?
Imagem de Nathan Dumlao no Unsplash

Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta ajuda a aliviar a dor e o desconforto, pois o chá contém uma substância chamada tanino, um adstringente que elimina resíduos. Para usar o saquinho como remédio para afta, basta fazer uma xícara de chá normalmente, esperar amornar e aplicar o sachê diretamente sobre a afta – o chá líquido você pode beber!

Óleo essencial de melaleuca

O que é bom para várias aftas na boca?
Imagem de Kelly Sikkema disponível no Unsplash

O óleo essencial de melaleuca pode ser aplicado de duas formas diferentes: por meio do bochecho de meio copo de água com três ou quatro gotas do óleo ou pela aplicação direta do óleo essencial no local da afta, com um cotonete e duas gotas do óleo essencial. A melaleuca tem propriedades cicatrizantes, antissépticas e analgésicas.

Como acabar com aftas de uma vez por todas?

A afta tende a desaparecer sozinha depois de duas semanas em média. Mas, se houver desconforto demais, um especialista poderá prescrever pomadas analgésicas e anti-inflamatórias ou até mesmo medicamentos de uso oral. Bochechos com própolis também funcionam, mas como paliativo.

Como acabar com afta na boca rapidamente?

Como acabar com afta na boca?.
Bochecho com leite de magnésia diluído em água;.
Bochecho com bicarbonato de sódio também diluído em água;.
Aplicação de uma mistura de água oxigenada e água pura diretamente na lesão..

O que faz ter tantas aftas na boca?

Embora a ciência não tenha uma explicação 100% definida para a origem da afta, já se sabe que ela começa com um machucado na camada superficial da mucosa da boca, o tecido epitelial. A agressão é fruto de déficit vitamínico, baixa na imunidade, excesso de acidez ou até traumas, caso de uma mordida.