O que foi a União Ibérica e quais as suas consequências para o Brasil?

Consequências da União Ibérica para o Brasil

Resumo das principais consequências política e econômicas da União Ibérica para o Brasil

O que foi a União Ibérica e quais as suas consequências para o Brasil?

Pergunta e resposta sobre a União Ibérica

Pergunta:

Quais foram as principais consequências da União Ibérica (1580 – 1640) para o Brasil?

Resposta:

Entre 1580 e 1640, em função de questões de sucessão real, a Espanha controlou politicamente Portugal. Dessa forma, o Brasil também passou a ser controlado pelos espanhóis.

Uma das principais consequências foi que o Brasil passou a ter como nações inimigas todas aquelas que eram inimigas da Espanha, principalmente, Holanda, França e Inglaterra. Logo, nesse período, o Brasil sofreu a invasão dessas nações.

As invasões holandesas foram as mais significativas. Os holandeses ficaram muito descontentes com a proibição, imposta pela Espanha, do comércio de açúcar entre o Brasil e a Holanda. Em função disso, os holandeses resolveram invadir o Nordeste brasileiro para controlar a produção do açúcar na região.

O que foi a União Ibérica e quais as suas consequências para o Brasil?

Desembarque das tropas espanholas na baía das Mós, Açores em 1583.

__________________

Pergunta respondida por:

Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

* a pergunta foi enviada pelo estudante Felipe D. Almeida em novembro de 2019.

Fontes de Pesquisa e Bibliografia Indicada

- FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015.

  1. Toda Matéria
  2. História
  3. História do Brasil

A União Ibérica representou a união dos países ibéricos (Portugal e Espanha) no período de 1580, com a morte de Dom Sebastião de Portugal, até 1640, ano do Golpe de Restauração de Portugal.

Causas e Consequências: Resumo

Em 04 de agosto de 1578, na Batalha de Alcácer Quibir, em Marrocos, África, ocorrera um fato que veio representar a mentalidade portuguesa durante séculos: O Sebastianismo. Esse mito que surgira em torno da figura do jovem Rei de Portugal, Dom Sebastião, "O Desejado", foi o fulcro necessário para a União das Coroas Ibéricas. Assim, com o suposto sumiço do Rei de Portugal na batalha, as consequências foram inusitadas, gerando uma crise dinástica, o que deixou o povo português desolado, os quais foram comandados, a partir daquele momento, pelo rei de Espanha: Dom Felipe II, da Dinastia de Hasburgo.

Não obstante, Dom Henrique, tio-avô de Dom Sebastião, que supostamente seria o herdeiro do trono português, veio falecer em 1580, deixando o trono sem um herdeiro legítimo, o que levou a dominação espanhola que durou até 1640, com a Restauração de Portugal. No entanto, o herdeiro mais próximo de Dom Henrique era Dom Felipe II da Espanha, figura a quem o trono foi concedido. Ainda que algumas figuras de Portugal (Dona Catarina de Bragança e Dom Antonio, Prior de Crato) tentaram se candidatar ao cargo, Dom Felipe II foi considerado o legítimo herdeiro de Dom Sebastião.

Um fator importante que gerou consequências com a União das Coroas fora os territórios que Portugal e Espanha conquistaram a partir do século XVI com as grandes navegações. Portugal, a maior potência marítima europeia do século XVI, havia chegada na América em 1500, no território que hoje pertence ao Brasil. A Espanha, no entanto, chegou na América Central, em 1492. Para que não houvesse contendas entre os dois países ibéricos, foi assinado o Tratado de Tordesilhas (1494) delimitando as áreas de conquistas e exploração de cada país, no continente americano.

Fim da União Ibérica

Observe que após a União das Coroas Ibéricas, as limitações impostas pelo Tratado de Tordesilhas não foram respeitadas, o que gerou novas contendas entre Portugal e Espanha. Para além disso, a Espanha que estava em disputa com os holandeses, os quais ansiavam pela conquista de uma parte do território da América, fez eclodir inúmeras batalhas entre Portugal e Holanda, a partir de 1624, com o intuito de manter controle sobre a produção e o comércio de açúcar que vigorava no Nordeste do Brasil.

Entretanto, com a expulsão definitiva dos holandeses do território português, gerou uma grave crise econômica, visto que os holandeses passaram a cultivar o produto nas Antilhas (América Central), e a comercializarem a preços mais baixos no continente europeu. Essa concorrência entre o açúcar produzido no Brasil e nas Antilhas, provocou o fim do monopólio português do mercado açucareiro.

Assim, como consequências da União Ibérica temos além das invasões holandesas, as invasões francesas no território brasileiro; e, em Portugal, em 1640, com o Golpe de Restauração, Portugal adquire sua autonomia política, com a chegada da Dinastia de Bragança, trono ocupado por D. João IV, levando ao fim da União Ibérica.

Para saber mais:

  • Brasil Colônia
  • Sebastianismo
  • Invasões Holandesas
  • Formação do território brasileiro
  • Exercicios Brasil colonial
  • Batalha dos Guararapes

Quais foram as consequências da União Ibérica para o Brasil?

Outra consequência da União Ibérica foi a expansão territorial no Brasil. Com a união das Coroas portuguesa e espanhola, o Tratado de Tordesilhas, que era a linha divisória entre os domínios de Portugal e Espanha na América, permitiu que os colonos avançassem para o sertão brasileiro em busca de metais preciosos.

Quais são as consequências da União Ibérica?

Assim, como consequências da União Ibérica temos além das invasões holandesas, as invasões francesas no território brasileiro; e, em Portugal, em 1640, com o Golpe de Restauração, Portugal adquire sua autonomia política, com a chegada da Dinastia de Bragança, trono ocupado por D.

Quais foram as causas e consequências da União Ibérica?

Causas da União Ibérica Foi o caso de Dom Sebastião, rei português que acabou desaparecendo em um combate contra os mouros. D. Sebastião morreu jovem e não deixou herdeiros. Sendo assim, Dom Henrique, seu tio-avô, assumiu o trono por dois anos, até sua morte.

O que foi o que causou a União Ibérica?

A União Ibérica iniciou-se por causa de uma crise dinástica que atingiu Portugal no final do século XVI. Tudo se iniciou quando o rei D. Sebastião desapareceu durante a batalha de Alcácer-Quibir, batalha travada entre portugueses e marroquinos em 1578. O corpo do rei português nunca foi encontrado.