O que acontece quando denuncia no whatsapp

Índice

  • 1. Como denunciar uma conta WhatsApp
  • 2. Como denunciar um grupo WhatsApp
  • 3. Como denunciar uma conta ou grupo do WhatsApp iPhone
  • 4. Como denunciar um número do WhatsApp

O WhatsApp é uma das plataformas líderes em redes sociais adquirida pelo Facebook e que se integra com inúmeras funções de design, personalização, grupos, etc. Com seus milhões de downloads, é natural que muitos usuários façam uso indevido desta plataforma para divulgação de conteúdo.

Conteúdo impróprio no WhatsApp

  • Conteúdo adulto
  • Conteúdo que incita violência
  • Uso de armas
  • Incitação à violência por religião, raça ou gênero, etc.

Nem é segredo para nenhum de nós que podemos receber mensagens de estranhos em nosso WhatsApp que podem ser ofensivas, ameaçadoras ou simplesmente irritantes. Para ajudar no controle desse tipo de situação, o WhatsApp integrou a função de denunciar ou bloquear um contato para ajudar não só a amenizar essa situação, mas também a ter um controle mais preciso sobre quais usuários são os que fazem bom uso da plataforma.

Na Solvetic explicaremos o que acontece quando você denuncia um usuário no WhatsApp ou o que acontece se você denuncia um grupo no WhatsApp.

Muitas das mensagens de estranhos que chegam até nós podemos aprender a identificar a sua origem, talvez seja um familiar ou amigo do trabalho, mas também pode ser uma pessoa com dupla intenção.

Tipo de mensagens a relatar no WhatsAppPara entender um pouco o tipo de mensagem ou seu objetivo, tenha em mente o seguinte no conteúdo desta:

  • Solicitação para abrir links externos
  • O conteúdo da mensagem contém erros ortográficos ou gramaticais
  • Solicite informações pessoais, como números de cartão de crédito, contas bancárias, data de nascimento, senhas, que podem ser usadas para fins de extorsão
  • Pedido para reenviar a mensagem
  • Mensagens que convidam você a pagar pelo uso do WhatsApp

O que acontece se você denunciar alguém no WhatsAppAo receber este relatório, o WhatsApp fará um estudo da conta denunciada, analisando suas últimas mensagens e interações mais recentes na plataforma. Caso não cumpra as regras da rede social, pode ser temporariamente desativado. Lembre-se de que, se um usuário receber vários relatórios de outras contas ou usuários, isso pode terminar com a exclusão permanente da conta do WhatsApp. Aqui está a diferença com o bloqueio do usuário.

Diferença entre bloquear e relatar no WhatsAppAo bloqueá-lo, evitaremos que ele nos envie algum tipo de mensagem ou chamada até que removamos o bloqueio. Porém, com o relatório, é feito um estudo pelo WhatsApp para analisar o comportamento desse usuário.

Com o WhatsApp é possível denunciar um usuário individualmente e em grupo.

1. Como denunciar uma conta WhatsApp

Passo 1
Para relatar um usuário conhecido ou armazenado nos contatos, devemos abrir o chat com esse usuário e clicar no menu superior direito, o seguinte será exibido:

O que acontece quando denuncia no whatsapp

Passo 2
Clique em "Mais" e selecione "Relatório":

O que acontece quando denuncia no whatsapp

etapa 3
Será lançado o seguinte aviso onde temos a possibilidade de bloquear o contacto e eliminar as mensagens do chat:

O que acontece quando denuncia no whatsapp

Se quisermos apenas denunciar este usuário, devemos desativar a caixa "Bloquear contato e excluir mensagens deste chat". Caso também desejemos que seja bloqueado, deixamos marcado para que você não possa mais nos contatar via WhatsApp.

Assim que fizermos isso, receberemos uma pequena mensagem indicando que o relatório foi enviado.

ObservaçãoDevemos ter em mente que se apenas enviarmos a denúncia, este usuário poderá continuar enviando mensagens e conteúdos sem problemas, pois no momento só irá para a análise interna do WhatsApp onde é determinado se violam ou não os Termos de Serviço do WhatsApp . Nesse caso, o número pode ser restrito temporária ou permanentemente. Caso as mensagens que estamos recebendo sejam mensagens que afetem nossa tranquilidade, é melhor usar a opção de bloquear adicionalmente.

