O que é mais correto dizer do ponto de vista científico estou com calor ou estou sentindo calor por quê?

Estes exercícios tratam sobre a definição de calor, quantidade de energia motivada pela diferença de temperatura entre os corpos. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior

(Unitau-SP) O calor é uma forma de energia sobre a qual é correto afirmar:

a) É definido como sendo a energia mecânica média contida em um corpo.
b) É definido como sendo a energia cinética total contida em um corpo.
c) É definido como sendo a energia que flui entre corpos devido à diferença de temperatura desses corpos.
d) É definido como sendo a energia elétrica média das moléculas de um corpo.
e) É definido como sendo a energia potencial gravitacional de um corpo.

(IFSC) O calor pode ser definido como uma forma de energia em trânsito, motivada por uma diferença de temperatura. Um corpo pode receber ou ceder energia na forma de calor, mas nunca armazená-la. O ato de fornecer ou ceder calor para uma substância pode acarretar consequências, como mudança de fase ou variação da temperatura. Com base nesses conhecimentos, o que acontecerá se fornecermos calor continuamente a um bloco de gelo que se encontra a 0 ºC, na pressão de 1 atmosfera?

Assinale a alternativa correta.

a) Primeiro o bloco irá fundir-se e, depois, aquecer-se.
b) Primeiro o bloco irá aquecer-se e, depois, fundir-se.
c) Primeiro o bloco irá fundir-se para, depois, solidificar-se.
d) Não acontecerá nada.
e) O bloco irá aquecer-se.

Em todo telejornal, geralmente há um espaço para a previsão do tempo, momento no qual são informadas as temperaturas máximas e mínimas de muitas cidades. Ao informar as máximas temperaturas para algumas capitais do Brasil, um jornalista disse a seguinte frase: “Preparem-se, pois até domingo fará muito calor, com temperaturas de até 35 °C”. Do ponto de vista da Física, existe um erro nessa frase. Marque a alternativa que explica o erro cometido pelo jornalista.

a) Como a temperatura será de 35 °C, inferior à temperatura normal do corpo humano, as sensações de calor não serão tão intensas.
b) O calor é uma energia trocada entre dois corpos. Da forma como a informação foi passada, dá-se a entender que um corpo com elevada temperatura é portador do calor, o que não corresponde à realidade.
c) O certo seria dizer que a temperatura estaria amena, pois dias quentes são dias com temperatura superior a 40 °C.
d) O calor é uma energia que flui do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura, e, da forma como a informação foi passada, dá-se a entender que um corpo com elevada temperatura é portador do calor, o que não corresponde à realidade.
e) O certo seria dizer: “Preparem-se, pois até domingo teremos temperaturas muito altas, com calor de até 35 °C”.

Marque a alternativa correta a respeito do calor.

a) Grandeza física vetorial, motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos.
b) Grandeza física escalar, que indica a vibração molecular.
c) Grandeza física adimensional, que indica a temperatura das substâncias.
d) Grandeza física escalar, motivada pela diferença de temperatura entre corpos.
e) Grandeza física unidimensional, que indica se um corpo está quente ou frio.

respostas

Gabarito: Letra C

O calor é a energia térmica em trânsito, que flui motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor sempre flui do corpo de maior para o de menor temperatura.

Voltar a questão

Gabarito: Letra A

A 0 °C, o gelo está na temperatura de fusão, passagem do estado sólido para o estado líquido. Assim, recebendo calor a partir dessa temperatura, primeiramente, o material sofrerá a mudança de estado físico e, depois, terá sua temperatura aumentada.

Voltar a questão

Gabarito: Letra B

Nenhum corpo é portador de calor, pois esta é uma energia térmica em trânsito, motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O certo seria dizer: “Preparem-se, pois até domingo os dias estarão quentes, com temperaturas de até 35 °C”.

Voltar a questão

Gabarito: Letra D

O calor é um tipo de energia, por isso, é uma grandeza física escalar. Essa energia sempre se manifestará quando existir diferença de temperatura entre corpos.

Voltar a questão

O que é mais correto dizer do ponto de vista científico estou com calor ou estou sentindo calor por quê?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

O que é mais correto dizer do ponto de vista científico estou com calor ou estou sentindo calor por quê?

Estou sentindo calor física?

Explicação: Na física, a palavra "calor" retrata a TRANSFERÊNCIA de energia térmica entre os corpos. ... Quando dizemos "estou com calor" queremos, na verdade, dizer "o ambiente está com alta energia térmica e está transferindo mais energia térmica para mim do que eu estou habituado, e isso está desconfortável".

