O que é o planejamento de transportes?

Detalhes Categoria: Edésio Elias Lopes 02 de Agosto de 2012 às 23:08

Com este artigo, começamos uma nova série voltada para o planejamento de transportes. O tema cabe em diferentes situações e é constituído de um processo dinâmico onde os objetivos de curto, médio e longo prazos são estabelecidos e equacionados em função dos recursos disponíveis e das metas que se deseja alcançar. Os principais objetivos são listados abaixo:

• Promover a integração e o desenvolvimento;
• Melhorar a infraestrutura;
• Implantar novos sistemas e/ou melhorar os existentes;
• Otimizar a alocação dos investimentos no setor;
• Melhorar o atendimento da demanda por transportes, considerando-se as potencialidades das diversas modalidades; e
• Minimizar custos de transporte.

Para definir o que deve ser implantado e/ou melhorado na oferta de transporte, dentro do horizonte de projeto (anos/projetos), faz-se necessário os seguintes itens:

1. Quantificar a demanda por transporte e saber como a mesma vai se distribuir dentro da área de estudo (linhas de desejo);
2. Avaliar esta demanda utilizando os modelos de planejamento;
3. Através deste modelos, modelar o comportamento da demanda; e
4. Definir as alternativas que melhor se adaptam a realidade da região.

É preciso ter em mente que o processo de planejamento deve na verdade estar incluído num plano de desenvolvimento voltado para a região de estudo, já que a demanda por transporte depende do desenvolvimento atual da região e da proposta de desenvolvimento futuro.

12966 palavras 52 páginas

PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES:
CONCEITOS E MODELOS DE ANÁLISE
Profa Vânia Barcellos Gouvêa campos

1
Prof. Vânia B. G. Campos

PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
Planejamento de transportes é uma área de estudo que visa adequar as necessidades de transporte de uma região ao seu desenvolvimento de acordo com suas características estruturais. Isto significa implantar novos sistemas ou melhorar os existentes.

Para se definir o que deve ser implantado ou melhorado (oferta de transporte), dentro do horizonte de projeto, faz-se necessário quantificar a demanda por transporte e saber como a mesma vai se distribuir dentro da área de estudo
(linhas de desejo). A avaliação dessa demanda é feita utilizando-se os modelos de planejamento. Através deste modelos procura-se modelar o comportamento da demanda e a partir daí definir as alternativas que melhor se adaptem a realidade da região.

Deve-se ter em mente que o processo de planejamento deve na verdade deve estar incluído num plano de desenvolvimento voltado para a região de estudo, pois conforme se pode observar, a demanda por transporte depende do desenvolvimento atual da região e da proposta de desenvolvimento futuro.

1. ASPECTOS GERAIS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
Um plano pode ser de longo, médio ou curto prazo, sua duração depende dos recursos disponíveis e dos objetivos que se deseja alcançar e muitas vezes da urgência do problema que se deseja resolver.

De uma forma geral um plano de transporte compreende as seguintes etapas:
1- Definição dos objetivos e prazos
2- Diagnóstico dos sistemas de transportes
3- Coleta de Dados
4- Escolha dos modelos a serem utilizados para avaliação da demanda futura.
5- Alternativas de Oferta de Transporte
6- Avaliação das alternativas (custos e impactos)
7- Escolha da alternativa
2
Prof. Vânia B. G. Campos

8- Desenvolvimento do plano de transporte acompanhado de um programa de financiamento. 9- Implementação das alternativas de acordo com um


Relacionados

  • Planejamento de Transportes

    4869 palavras | 20 páginas

    METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Arnoldo de Freitas Cesar Lima da Silva Gervasio Yokoyama Francisco Neves Thiago Tabosa PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE Jaboatão dos Guararapes – PE 2013 1 INTRODUÇÃO Sabemos da existência de vários modos de transportes, terrestre, aéreo, hidroviário e dutoviário, no modo terrestre têm, por exemplo, no contexto rodoviário os caminhões automóveis as carroças entre outros, já entre o ferroviário….

  • planejamento de transportes

    12258 palavras | 50 páginas

    GEPEMASI – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM MATERIAIS E SISTEMAS TRANSPORTES Análise e Projeto de Transporte Erechim, novembro de 2014. UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA CIVIL GEPEMASI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Materiais e Sistemas GEAPI – Grupo de Estudos Aplicados a Processos Industriais TRANSPORTES Trabalho realizado no Departamento de Engenharias….

  • Planejamento de transportes

    1132 palavras | 5 páginas

    2.2.Planejamento de Transportes: 2.2.1. O que é planejamento de transporte urbano? Planejamento de transportes é uma área de estudo que visa adequar as necessidades de transporte de uma região ao seu desenvolvimento de acordo com suas características estruturais. Isto significa implantar novos sistemas ou melhorar os existentes. Numa definição um pouco mais detalhada, “o planejamento do transporte fundamenta-se na análise do desenvolvimento temporal da demanda existente, nas metas e objetivos….

