O que fazer quando uma pessoa desmaia

Quando uma pessoa desmaia deve-se observar se está respirando e se apresenta pulso e, caso não respire, deve-se pedir ajuda médica, ligando imediatamente para o 192, e iniciar a massagem cardíaca. Veja como fazer em a massagem cardíaca corretamente.

No entanto, quando alguém desmaia, mas está respirando, os primeiros socorros são:

  1. Deitar a pessoa no chão, de barriga para cima, e colocar as pernas mais altas que o corpo e a cabeça, cerca de 30 a 40 centímetros do chão;
  2. Afrouxar as roupas e abrir os botões para facilitar a respiração;
  3. Ir comunicando com a pessoa, mesmo que ela não responda, referindo que está ali para ajudá-la;
  4. Observar possíveis lesões causadas pela queda e se estiver sangrando, parar a hemorragia;
  5. Depois de recuperar do desmaio, pode ser dado 1 saqueta de açúcar, de 5g, diretamente na boca, por baixo da língua.

Se a pessoa demorar mais de 1 minuto para acordar, é recomendado chamar uma ambulância através do número 192 e verificar novamente se está respirando, iniciando a massagem cardíaca, caso não esteja.

Quando se recuperar a consciência, sendo capaz de ouvir e falar, deve-se ficar pelo menos 10 minutos sentado, antes de voltar a andar, pois pode ocorrer um novo desmaio.

O que não fazer em caso de desmaio

Em caso de desmaio:

  • Não dar água nem comida pois pode provocar asfixia;
  • Não oferecer cloro, álcool ou qualquer produto com cheiro forte para respirar;
  • Não sacudir a vítima, pois pode ter ocorrido alguma fratura e piorar a situação.

Em caso de dúvida, o melhor a fazer é esperar apenas pela ajuda médica, desde que a pessoa não esteja em perigo e esteja respirando.

O que fazer se sentir que vai desmaiar

Se existirem sintomas de que se vai desmaiar, como palidez, tonturas e visão embaçada, é recomendado sentar e manter a cabeça entre os joelhos ou deitar-se no chão, de barriga para cima, e colocar as pernas mais altas que o corpo e a cabeça, pois além de evitar uma possível queda, também facilita a circulação de sangue para o cérebro.

Deve-se ainda tentar respirar calmamente e procurar perceber o motivo da sensação de desmaio, evitando, se possível o fator que provocou o desmaio, como medo ou calor, por exemplo e, só se deve levantar 10 minutos depois e apenas se já não existirem sintomas.

Quando ir ao médico

Após o desmaio, e caso não tenha sido necessário chamar ajuda médica, é recomendado ir ao hospital se:

  • O desmaio voltar a acontecer durante a semana seguinte;
  • É o primeiro caso de desmaio;
  • Apresentar sinais de hemorragia interna, como fezes negras ou sangue na urina, por exemplo;
  • Surgir sintomas como falta de ar, vômito excessivo ou problemas de fala, após acordar.

Estes podem ser sintomas de um problema de saúde grave, como doenças cardíacas, neurológicas ou hemorragia interna, por exemplo, sendo, por isso, muito importante que o indivíduo vá ao hospital nestes casos. Conheça as principais causas e como evitar o desmaio.

Durante a nossa rotina, podemos ser acometidos por fatalidades que exigem uma reação rápida de pessoas ao nosso redor. Um exemplo clássico desse tipo de inconveniência é o desmaio. Por ser uma situação repentina, muitas vezes é essencial que alguém próximo à vítima inicie os devidos cuidados para iniciar o tratamento. Para ajudar nessa missão, nesse artigo, explicamos as melhores práticas de primeiros socorros para desmaio.

O que provoca o desmaio?

O desmaio, também conhecido como síncope, é definido como a perda temporário dos sentidos. Normalmente, é resultado da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro, e pode ser desencadeado por diferentes problemas de saúde, desde os mais simples (como jejum prolongado), até os mais complexos (como problemas cardiovasculares).

Os primeiros sintomas do desmaio envolvem súbita fraqueza, tontura e vertigem. Quando falamos de síncopes provocadas por problemas mais graves, os sinais envolvem dor no peito e falta de ar.

Quais são os primeiros socorros para desmaio?

O primeiro passo diante dessa situação é verificar se a pessoa está respirando e se tem pulso. Caso ela não esteja, chame uma ambulância particular imediatamente. No entanto, se ela apresentar pulsação e respiração, siga esses passos:

  • Deite a pessoa no chão, de barriga para cima, e eleve as pernas dela em relação ao corpo e a cabeça;
  • Coloque a cabeça da vítima de lado, para assim, facilitar a respiração e evitar asfixia devido ao risco de vômito;
  • Afrouxe as roupas e abra os botões/zíperes para facilitar a respiração da pessoa;
  • Comunique-se com as pessoas, mesmo que ela não responda;
  • Cheque se há possíveis lesões causadas pela queda e, em caso de sangramento, faça o máximo possível para estancar a hemorragia;
  • Assim que a vítima recobrar a consciência, coloque açúcar diretamente em sua boca.

É muito importante também que você fique com a vítima até a ambulância chegar, para assim, evitar aglomeração de pessoas que podem comprometer a respiração do acidentado.

Gostou do nosso artigo sobre primeiros socorros para desmaio? Acompanhe nosso blog e compartilhe com seus amigos!

Quais os primeiros socorros em caso de desmaio?

Posicione a pessoa de costas. Se não houver ferimentos e a pessoa estiver respirando, levante as pernas da pessoa acima do nível do coração – cerca de 30 cm – se possível. Solte os cintos, as golas ou outras roupas constritivas. Para reduzir a chance de desmaiar novamente, não levante a pessoa muito rapidamente.

Como fazer uma pessoa acordar de um desmaio?

Vire a pessoa para cima, com as costas no chão e cabeça de lado, para facilitar a respiração. Se ela está respirando, restaure o fluxo de sangue para o cérebro elevando as pernas da pessoa acima do nível do coração (30 centímetros). Solte cintos, colares ou qualquer acessório que possa apertá-la.

Qual o tempo máximo de um desmaio?

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.