Quantas vezes Dudu foi eleito melhor jogador do Campeonato Brasileiro?

Colunista do Torcedores conta um pouco dos 300 jogos de Dudu pelo Palmeiras

Mauro BetingMauro Beting comenta futebol em rádio, TV, internet, jornal, blog e livro, faz filme de futebol para cinema, DVD e TV, e comenta no PES 2014Links Twitter

Categoria: DESTAQUE

Quantas vezes Dudu foi eleito melhor jogador do Campeonato Brasileiro?

Crédito: Miguel Schincariol / Getty Images)

Vive de passado quem tem história. Quem tem mais no Brasil é o Campeão do Século XX (segundo os rankings da PLACAR, ESTADO DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO e FPF). Quem tem mais no Brasileirão tem Ademir da Guia. Tem 10.

É deca como o Palmeiras. Deca do prefixo grego. Da Terra de Esparta. Do Rei Leônidas. Nome de craque no Brasil. O diamante negro. Colega do Domingos da Guia. O Divino Mestre. Pai do nosso Divino palestrino.

Leônidas, o rei espartano, que há quase 2500 anos liderou 300 guerreiros contra os persas na Batalha de Termóopilas. Virou lenda. Virou filme.

Essa é uma outra história. Outros 500. E o que tem a ver com a nossa? Não falo dos 300 guerreiros de Esparta. Grito sobre um pequeno gigante guerreiro que completa 300 batalhas pelo exército palmeirense.

O povo que ele conduziu a uma Copa do Brasil em 2015. A dois Brasileiros em 2016 e 2018. Craque de pelo menos um desses títulos. Melhor jogador do Brasil na média há cinco anos. Quando um chapéu do Palmeiras sobre os rivais trouxe o Baixola guerreiro ao Allianz Parque recém inaugurado.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Onde ele é quem mais jogou. Mais passes para gol deu. Mais fez gols. Mais venceu. Jogador Brasileiro que mais dribla, mais sofre faltas, há mais tempo se identifica com uma torcida que corneta e vibra com ele. E ainda o cobra além da medida. Quantas vezes não carregou nos ombros todo o time e a esperança verde? Muito mais do que os lances em que se perdeu na indisciplina ou em pênaltis não batidos ou mal batidos.

Não são 300 guerreiros de Esparta. São 300 jogos do Dudu guerreiro do Palmeiras.

O cara que falou comigo por uma hora para o Esporte Interativo. E disse que, por ele, agora, vai querer jogar para bater outros recordes. Batendo no peito como nosso guerreiro. Vestindo a camisa que só tem ela na casa dele. Mesmo já tendo jogado por outros gigantes, a que está pendurada nas paredes do lar é a do clube onde se sente em casa.

O nosso pequeno gigante Dudu.

LEIA MAIS:
Mauro Beting apoia 1914% novo gramado artificial do Allianz Parque

Camisa 7 do Palmeiras é um dos 11 integrantes da seleção e também foi eleito o grande jogador do torneio

Ninguém jogou mais bola do que Dudu no Campeonato Brasileiro de 2018. "O cara" do Palmeiras na campanha do título, o atleta está na seleção do Prêmio do Brasileirão e também foi eleito o craque da competição.

– Fico feliz por esse prêmio. É o objetivo do jogador estar entre os melhores e, graças a Deus, estou entre eles nesse ano. Venho fazendo boas temporadas no Palmeiras, mas a gente é reconhecido quando se ganha a competição e esse ano a gente ganhou – avalia Dudu. 

Eduardo Pereira Rodrigues nasceu em Goiânia (GO), no dia 7 de janeiro de 1992. Quase vinte e sete anos depois, Dudu alcança um lugar de destaque na galeria dos grandes jogadores da história do Verdão.

O camisa 7 mostrou que gosta mesmo do número de sua data de nascimento e balançou a rede sete vezes na vitoriosa campanha do Campeonato Brasileiro 2018. Dudu, que já era campeão da Copa do Brasil, em 2015, conquista terceiro nacional pelo Alviverde, sendo a segunda Série A, juntando o troféu desta temporada com o de 2016.

Os números de Dudu no Brasileirão impressionam. Além dos tentos, sendo alguns em jogos importantíssimos da campanha, ele deu 12 assistências, acertou 74,2% dos passes e 79,1% dos dribles. Não há como não concordar: o ídolo palmeirense foi o grande craque do Brasileirão 2018.

O Prêmio Brasileirão é a cerimônia de entrega de troféus aos melhores do campeonato. No masculino, a eleição online é realizada com cerca de 10 mil profissionais de imprensa, capitães e treinadores dos 20 clubes, além de jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira. São 11 troféus para os atletas mais votados por posição, melhor técnico, artilheiro, revelação, craque do Brasileirão, craque da galera (escolha pelo Globoesporte.com), gol mais bonito (apontado pelos torcedores pelo Facebook da CBF), fair play, melhor árbitro e dois assistentes.

Neste ano, o Brasileiro Feminino A-1 também premiará as 11 jogadoras do time ideal, melhor treinador ou treinadora, artilheira, craque, revelação e fair play. Também está prevista a categoria Não é Só Futebol, que será destinada a uma atitude que transcende o campo de jogo, e uma grande homenagem da noite a um ídolo do futebol.

Quantas vezes Dudu foi eleito o melhor jogador do Brasileiro?

Palmeiras.

Quantos títulos o Dudu tem?

Ao todo, são oito títulos conquistados pelo atacante no alviverde: Copa do Brasil 2015, Brasileirão de 2016, Brasileirão de 2018, Campeonato Paulista de 2020, Libertadores de 2020, Libertadores de 2021, Recopa de 2022 e Campeonato Paulista de 2022.

Quem foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro?

Calleri supera Hulk e é eleito 'craque do Brasileirão' em abril; veja o Top 10.

Quantas vezes Dudu foi campeão pelo Palmeiras?

No Palmeiras desde 2015 – com uma passagem de 10 meses pelo Al-Duhail entre 2020 e 2021 –, o atacante é bicampeão brasileiro (2016 e 2018) e da Libertadores (2020 e 2021), da Copa do Brasil (2015), da Recopa (2022) e da Florida Cup (2020).