  • Planejamento de Transporte

    2256 palavras | 10 páginas

    LOGÍSTICA, III PERÍODO. DISCIPLINA: PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES PROFESSOR: ALEX BEZERRA ALUNOS: ANTÔNIO ANDRÉ JOSIANE ERREIRA PLANEJAMENTO DOS TRANSPORTES Recife, 31 de agosto de 2014. SUMARIO 1º- PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES.................................... 2º- APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES..... 3º- FLUXO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO........................ 4º- INVENTÁRIO….

  • Planejamento de Transportes

    2277 palavras | 10 páginas

    Jaboatão dos Guararapes – PE 2012 Planejamento de Transportes Considerações Gerais O conflito gerado pelo uso dos transportes tem levado as Empresas e Dirigentes do mundo inteiro a uma postura de planejamento que venha resolver os problemas de espaço, tempo e a consequente necessidade de movimentação de pessoas e mercadorias. Essas atividades devem ser estudadas e diagnosticadas para desenvolvimento de estratégias que desenvolvam o transporte dentro do cenário mundial. Sendo uma atividade….

  • Planejamento dos Transportes

    2179 palavras | 9 páginas

    Planejamento dos transportes em interface com o turismo: operacionalização Objetivos: 1 - relacionar os transportes turísticos no processo de planejamento; 2 - identificar as redes de transportes e suas características; 3 - reconhecer o papel da logística para as empre­sas de transporte Introdução: Nas duas aulas anteriores, tratamos de conceitos como a sus­tentabilidade e a hospitalidade em interface com os transportes e o turismo. Percebemos o quanto são importantes no contexto….

  • PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES

    478 palavras | 2 páginas

    Planejamento de Transportes UMA VISÃO DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL Campos, Vânia Barcellos Gouvêa; UMA VISÃO DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL. “Como uma forma de auxiliar a definição de estratégias que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável no contexto dos sistemas de transporte, apresenta-se neste trabalho algumas questões a serem tratadas visando a mobilidade sustentável segundo os dois enfoques definidos anteriormente” “Assim, inicialmente, se discute a questão da sustentabilidade….

  • Planejamento em Transporte

    3144 palavras | 13 páginas

    PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES 1.Planejamento de Transportes Formulação explícita de metas e objetivos ▼ Coleta de dados (Pesquisa) ▼ Demandas atual e futura ▼ Matrizes de Origem e Destino – Custo –Redes de Transporte ▼ Modelos Matemáticos → Custo, tempo de viagem, modais de transporte, adequações de via, capacidade, etc… ▼ Alocação de tráfego ▼ Estudos de viabilidade técnico-econômica ▼ Seleção de um sistema de transporte 1 2. Dados para o planejamento de transportes….

  • Planejamento de transportes

    1086 palavras | 5 páginas

    [pic] UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES URBANOS E REGIONAIS Condições do Transporte Urbano em Municípios Brasileiros Autores: Bernardo Santiago….

  • Planejamento de transporte

    6211 palavras | 25 páginas

    11 2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11 2.2 Problemática 3.- ESTRATÉGIA DA EMPRESA 12 4.- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 13 4.1- CANAIS VERTICAIS 13 4.3- CANAIS MÚLTIPLOS 15 5.- PROPRIEDADES DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 16 6.- LOGÍSTICA DE TRANSPORTE 17 7.-CUSTOS 18 8.- LOGÍSTICA REVERSA 19 8.1- LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS VENDA 20 8.2- LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO 21 8.3 - LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGEM 23 9.- O CASO DO SETOR DE REFRIGERANTES 24 10.- Concorrência 28 11.-LOGÍSTICA….

Outros Trabalhos Populares

Quais são as etapas do processo de planejamento de transportes?

Como o nome já explica o modelo 4 etapas é dividido em quatro diferentes etapas: Geração de Viagens; Distribuição de Viagens; Divisão/Repartição Modal; e Alocação das Viagens.

O que é o planejamento logístico de transporte?

O planejamento logístico refere-se ao preparo de tudo que envolve os processos de transporte e armazenamento dos produtos de uma empresa, incluindo meios de execução e suas possíveis variáveis.

Como se faz um plano de transporte?

Planejamento de transporte para 2021: como fazer?.
Avaliação do ano anterior (série histórica).
Análise de cenários..
Definição de metas e objetivos..
Aquisição de ferramentas e tecnologias de trabalho..

São características do planejamento estratégico de transportes?

Logo, o planejamento estratégico de transporte de cargas envolve uma análise apurada do setor como um todo, de modo a definir quais são suas metas. Além disso, também é necessário que haja um constante monitoramento das ações implementadas, a fim de realizar intervenções pontuais, otimizando a operação.

Quais os objetivos da gestão de transportes?

A gestão de transportes pode ser definida, resumidamente, como o controle de toda a movimentação física de cargas do ponto de origem até o destino. Em outras palavras, trata do controle dos produtos desde o momento em que os veículos são carregados, até a efetivação da entrega para o cliente.

O que são as operações de transporte?

Este sistema consiste basicamente em realizar coletas programadas de materiais, que utiliza um único equipamento de transporte, normalmente de algum Operador Logístico, para realizar as coletas em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final, sempre em horários pré-estabelecidos.