O que fazer quando vomita bile

Não é incomum ver um cachorro vomitar bile, mas isso não deve ser negligenciado.

Para saber o que seu cão está sofrendo e se uma visita ao veterinário é urgente ou não, leia abaixo as causas e consequências deste tipo de vômito.

O que é vômito biliar em cães?

A bile é um suco digestivo produzido pelo fígado, parte do qual é enviada diretamente ao duodeno para digerir os alimentos, enquanto a outra é armazenada na vesícula biliar.

O vômito biliar é facilmente reconhecido por sua cor amarela, até esverdeada, e sua aparência líquida. Quando a bile se mistura com os sucos gástricos produzidos pelo estômago, ela pode ser espumosa e relativamente espessa.

Principais causas de vômito bilioso em cães

A primeira suspeita em um caso de vômito – biliar ou não - em cães: comida. Alimentos de má qualidade podem causar vômitos devido a ingredientes pouco digeríveis ou alergênicos com os quais os alimentos processados são recheados. Outro fator é o impacto da má nutrição no metabolismo do seu cão. Deve-se notar que as disfunções como insuficiência renal, pancreatite e outras doenças metabólicas são favorecidas pela falta de higiene alimentar.

Outra importante condição que pode causar gastrite, aguda ou crônica, que resulta em vômitos biliares é o caso dos parasitas: vermes intestinais, certos vírus, bactérias ou disfunções metabólicas.

O vômito biliar pode ocorrer também em cães com intoxicação, embora a liberação de bile não seja típica desse tipo de distúrbio. A absorção de um produto tóxico que irritou as membranas mucosas do estômago do cão pode, no entanto, causar gastrite de gravidade variável, às vezes durando alguns dias.

O estresse também é um fator que não deve ser negligenciado, podendo causar, entre outras coisas, vômitos biliares em cães.

Alguns cães têm uma doença chamada Síndrome do Vômito Biliar. Cães com esse transtorno geralmente vomitam pela manhã, antes da primeira refeição, depois de seus estômagos ficarem vazios por muito tempo.

Consequências de vômitos biliares em cães

O vômito biliar por si só não tem impacto real na saúde do seu cão, embora possa causar algum desconforto e até mesmo dores intensas.

Por outro lado, você deve se preocupar com a causa desse vômito.

Se a gastrite for causada por comida de má qualidade, todo o corpo do cão corre o risco de sofrer com o tempo. Além disso, o vômito regular não tratado provoca a instalação de um ambiente inflamatório propício ao desenvolvimento de outras patologias, em particular o câncer.

Quando a gastrite do seu cão é causada por distúrbios metabólicos, a saúde do seu cão está em risco se ele não receber os cuidados adequados.

A insuficiência renal não tratada é imperdoável, assim como a hepatite, a pancreatite e outras doenças que prejudicam as funções essenciais do corpo.

Embora deva ser observado que alguns desses distúrbios metabólicos não serão curados (como a insuficiência renal), isso não quer dizer que os cuidados paliativos podem dar aos cães muitos anos de vida saudável adicional.

Além disso, outras condições, como pancreatite aguda, podem ser completamente tratáveis com recuperação total.

Finalmente, é difícil prever as consequências de um envenenamento que causa vômitos biliares em cães. Em geral, animais atendidos rapidamente em caso de envenenamento têm boa chance de sobrevivência, embora isso dependa da toxina envolvida. As toxinas fatais costumam causar sintomas mais sérios, como distúrbios nervosos e vômitos hemorrágicos.

O que posso fazer?

O vômito sozinho pode colocar em risco a saúde de um cão frágil, muito jovem ou idoso, causando desidratação que pode causar danos permanentes ou até a morte. Nestes casos o melhor é levar ao veterinário.

Se o vômito for forte, "jato", repetido várias vezes ao dia, espalhando-se por vários dias ou ocorrendo de forma crônica, você deve procurar um veterinário.

Você também deve observar cuidadosamente a bile liberada por seu cão: qualquer traço de sangue ou odor fecal deve alertá-lo para ir imediatamente ao veterinário.

Outros sintomas digestivos associados a vômitos (diarreia, prisão de ventre) não devem ser considerados levianamente, mas não são indicativos de uma emergência: é bastante comum que um distúrbio digestivo leve cause sintomas múltiplos. Novamente, é necessário avaliar sua seriedade.

Por outro lado, os sintomas não digestivos (tremores, febres, tosse, fadiga, depressão, etc.) associados aos vômitos biliosos são mais preocupantes e devem levá-lo ao veterinário.

Às vezes é aconselhável descansar o estômago de um cão que acabou de vomitar, mas isso não se aplica no caso de vômitos biliosos: a ausência de comida em seu estômago pode correr o risco de perda. Origem do problema, é antes recomendado dar-lhe comida muito digerível em pequenas quantidades. Peito de frango bem cozido com um pouco de arroz serve perfeitamente, e seu animal de estimação deve ter sempre água limpa à mão.

Deixe seu cão descansar e evite brincadeiras e atividades por 24 a 48 horas. Se o vômito não passar e seu cão ainda não se recuperou, uma visita ao veterinário é obrigatória.

O que tomar quando vomita a bile?

O que fazer: além de consultar o gastroenterologista ou clínico geral quando o vômito é frequente ou está associado a outros sintomas, é importante também beber bastante líquidos, como água ou água de coco, para evitar desidratação e agravamento dos sintomas, além de manter uma dieta equilibrada e saudável.

É perigoso vomitar a bile?

Sua coloração varia de um verde claro amarelado a um verde musgo. Pode ocorrer após vários episódios de vômito, quando todo o conteúdo gástrico já foi eliminado ou devido a obstruções e outras alterações do trato digestivo. É um sinal de gravidade e a criança deve ser encaminhada a um serviço de urgência.

Quando o vômito e preocupante?

O vômito que ocorre de maneira violenta, no qual o fluxo é lançado a uma grande distância da boca, chamado de vômito em jato, é preocupante e o médico deve ser procurado imediatamente.

O que é bom para a bile?

Como é feito o tratamento O mais comum é que sejam utilizados remédios indicados pelo médico, como o ácido ursodesoxicólico, que é uma substância que ajuda a promover a circulação da bile, reduzindo assim a frequência e intensidade dos sintomas.