O que é globalização e exemplos?

Globalização se refere aos movimentos e trocas feitas por todo o mundo e tem efeitos positivos e outros bem negativos para o planeta

Globalização é a aceleração dos movimentos e trocas em todo o planeta. Essa troca pode ser de serviços, bens, capitais, práticas culturais, entre outras possibilidades, e pode acontecer em diferentes planos, por exemplo, geograficamente ou economicamente. Dessa forma, a globalização promove e aumenta as interações entre diferentes regiões e populações ao redor do mundo. Por um lado, isso traz diversos benefícios às populações, mas, por outro, também gera efeitos negativos ao meio ambiente.

Quando a globalização começou?

A globalização aconteceu inevitavelmente com as trocas entre diferentes sociedades. Nos tempos antigos, as civilizações desenvolveram rotas de comércio e experiências de intercâmbio cultural. Fenômenos migratórios também contribuíram para que o movimento da globalização se expandisse. 

À medida que as culturas avançavam, mais capazes elas se tornavam de viajar para longe e trocar seus produtos por outros itens não encontrados em seu local de origem. Nem sempre esse movimento foi positivo. As rotas comerciais também envolveram exploração, colonização e escravização. 

Nos últimos tempos, a taxa de globalização aumentou, devido aos grandes avanços em comunicação e transporte. As notícias, por exemplo, circulam com muito mais rapidez entre diferentes nações, as tecnologias permitem o contato instantâneo com outras pessoas, mesmo que elas estejam do outro lado do globo, e o ser humano pode se mover com mais facilidade e agilidade. 

Exemplos de globalização

A globalização de fato envolveu um movimento bastante focado no comércio. No entanto, não é só no âmbito econômico que ela acontece. Ela se desenvolve das seguintes maneiras: 

  • Globalização econômica: desenvolvimentos de sistemas de comércio dentro de atores transnacionais;
  • Globalização financeira: associada ao surgimento de um sistema financeiro global com trocas financeiras e monetários internacionais;
  • Globalização cultura: refere-se à interpenetração de culturas que faz com que as nações adotem princípios, crenças e costumes de outras nações;
  • Globalização política: o desenvolvimento e a crescente influência de organizações como a Organização das Nações Unidas (ONU) ou a Organização Mundial da Saúde (OMS) que atuam em nível internacional;
  • Globalização tecnológica: pessoas de todo mundo interconectadas pelo mundo digital;
  • Globalização geográfica: a organização e a hierarquia de regiões do mundo estão em constante mudança. Com o transporte mais acessível e fácil, é possível viajar quase que pelo mundo todo;
  • Globalização ecológica: considera-se o planeta Terra como uma entidade global única que todas as sociedades devem proteger.

Pontos positivos e negativos da globalização

Mais trocas culturais

A globalização aumentou as trocas financeiras e também aumentou as trocas humanas, fazendo com que diferentes sociedades compartilhassem suas culturas. Isso permitiu que uma mesma região passasse a desenvolver diferentes práticas culturais e até mesmo crenças diferentes. 

Com a globalização tecnológica, livros, filmes e música passaram a ser mais acessíveis em todo o mundo, trazendo ainda mais trocas culturais. Apesar disso ser positivo, essa globalização também contribuiu para uma homogeneização negativa das culturas.

Homogeneização das culturas

Os intercâmbios culturais foram muito importantes para o desenvolvimento das sociedades. No entanto, a globalização contribuiu para uma homogeneização que faz com que certas características culturais desapareçam, tais como línguas ou tradições.

Desenvolvimento econômico

A globalização contribuiu bastante para o desenvolvimento econômico. Houve uma aceleração das trocas que levou a um forte crescimento econômico global e a um rápido desenvolvimento industrial, com a criação acelerada de novas tecnologias. A globalização também gerou vantagens competitivas para empresas que passaram a obter matérias-primas mais baratas. Dessa forma, empresas de vários países se envolvem na confecção de produtos.

Para os consumidores, isso significou preços menores, pois o custo de fabricação de diversos itens diminuiu. Isso, porém, levou a uma série de consequências, como desigualdade social, desigualdade econômica e efeitos negativos ao meio ambiente.

Efeitos negativos ao meio ambiente

O desenvolvimento massivo de meios de transportes que ocorreu em paralelo à globalização é responsável por graves problemas ambientais, incluindo emissões de gases de efeito estufa, poluição do ar e contribuição para o aquecimento global. O desenvolvimento industrial também contribui para isso, com grandes consequências ambientais, como desmatamento, esgotamento de recursos naturais, destruição de ecossistemas e perda de biodiversidade.

A distribuição maior de mercadorias, que abarca uma indústria rápida, de obsolescência programada e fast fashion, por exemplo, fez com que o problema do lixo ficasse cada vez maior. Isso, por sua vez, contribuiu para problemas como a poluição de plástico.

Ainda que essas consequências sejam efeitos da globalização, é preciso uma globalização ecológica, feita de ideias, para que o mundo possa entrar em sinergia, repensando nossos estilos de vida e levando consideração a sustentabilidade.

Que exemplo de globalização você encontra no seu Dia

10 Aspectos em Que a Globalização Está Presente em Nosso Dia a Dia.
1 – Acesso a Produtos e Serviços. ... .
2 – Possibilidade de Imigração. ... .
3 – Viajar Para Outros Países. ... .
4 – Comunicação. ... .
5 – Transporte. ... .
6 – Disseminação do Conhecimento. ... .
7 – Mídia e Entretenimento. ... .
8 – Cultura..

O que é globalização explicação fácil?

A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.

Quais são as características principais da globalização?

De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), a globalização está dividida em quatro aspectos básicos: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento.