O que é palavras cognatas

Uma das questões que mais causa problemas no aprendizado de inglês são as palavras cognatas do idioma, juntamente com aquelas que até parecem cognatas mas não são. Já está confuso, não é? Vamos por partes: as palavras cognatas são aquelas que têm o mesmo significado e uma grafia semelhante em dois idiomas, enquanto as falsas cognatas são aquelas que possuem uma grafia parecida mas um significado diferente para cada língua.

Para te ajudar a não cometer mais erros com cognatos em inglês, sejam eles verdadeiros ou falsos, o Yázigi separou alguns dos exemplos mais importantes desse tipo de palavra. Let’s have a look at them:

AS PALAVRAS COGNATAS

As palavras cognatas entre o inglês e o português têm o mesmo significado e uma grafia similar nos dois idiomas.  Alguns exemplos são os seguintes:

Comedy – comédia

Different – diferente

Emotion – emoção

Future – futuro

Human – humano

Idea – ideia

Music – música

Other – outro

Present – presente

Television – televisão

O que é palavras cognatas

FALSOS COGNATOS

Já os falsos cognatos não têm o mesmo significado nos dois idiomas, mas possuem grafias semelhantes. Confira alguns dos termos que mais confundem os estudantes de inglês:

Actual – estrutura similar a “atual”, mas significa “verdadeiro”.

Anthem – estrutura similar a “antena”, mas significa “hino”.

Application – estrutura similar a “aplicação”, mas significa “inscrição”.

Beef – estrutura similar a “bife”, mas significa “carne de boi/vaca”.

Cafeteria – estrutura similar a “cafeteria”, mas refere-se à “cantina” ou “lanchonete”.

Fabric – estrutura similar a “fábrica”, mas significa “tecido”.

Lecture – estrutura similar a “leitura”, mas significa “palestra”.

Parents – estrutura similar a “parentes”, mas significa “pais”.

Pretend – estrutura similar a “pretender”, mas significa “fingir”.

Shoot – estrutura similar a “chute”, mas significa “atirar” ou “fotografar/filmar”.

E você, conhece outros termos cognatos ou falsos cognatos em inglês? Comenta aqui pra gente ver!

Não deixe de conhecer nosso curso ingles.

O que é palavras cognatas

Auxiliares de tradução

Parecidas

O que é palavras cognatas

Palavras vizinhas

II Aguadilha óptica, olhos fraquitos, cognata -queixadilha simiesca..

Em daniel abrunheiro

A palavra original para “mulher”, Weib ( cognata do inglês wife), vem caindo em desuso (cerca de 8..

Em MULHERES & DEUSAS

...darei paz à terra, e repousarás sem medo…" Como a palavra "sentido" (chush) é cognata de "rápido" (chish), o sentido do sono sugere a capacidade de dormir bem mas...

Em www.coisasjudaicas.com

Porém, é importante mencionar que Ishtar é cognata de Inanna e Astarte (Mitologia Suméria e Mitologia Fenícia), ambas ligadas a fertilidade, das...

Em belitabotelho.blogs.sapo.pt

Porém, é importante mencionar que Ishtar é cognata de Inanna e Astarte (Mitologia Suméria e Mitologia Fenícia), ambas ligadas a fertilidade, das...

Em Marisa

Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas

Qual a correta grafia: sub-bosque ou subosque?

O prefixo sub- deve ser seguido de hífen quando o elemento seguinte se inicia por b, uma vez que se trata da mesma consoante por que termina o prefixo, como prevê o Acordo Ortográfico de 1945 (para o português de Portugal). O Formulário Ortográfico de 1943 (para o português do Brasil) não tem este contexto previsto no uso do hífen, mas o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras regista esta forma e outras com a sequência sub-b...; a par disto, é de referir que também as formas subosque e sobosque estão registadas no VOLP, depreendendo-se a sua origem nas formas prefixais su- e so-, respectivamente, equivalentes a sub- e sob-, mas de contexto ortográfico diferente (daí o facto de não serem formas hifenizadas).

Este contexto ortográfico não sofre alteração com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990, pois, apesar de o texto do Acordo ser omisso neste ponto (cf. Base XVI), a "Nota Explicativa" anexa ao referido texto prevê o uso do hífen: "6.3 - O hífen nas formas derivadas (base XVI) [...] a) Emprega-se o hífen

quando o segundo elemento da formação começa por h ou pela mesma vogal ou consoante com que termina o prefixo ou pseudoprefixo (por exemplo: anti-higiénico, contra-almirante, hiper-resistente) [...]" (sublinhado nosso).

Por este motivo, pode dizer-se que a forma sub-bosque está correcta, bem como as formas sobosque ou subosque, apesar de estas duas últimas preverem o uso de prefixos equivalentes a sob- ou sub-, que serão menos consensuais (o prefixo su- com este sentido não se encontra registado em nenhuma obra lexicográfica por nós consultada).




É correto iniciar uma frase de um parágrafo com a palavra portanto?

A palavra portanto é uma conjunção que se usa para ligar frases coordenadas, iniciando uma oração que exprime a consequência da outra expressa anteriormente (ex.: Não tinha nada em casa para comer, portanto teria de ir jantar fora.). De entre as conjunções ou locuções conjuncionais coordenativas, logo, por conseguinte e portanto podem variar de posição, “conforme o ritmo, a entoação ou a harmonia da frase”1, pelo que não tem de haver um uso exclusivo daquelas conjunções entre duas orações. Estas conjunções coordenativas, tal como algumas outras, podem iniciar frases, retomando assim o que foi expresso no enunciado anterior (ex.: Ela esperava. Mas as horas passavam e o seu pai nunca mais chegava. / Não estava ninguém na loja. Portanto teria de esperar mais umas horas ou voltar no dia seguinte.).

Há, no entanto, outras conjunções, como a coordenativa copulativa e (ex.: Tinha comido cerejas e pêssegos.) e a coordenativa disjuntiva ou (ex.: Queres ou não saber o que aconteceu?), cujo uso em início de frase, num registo escrito e mais cuidado, é geralmente desaconselhado, por possuírem uma função conectiva muito marcada. Porém, por necessidades expressivas ou por motivos literários, essas conjunções podem ocorrer no começo de frases (ex.: Havia tartes! E bolos! E gelados! E tantas outras sobremesas!).

1 Cunha, Celso, Lindley Cintra, Nova Gramática do Português, 14.ª ed., Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 578


O que são palavras cognatas exemplo?

A palavra cognata vem do latim cognatus, que significa nascidos juntos. Em se tratando de palavras, se refere a aquelas que se originaram de uma mesma raiz ou possuem uma mesma etimologia. Temos como exemplos de palavras cognatas na língua portuguesa: amigo, amigável, amizade, inimizade, amistoso.

O que são os cognatos em inglês?

Palavras cognatas são aquelas palavras em inglês que possuem a mesma origem daquelas que usamos em português, com grafias iguais ou semelhantes, e o mesmo significado, podendo possuir pequenas discrepâncias.

O que são palavras não cognatas?

O que é falso cognato? São palavras que se assemelham, tanto na pronúncia quanto na grafia, a outras de um outro idioma qualquer. Só que, apesar de parecerem iguais, o significado delas difere.

O que e verbo cognato?

Existem, na língua portuguesa, diversas palavras provenientes da mesma raiz ou radical. Essas palavras, apresentando a mesma origem etimológica e uma significação comum, são chamadas de cognatos.