Quando a eclipse solar está ocorrendo pode ser vista por todos na Terra?

Um eclipse lunar total com uma "Lua de Sangue" está previsto para acontecer em 15 de maio de 2022. Será o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021, e ele poderá ser visto de todo o Brasil.

O que é um eclipse lunar total?

Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.

A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. É isso que faz com que a Lua fique num tom de vermelho durante o eclipse. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

De acordo com a Nasa, este fenômeno faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.

O que é Lua de Sangue?

Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, a Lua entra na sombra da Terra e cria um eclipse lunar total - o primeiro desde maio de 2021. O ápice será por volta da 1h21, quando o satélite natural fica vermelho, fenômeno conhecido como "Lua de Sangue".

"Esse avermelhado é justamente o mesmo efeito do pôr do sol. A gente vê a luz solar tangenciado a Terra e a atmosfera vai espalhar o avermelhado", explica o astrônomo João Fonseca, diretor do Planetário do Ibirapuera.

Onde será possível ver o eclipse?

O eclipse poderá ser visto da América do Sul e quase totalmente da América do Norte. Nas regiões da África e Europa Ocidental, ele poderá ser visto parcialmente.

A foto abaixo ilustra as regiões onde o eclipse será visível da Terra. As populações mais perto das linhas podem acabar vendo apenas partes do eclipse em alguns momentos, o que não é o caso do Brasil.

VEJA TAMBÉM: 

Eclipse lunar com 'Lua de Sangue': Planetário do Ibirapuera abrirá domingo

Cientistas capturam primeira foto de buraco negro no coração da Via Láctea

Qual será a duração do eclipse?

O eclipse irá aparecer no céu por volta das 22h30 no horário de Brasília, na noite de domingo, 15. Sua fase total ocorre na madrugada do 16, às 1h21 da manhã. O fenômeno perdura até 4h da manhã.

Hora a hora do eclipse

  • 15/5, às 22h32: começa o eclipse penumbral, pouco visível. Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra).
  • 15/5, às 23h27: começa o eclipse parcial. Lua começa a entrar na umbra (sombra interna) da Terra. A olho nu, uma sombra vai deixando uma “mordida” no satélite natural conforme entra na umbra.
  • 16/5, às 00h29: eclipse total começa. Lua fica avermelhada.
  • 16/5, às 01h53: totalidade termina.
  • 16/5, às 02h55: eclipse parcial termina.
  • 16/5, às 03:50: eclipse penumbral termina.

Como ver o eclipse?

Todas as fases de um eclipse lunar podem ser vistas com segurança, tanto a olho nu quanto com um telescópio não filtrado.

O Observatório Nacional (ON/MCTI) vai transmitir o fenômeno no Youtube, a partir das 23h25.

A Nasa também fará transmissão como de costume. Veja um vídeo da Nasa, que simula como a Lua ficará durante o eclipse lunar total de 15 de maio:

A Lua ficará assim durante o eclipse lunar total de 16 de Maio de 2022 📷 NASA pic.twitter.com/Vo9zbUy3Pm

— Astronomiaum 🌎🚀 (@Astronomiaum) May 1, 2022

VEJA TAMBÉM: 

Físico registra dupla explosão de meteoro nos céus de Sorocaba

Comando Espacial dos EUA confirma 1º meteorito alienígena a atingir Terra

  • Felipe Souza - @felipe_dess
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

12 maio 2022

Quando a eclipse solar está ocorrendo pode ser vista por todos na Terra?

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Eclipse lunar total ocorre quando existe um alinhamento completo entre Sol, Terra e a Lua

Um eclipse lunar total com uma "Lua de Sangue" poderá ser visto no Brasil na noite do próximo domingo (15/05), segundo o professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Costa.

Este será o único eclipse lunar total que acontecerá neste ano, segundo os astrônomos. O próximo será apenas em maio de 2025.

O eclipse deste domingo poderá ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

Crédito, Science Photo Library

Legenda da foto,

Eclipse que ocorrerá neste domingo será o único do ano de 2022

'Lua de Sangue'

O eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Com isso, a Terra cobre totalmente o disco da Lua e isso causa o fenômeno. O satélite natural terrestre então fica com uma cor avermelhada — que passou a ser chamada de "Lua de Sangue".