É correto dizer estou com calor explique?

Porque você não está com calor, está com uma transferência de calor pelo seu corpo. O correto é dizer: Estou sentindo calor.

O que é o calor na física?

O calor nada mais é do que o trânsito da energia térmica de um corpo para outro. Quando os dois corpos chegam à mesma temperatura, dizemos que estão em equilíbrio térmico e a temperatura final é chamada de temperatura de equilíbrio.

Porque é errado falar que alguém está com calor justifique?

É errado falar pois calor é diferente de temperatura. Calor está mais associado a idéia de transmissão de energia e não com a idéia de ter energia. ... Assim, é certo dizer que “o sol emite calor” e é errado dizer “o sol tem calor”. Não existe nenhuma coisa que tenha calor, mas sim coisas que emitem, transmitem calor.

O que é calor e temperatura na Física?

CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais.

O que o calor?

Calor é a energia transmitida espontaneamente entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas. ... O calor pode ser transferido entre diferentes sistemas termodinâmicos por meio dos processos de condução, convecção e radiação.

O que é o calor?

Calor é a energia transmitida espontaneamente entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas. ... O calor pode ser transferido entre diferentes sistemas termodinâmicos por meio dos processos de condução, convecção e radiação.

O que o termômetro mede a temperatura ou calor?

O termômetro ou termómetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por um elemento sensor que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.

Qual é o conceito de calor?

“Define-se calor como energia transmitida unicamente por meio de diferença de temperatura”. ... “A energia que é transferida de um objeto para outro devido a uma diferença de temperatura entre os objetos é chamada calor... calor nunca 'flui' por si só de uma substância mais fria para uma mais quente”.

Qual é a definição de calor?

Calor é um conceito do âmbito da Física que representa uma forma de energia, sendo a energia térmica em movimento entre partículas atômicas. A palavra calor também pode remeter para alguma coisa quente, ou seja, com temperatura elevada.

Como calcular o calor entre dois objetos?

  • Em geral, quando dois objetos são colocados em contato térmico , o calor flui entre eles até que entrem em equilíbrio um com o outro. Calcule o calor necessário para evaporar 1 kg de água à pressão atmosférica (p = 1,0133 bar) e à temperatura de 100 ° C.

Por que é errado dizer como o Sol tem calor?

  • Bem, você sabia que é errado dizer “como hoje está calor”, “como tal coisa tem calor”, “o sol tem calor”? Pois é, é errado... como é também errado falar “aumenta o volume, por favor”, que foi o assunto do post “O Som II”, da semana passada. Por que é errado dizer? É errado falar pois calor é diferente de temperatura.

Será que o calor é uma transmissão de energia?

  • Calor está mais associado a idéia de transmissão de energia e não com a idéia de ter energia. Logo, calor é uma transferência de energia, ok? Assim, é certo dizer que “o sol emite calor” e é errado dizer “o sol tem calor”. Não existe nenhuma coisa que tenha calor, mas sim coisas que emitem, transmitem calor. Como falar então? (continue lendo...)

Qual a diferença entre calor e temperatura?

  • Calor é a quantidade de energia que flui de um corpo para outro espontaneamente devido à diferença de temperatura. Calor em Física – Definição de Calor

E correto dizer que hoje está calor explique?

Em um dia quente, por exemplo, usa-se a expressão “Hoje está calor!”. Porém, corpos com baixas temperaturas também possuem calor, só que em menor quantidade. Isso quer dizer apenas que a agitação das moléculas é menor em corpos “frios”.

Porque e errado dizer que está com calor?

O que há de errado na frase: “Está muito calor hoje!” ? Nos dias em que a temperatura ambiente está alta, podemos dizer que está quente e não que está calor. Nada pode estar calor, pois, como vimos, calor é apenas um fluxo.

Qual e o correto dizer estou com calor ou estou sentindo calor?

O correto é sentindo calor. Pois, você não está com calor, está com uma transferência de calor pelo seu corpo. O correto é dizer: Estou sentindo calor.

E correto afirmar que o calor e a temperatura tem o mesmo significado?

Calor e Temperatura são dois conceitos fundamentais na termologia (Termofísica) os quais, são considerados sinônimos. No entanto, o calor designa a troca de energia entre corpos, enquanto a temperatura caracteriza a agitação das moléculas de um corpo.