Por que O indivíduo do grupo O pode doar seu sangue A qualquer pessoa?

A história da doação de sangue é mais antiga do que muitos imaginam. Em 1667, o médico francês Jean-Baptiste Denys, que atendia o rei Luís XIV, realizou o primeiro caso documentado de transfusão da história, ao transferir sangue de ovelha a um menino de 15 anos. O procedimento, surpreendentemente, não causou a morte do garoto. Provavelmente, a quantidade foi pequena e seu organismo conseguiu reagir contra a substância inadequada. Outras tentativas, porém, acabaram por tirar a vida de várias pessoas. Mesmo assim, já estavam plantadas as sementes da transfusão e da doação de sangue.

A descoberta dos grupos sanguíneos

Em 1900, final do Século 19, Karl Landsteiner, o imunologista austríaco, observou que o soro do sangue de uma pessoa muitas vezes coagulava ao ser misturado com o de outra pessoa. Assim era descoberto o primeiro e mais importante sistema de grupo sanguíneo existente no organismo: o ABO.1 De lá para cá, os estudos hematológicos e a tecnologia tornaram o ato de doar sangue seguro e indispensável para salvar milhões de vidas.

O sistema Rh: quem doa para quem...

Décadas após a descoberta do sistema de grupo sanguíneo ABO, outro fato revolucionou a prática da medicina transfusional: a identificação do fator Rh.2 Cerca de 85% das pessoas possuem o fator Rh nas hemácias, sendo por isso chamados de Rh+ (Rh positivos). Os 15% restantes que não o possuem são chamados de Rh- (Rh negativos)3. É importante conhecer o tipo sanguíneo em relação ao sistema Rh, pois isso evita reações de incompatibilidade numa transfusão de sangue.

Além do sistema ABO, o mais conhecido com 8 tipos sanguíneos: A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB-, O- , há tipos de sangues raros como o Bombay – considerado falso O – ; e o "sangue dourado" que tem RH Nulo (não conta com nenhum tipo de antígeno).4

Se você ainda não conhece seu tipo sanguíneo, não se preocupe, hospitais e centros hematológicos fazem testes antes da doação. É importante saber, no entanto, quem doa para quem, principalmente para evitar incompatibilidades, que podem inclusive levar à morte.

No sistema ABO, há dois tipos de sangue especiais: o O-, que é doador universal, ou seja, doa para todos os tipos do grupo; e o AB+, o receptor universal, que recebe todos os tipos de sangue desse sistema sanguíneo, sejam fator positivo ou não. Anote as combinações:

A+ > doa para A+ e AB+

A- > doa para A+, AB+, A-, AB-

B+ >; doa para B+ e AB+

B- > doa para B+, AB+, B-, AB-

O+ >; doa para O+, A+, B+, AB+

O- > doa para O+, A+, B+, AB+, A-, B-, AB-, O-

AB+ > doa para AB+

AB- > doa para AB+ e AB-

Quem recebe de quem

A+ > recebe doação de A+, A-, O+ e O-

A - > recebe doação de A- e O-

B+ > recebe doação de B+, B-, O+ e O-

B- >; recebe doação de B- e O-

AB+ > recebe doação de A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-

AB- > recebe doação de A-, B-, O- e AB-

O+ >; recebe doação de O+ e O-

O- > recebe doação de O-

Doe sangue!

Fazer uma doação é um ato de cidadania. Não hesite em exercê-lo, procurando hospitais ou bancos de sangue de sua cidade. Clique aqui e conheça os requisitos para doar sangue.

Referências

1;2;3 http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/estudantes.html

É muito comum ouvir a seguinte pergunta: Qual é o seu tipo sanguíneo? Quando nos referimos ao tipo sanguíneo, geralmente queremos saber em qual grupo do sistema ABO o sangue daquela pessoa encaixa-se. Mas, afinal, o que é o sistema ABO?

O que é o sistema ABO?

O sistema ABO reúne os grupos sanguíneos descobertos no início do século XX por Karl Landsteiner. Em seus estudos, o pesquisador percebeu que existia uma incompatibilidade sanguínea entre algumas pessoas e, quando ocorria a mistura de alguns tipos de sangue, ocorria a aglutinação. Landsteiner e sua equipe, então, classificaram o sangue em quatro tipos: A, B, AB e O. Surgia aí o sistema ABO.

Aglutininas e aglutinogênios

Ao estudar os tipos sanguíneos, Landsteiner percebeu a presença de duas substâncias: uma localizada no plasma sanguíneo e outra presente na membrana das hemácias. As substâncias do plasma foram chamadas de aglutininas, e aquelas que estavam presentes na parede das hemácias foram chamadas de aglutinogênio. Essas aglutininas nada mais são do que anticorpos, os quais reagem com os aglutinogênios nas hemácias.

No sistema ABO, existem dois tipos de aglutinogênios e dois tipos de aglutininas. Os aglutinogênios podem ser A ou B, e as aglutininas podem ser Anti-A ou anti-B. Veja a seguir os aglutinogênios e as aglutininas presentes em cada um dos tipos sanguíneos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grupo sanguíneo

Aglutinogênio

Aglutinina

A

A

Anti-B

B

B

Anti-A

AB

AB

-

O

-

Anti-A e anti-B

Transfusões sanguíneas

Reconhecendo a presença de aglutininas e aglutinogênios, fica claro que alguns tipos sanguíneos não são compatíveis com outros. Ao colocar sangue A em uma pessoa de tipo sanguíneo B, a aglutinina anti-A aglutina as hemácias do doador. Isso também ocorrerá se sangue B for colocado em uma pessoa de sangue tipo A, a qual possui anticorpos anti-B. O sangue AB não possui aglutininas em seu plasma e, portanto, pode receber sangue de pessoas de qualquer tipo sanguíneo. Já a pessoa de sangue tipo O não pode receber sangue de nenhum outro tipo sanguíneo, uma vez que possui aglutinina anti-A e anti-B.

Podemos concluir que o sangue tipo O é um doador universal, uma vez que não possui aglutinogênio, entretanto, só pode receber sangue tipo O. O sangue AB, por sua vez, é receptor universal, pois pode receber sangue de qualquer tipo, porém só pode doar para ele mesmo.

Para saber mais sobre o sangue, acesse: O que é fator RH?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por que O indivíduo do grupo O pode doar seu sangue A qualquer?

Já o tipo sanguíneo O é considerado doador universal, pois por não apresentar nenhum tipo de aglutinogênio, ele pode doar para qualquer grupo sanguíneo, lembrando que esse tipo sanguíneo só pode receber sangue do tipo O.

Por que um indivíduo de grupo O pode doar sangue A qualquer pessoa Sabendo

Indivíduos de sangue tipo O podem doar para qualquer pessoa, pois não possuem aglutinogênios nas hemácias. Devido a esse motivo, são conhecidos como doadores universais. Esses indivíduos, no entanto, só podem receber sangue tipo O, pois apresentam aglutinina anti-A e anti-B.

Porque O sangue O só recebe dele mesmo?

Ainda mais raro, o sangue do tipo AB tem como característica o fato de não possuir anticorpos nem contra o sangue do tipo A e nem contra o sangue do tipo B. Isso significa que as pessoas desse grupo sanguíneo podem receber sangue de qualquer tipo sem que haja risco de reações adversas.

Pode receber sangue de pessoas A B AB e O e doar apenas para pessoas ab?

Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.