O professor de astronomia da USP afirma à BBC News Brasil que o termo "Lua de Sangue" se popularizou nos últimos anos após ser usado com frequência pela imprensa.

"Provavelmente isso ocorreu sob influência dos sites americanos, mas não se deve perder de vista que o fenômeno físico em si é o eclipse lunar. Ou seja, o momento em que a Terra se coloca exatamente entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra da Terra seja projetada na Lua", afirmou o professor.

A cor avermelhada ocorre, explica o professor, porque a atmosfera da Terra age com um filtro para a luz do Sol.

"O mecanismo é o seguinte: a atmosfera do nosso planeta normalmente filtra a luz solar, deixando passar com mais eficiência as cores vermelhas e refletindo o azul, por isso mesmo vemos o céu azul durante o dia. Num eclipse lunar, a Terra está exatamente entre o Sol e a Lua. Do ponto de vista de um observador hipotético na Lua, a Terra está bem na frente do Sol. Nesse caso, nas 'bordas' do nosso planeta (visto por esse observador), a atmosfera forma um halo que deixa passar um pouco de luz. Essa luz é avermelhada pelo filtro atmosférico e vai incidir na Lua, que adquire um tom castanho-avermelhado", diz o professor da USP Roberto Costa.

Crédito, PA Media

Legenda da foto,

Eclipse lunar poderá ser visto de todos os Estados do Brasil na noite de domingo

Esse tom avermelhado pode variar, segundo ele, dependendo do eclipse. Ele pode ser mais escuro, mais próximo ao marrom ou mais claro, algo parecido com castanho ou avermelhado.

De onde e quando ver o eclipse lunar

O eclipse lunar poderá ser visto completamente de todo o território brasileiro. O professor diz que será muito fácil vê-lo no país porque ele ocorrerá no fim da noite e a Lua estará numa posição alta.

De acordo com o professor, o eclipse parcial poderá ser visto a partir do próximo domingo às 23h28, no horário de Brasília. À 0h29 de segunda-feira (16/02), começará o eclipse total, que vai durar até 1h54.

O fim do eclipse está previsto para ocorrer às 2h55.

O fenômeno também será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A transmissão será iniciada a partir das 23h25 neste link.

Posso olhar o eclipse sem proteção nos olhos?

Como se trata de um eclipse lunar, os astrônomos ouvidos pela BBC News Brasil disseram que observá-lo diretamente não representa um risco para os olhos.

"Trata-se basicamente de olhar para a lua cheia. Não precisa de nenhum instrumento, a olho nu já vai ser um belo espetáculo. Caso alguém queira também pode usar um binóculo, luneta ou telescópio. Os riscos à visão só existem nos eclipses solares", afirmou o professor da USP.

Como o eclipse ocorrerá no fim da noite e início da madrugada, a lua estará bem alta no céu, o que facilitará a visualização do fenômeno.

O astrônomo da USP tem apenas uma preocupação.

"O único problema prático é o clima. A previsão é de céu encoberto para a região sudeste no domingo. Se estiver realmente assim, nós aqui em São Paulo perderemos o espetáculo".

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Quando os eclipses solares estão ocorrendo podem ser vistos por todos na Terra?

De acordo com o encobrimento do Sol gerado pela Lua, o eclipse solar pode ser: Parcial: quando apenas uma parte da luz solar pode ser vista; Total: quando a luz solar é totalmente encoberta pela Lua.

Onde o eclipse poderá ser visto?

Segundo o Observatório Nacional, o eclipse poderá ser visto também em partes da Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Este é o primeiro dos dois eclipses solares previstos para este ano – nenhum observável no Brasil. Ele terá início às 15h45 (horário de Brasília).

O que acontece com a Terra durante um eclipse solar?

Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre sempre que a Lua se posiciona entre o planeta Terra e o Sol, formando uma sombra que abrange um pequena faixa da superfície terrestre, fazendo com que, durante o eclipse, essa área fique escura durante um intervalo de tempo limitado do dia.

Por que um eclipse solar não pôde ser observado em todos os locais do planeta Terra?

Um eclipse do Sol pode ser visto apenas em um ponto da Terra, que move-se devido à rotação da Terra e da translação da Lua. A distância da Lua em relação à Terra determina a quantidade de luz que é coberta do Sol, bem como a largura da penumbra e escuridão total (mais ou menos cem quilômetros).