2. Como denunciar um grupo WhatsApp

Os grupos no WhatsApp são ideais para o apoio de todos os membros, mas podem se tornar uma fonte de desrespeito ou distribuição de conteúdo impróprio.

Passo 1
Para denunciar um grupo, devemos clicar no nome do grupo na parte superior e o seguinte será exibido:

O que acontece quando denuncia no whatsapp

Passo 2
Clique em "Denunciar grupo"

O que acontece quando denuncia no whatsapp

etapa 3
Receberemos a seguinte notificação. Aí só podemos reportar ao grupo ou já agora sair do grupo e apagar todas as mensagens que foram geradas no grupo.

O que acontece quando denuncia no whatsapp

Como acontece com os usuários normais, o WhatsApp fará um estudo detalhado do grupo para revisar seu histórico e comportamento e, se forem detectadas várias violações das políticas de segurança, o grupo pode ser desativado temporária ou permanentemente.

3. Como denunciar uma conta ou grupo do WhatsApp iPhone

Caso você queira denunciar uma conta ou grupo no iPhone, as etapas que você deve seguir são as seguintes.

Passo 1
A primeira coisa que você deve fazer é entrar no WhatsApp e acessar a conta que deseja denunciar.

O que acontece quando denuncia no whatsapp

Passo 2
Agora é necessário clicar no perfil dessa pessoa para acessar as opções de contato.

O que acontece quando denuncia no whatsapp

etapa 3
Uma vez dentro do perfil, você deve rolar até o final. Você verá uma seção que diz "Denunciar" contato ou grupo, dependendo do bate-papo escolhido. Clique nesta opção.

O que acontece quando denuncia no whatsapp

Passo 4
Finalmente, você terá que selecionar como no caso do Android se deseja apenas denunciar ou também bloquear esse contato.

O que acontece quando denuncia no whatsapp

ObservaçãoLembre-se que se você apenas denunciar o contato e não bloqueá-lo, poderá continuar enviando mensagens para o seu telefone e fazendo ligações, até que o WhatsApp decida se vai sancioná-lo ou não.

4. Como denunciar um número do WhatsApp

Esta é outra das opções de segurança do WhatsApp que permite denunciar um contato desconhecido.

Quando recebemos uma mensagem de um usuário que não está em nossa lista de contatos, o WhatsApp nos permite automaticamente realizar três ações, que são:

  • Denunciar este usuário
  • Bloqueie completamente
  • Adicionar à lista de contatos

O que acontece quando denuncia no whatsapp

Se o usuário for conhecido podemos adicioná-lo sem medo, mas se detectarmos ou suspeitarmos de algo incomum, será possível denunciar para adicionar mais segurança à nossa conta WhatsApp.

Desta forma, você pode classificar um WhatsApp ou número ofensivo como Spam para que a rede social tome as medidas que julgar adequadas. Caso tenha feito isso por engano, não se preocupe, pois se as mensagens não atenderem à classificação de impróprio, essa conta não receberá nenhuma sanção. No próximo tutorial, você aprenderá a desbloquear um contato que marcou como relatório.

O que acontece quando você bloqueia e denúncia uma pessoa no WhatsApp?

Você não receberá ligações nem mensagens de contatos bloqueados. Os contatos bloqueados não poderão ver detalhes do seu perfil, como as informações "visto por último" e "online", atualizações de status e sua foto do perfil.

Quando denúncia alguém no WhatsApp a pessoa sabe quem foi?

O usuário não recebe nenhuma notificação caso seja denunciado – o único contato do mensageiro é em casos de banimento. Nessa situação, o indivíduo recebe um aviso dizendo que o número foi banido da plataforma e é preciso contatar o Suporte para ajuda.

Quando denúncia e bloqueia no WhatsApp a conversa some?

O WhatsApp lê a conversa denunciada inteira? Não, somente as últimas cinco mensagens trocadas naquele chat (contato ou grupo) serão recolhidas pelo WhatsApp para a avaliação.

Quantas denúncias são necessárias para excluir o WhatsApp?

Assim, depois de analisar do que se trata, a equipe do WhatsApp decidirá se a exclusão é justa e necessária. Mas geralmente, apenas um relatório não é suficiente para o banimento da pessoa. Dessa forma, o importante e muito levado em consideração pela equipe, é a frequência das denúncias em um intervalo de 24h.