O que é difusão através de membranas permeáveis?

Ouça este artigo:

Passagem de substâncias pela membrana

A entrada de água e íons na planta é chamada difusão, o controle desta entrada é chamado permeabilidade, porém as membranas podem barrar a entrada de alguns íons e permitir a entrada de outros, de acordo com as propriedades de cada íon, por isso dizemos que a membrana plasmática é diferencialmente permeável.

Em 1867, Traube disse que a membrana era semipermeável, pois retinha as moléculas de acordo com o tamanho, bloqueando a passagem das maiores e permitindo a passagem das menores, porém estudos posteriores mostraram que havia poros maiores que certas substâncias que não atravessavam a membrana.
Em 1855, Hermite disse que a causa da semipermeabilidade era a solubilidade do solvente na membrana, permitindo a passagem do solvente, mas impedindo a passagem do soluto.

Permeabilidade

Para que ocorra difusão de soluto em uma célula não basta apenas a diferença de concentração deste dentro e fora da célula. Há também fatores importantes como a permeabilidade da célula para este soluto, além da distância que ele precisará percorrer sob uma determinada temperatura. Como a célula está delimitada por uma membrana, a permeabilidade dela que vai permitir a entrada de moléculas. Parte da permeabilidade está relacionada com a polaridade da membrana, a composição e a estrutura dela.

Os gases penetram livremente e de forma rápida pela membrana, assim como pequenas moléculas com peso molecular entre 50 e 60 PM. Já os eletrólitos não têm essa facilidade, pois quando se dissociam eles se hidratam e ficam maiores que os eletrólitos “não-hidratados”.
A permeabilidade pode ser calculada pela seguinte fórmula:

D = s/t

Onde:
D = Permeabilidade
s = quantidade de substância que difundiu
t = tempo (mol/seg)

Mas também pode ser medida pelas técnicas de deplasmólise, análise química e pelo método de isótopos.

Método de deplasmólise: Uma solução hipertônica é adicionada ao meio para que as células sejam plasmolisadas. A taxa de deplasmólise é proporcional à permeabilidade celular para a substância utilizada, caso o produto penetre.

Método de análise química: Células são colocadas em imersão em uma substância e retiradas após um tempo determinado. O suco celular é retirado com a ajuda de uma micropipeta ou seringa e analisado.

Isótopos: Podemos aumentar a sensibilidade do segundo método utilizando uma substância radioativa e será possível saber a taxa de penetração da substância no protoplasma e no vacúolo, de forma separada.

O primeiro método mede a osmose enquanto os outros dois medem a difusão. Experimentos têm mostrado que a permeabilidade osmótica e difusional da célula são idênticas (Gutknacht, 1967).

Controle das membranas

A membrana é um crivo- lipídico, ou seja, há partículas grandes de gorduras intercaladas por poros aquosos muito pequenos, passando por esses poros apenas as moléculas lipossolúveis muito pequenas. Porém em 1967 Gutknecht postulou que não existem poros aquosos na membrana. Esta teoria crivo-lipídica é muito útil no estudo de permeabilidade, porém há exceções.

A permeabilidade da membrana plasmática pode ser alterada se algumas substâncias forem aplicadas nela. Isso é muito praticado através de medicamentos como anestésicos.
Em plantas a permeabilidade para a água aumenta durante o outono e inverno (Levitt, 1956) mas para que isso ocorra, substâncias polares precisam passar pela membrana e têm sua proporção alterada.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biologia/permeabilidade/

A difusão simples é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular.

É um processo que ocorre da região em que as partículas estão mais concentradas para regiões em que sua concentração é menor, até que se atinja um equilíbrio nas concentrações.

Assim, a difusão ocorre a favor de um gradiente de concentração. Com isso, não há gasto de energia e nem a necessidade de um carreador para as substâncias.

A difusão deve-se pelo fato das partículas estarem em constante movimentação. Para que aconteça, duas condições fundamentais devem existir:

  • A membrana celular deve ser permeável a substância que será transportada;
  • Deve haver diferenças de concentração dessa substância entre a célula e o ambiente externo.

A difusão é um importante processo para as células, pois permite a entrada de substâncias essenciais ao metabolismo celular e também permite a saída de excreções.

O que é difusão através de membranas permeáveis?
A difusão simples ocorre a favor do gradiente de concentração e sem gasto de energia

Exemplo de Difusão Simples

Um exemplo de difusão simples é o processo de respiração. Ao chegar aos alvéolos pulmonares, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto isso, o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.

Essa situação de trocas gasosas ocorre devido às diferenças de concentração entre os dois gases nos alvéolos pulmonares, no sentido do meio mais concentrado para o menos concentrado.

Diferença entre a Difusão Simples e a Facilitada

A difusão facilitada e a difusão simples tratam do mesmo processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular.

A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, as permeases. Essas proteínas atuam como carreadoras de substâncias, elas capturam as moléculas e facilitam sua entrada na célula.

Saiba mais sobre os dois tipos de transporte através da membrana, leia também:

  • Transporte Ativo
  • Transporte Passivo

Diferenças entre a Difusão Simples e a Osmose

A osmose é um tipo especial de difusão, pois trata apenas da passagem de água através da membrana celular.

A osmose é a passagem de água de um meio menos concentrado (hipotônico) para outro mais concentrado (hipertônico).

Amplie os seus conhecimentos, saiba mais sobre:

  • Permeabilidade Seletiva
  • Bomba de Sódio e Potássio

O que é difusão através de membranas permeáveis?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

O que é uma membrana permeável?

Vamos aos tipos de membrana quanto a permeabilidade, são quatro: 1) Permeável: Permite que passe o solvente e o soluto. 2) Semipermeável: Permite que passe apenas o solvente, mas não o soluto. 3) Seletivamente permeável: Permite que passe o solvente e alguns tipos do soluto.

O que é difusão através da membrana?

A difusão simples é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. É um processo que ocorre da região em que as partículas estão mais concentradas para regiões em que sua concentração é menor, até que se atinja um equilíbrio nas concentrações.

O que é o processo de difusão?

Difusão é um processo físico em que substâncias são transportadas de uma região mais concentrada para outra menos concentrada (a favor do gradiente de concentração) de maneira aleatória e espontânea. Esse processo pode ser observado, por exemplo, ao se colocar um corante em um copo com água.

Quais são os tipos de difusão?

Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose..
Difusão simples. Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. ... .
Osmose. ... .
Difusão facilitada..