O que é necessário para criar um porquinho

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já pensou em como cuidar de um porquinho da índia? Esse roedor fofíssimo necessita de alguns cuidados especiais e, se está pensando em adicionar um desses à família, é importante se atentar a isso. Com este conteúdo, você irá aprender como cuidar desse peludinho da maneira correta!

O que é necessário para criar um porquinho

Apesar do nome, o porquinho da índia é originário aqui da América do Sul, sem nenhuma ligação indiana. Além disso, esse roedor não é um suíno. Seu nome na verdade surgiu por conta de ser originário das Índias Ocidentais, o atual continente americano.

Alimentação

Um dos principais pontos dos cuidados do porquinho da índia é a sua alimentação. Lembre-se de sempre manter água limpa e fresca em seus bebedouros e varie seus alimentos. Uma ração específica para o animalzinho, vegetais frescos e algumas frutas.

Seus dentes incisivos crescem continuamente. Por isso, ofereça ao bichinho objetos para serem roídos, como blocos de madeira. Assim, o porquinho da índia gastará seus dentes. Outro ponto importante são suas unhas, que precisam ser aparadas regularmente.

Higiene

O cuidado correto desse animalzinho quanto à sua higiene dependerá da sua pelagem. Quanto mais longos forem os pelos, maior será a necessidade de escovação. É importante também fazer uma tosa higiênica de vez em quando, evitando que se sujem com suas fezes e urina.

O que é necessário para criar um porquinho

Temperamento

Para saber tudo sobre porquinho da índia, é preciso entender seu temperamento. Esses dentuços são bem espertinhos e associam rapidamente sons a coisas positivas e negativas. Provavelmente, quando você se aproximar da gaiola com um alimento, irá ouvir um barulhinho do seu peludo, por exemplo.

Outra dica importante é: jamais tente acariciar ou pegar seu bichinho por cima da gaiola. Os predadores de natureza do porco da índia são pássaros. Assim, esse ato irá resultar em um grito de pavor vindo do peludinho (literalmente).

Gaiola e casinha

Para garantir o bem-estar do seu pet, o porquinho da índia deve ser criado em uma gaiola com amplo espaço. Além disso, o dentuço irá precisar passar um tempinho em um lugar aberto. Lembre-se que ele é muito sensível ao calor. A temperatura ideal para ele é de 18 até 25°C.

Não se esqueça de que o recinto deve ter piso sólido, evitando arame, pois isso machuca o pet. Ele deve ser forrado com serragem e feno. Além disso, seu bichinho irá adorar tocas e brinquedinhos espalhados pela gaiola para que gaste sua energia. E não se esqueça de colocar seus comedouros e bebedouros!

O que é necessário para criar um porquinho

Agora que você já sabe como cuidar de um porquinho da índia, confira outros conteúdos sobre o animalzinho no blog da Petz. Aqui você encontra dicas para garantir o bem estar e saúde do seu peludo!

O que eu preciso para ter um porquinho?

À medida em que se tem mais porquinhos, a gaiola deverá ser maior. Dentro da gaiola, ele deve ter uma casinha para dormir, aparas de madeira no chão, um recipiente com comida e um bebedouro. A temperatura da gaiola deve estar em um local que oscile entre 18º e 24º C e, de preferência, esteja dentro de casa.

Quanto custa para ter um porquinho?

Apesar dos valores terem mudado (e eles mudam todo ano), quanto custa porquinhos da índia varia MUITO para cada cidade e para cada petshop. Já encontrei porquinho-da-índia sendo vendido por R$5 e por R$200, então os valores são bem DIFERENTES!

O que é preciso antes de comprar um porquinho

Antes de comprar porquinho da índia, é muito importante saber que a alimentação deles deve ser contínua, pois eles possuem o sistema digestivo constante e, por esse motivo, nunca param de comer! Ou seja, vez ou outra, no comedouro do seu novo amigo deverá ter ração para porquinho da índia ou algum tipo de vegetais.

Quais as doenças transmitidas pelo porquinho

“Este surto é um lembrete de que os roedores domésticos, como os porquinhos-da-Índia, independentemente de terem sido comprados ou adotados, podem estar contaminados com a bactéria Salmonella, mesmo que estejam aparentemente saudáveis e limpos”, alertaram os CDC no site.