O que foram a Glasnost e a Perestroika no contexto da crise da União Soviética?

Perestroika e Glasnost foram medidas adotadas nos anos de 1980 na antiga União Soviética e que tinham como objetivo restabelecer o desenvolvimento econômico e realizar uma abertura política no país. Enquanto Glasnost tinha como proposta promover maior transparência e acabar com a corrupção, a perestroika foi a responsável por tentar realizar a abertura econômica. Criado pelo então presidente soviético, Mikhail Gorbachev, as propostas acabaram por contribuir para o fim da URSS.  Conheça abaixo...

Somente usuários Premium turbinam seus estudos com super resumos

O que foram a Glasnost e a Perestroika no contexto da crise da União Soviética?

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todos os resumos e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São centenas de resumos que auxiliarão você a alcançar o seu sonho!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium

A perestroika e a glasnost espalharam-se entre os povos do Leste europeu, ressentidos da domina��o sovi�tica e preocupados com as crescentes dificuldades econ�micas. Durante 1989 e 1990, os europeus orientais demonstraram sua insatisfa��o com a lideran�a comunista e exigiram reformas democr�ticas.

(PERRY. 2002.p. 657)

O contexto hist�rico nos quais os termos perestroika e glasnost foram aplicados no texto diz respeito

a)

ao auge da Guerra Fria, quando a Uni�o Sovi�tica e os Estados Unidos dividiam a influ�ncia pol�tica e ideol�gica entre Oriente e Ocidente.

b)

� maior expans�o militarista da Uni�o Sovi�tica, quando seus cientistas enviaram o primeiro sat�lite espacial � Lua.

c)

ao levante das oposi��es contra a viol�ncia do governo stalinista, do qual resultou a queda daquele ditador.

d)

aos conflitos entre a Uni�o Sovi�tica e o Jap�o socialista, na disputa pelo controle da navega��o militar no Oceano Pac�fico.

e)

� crise estrutural do Estado sovi�tico, levando Mikhail Gorbachev a propor uma abertura pol�tica e uma nova orienta��o econ�mica na Uni�o Sovi�tica, para enfrentar os problemas nacionais.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História da Rússia

O que foram a Glasnost e a Perestroika no contexto da crise da União Soviética?

Eslavos orientais
Cazares
Rússia de Kiev
Principado de Vladimir-Susdália
Bulgária do Volga
Invasão Mongol
Canato da Horda Dourada
Grão-Principado de Moscou
Canato de Cazã
Czarado da Rússia
Opríchnina
Império Russo
Terror Revolucionário
Revolução de 1905
Revolução de 1917
Revolução de Fevereiro
Revolução de Outubro
Guerra Civil
União Soviética
Era Stalin
Era Khrushchov
Era da Estagnação
Corrida espacial
Perestroika e Glasnost
Federação da Rússia
edite esta caixa

Perestroika (do russo: перестройка, literalmente "reconstrução" ou "reestruturação") foi, em conjunto com a Glasnost, uma das políticas introduzidas na União Soviética por Mikhail Gorbachev, em 1986.[1]

A palavra Perestroika, que literalmente significa reconstrução, recebeu a conotação de reestruturação (abertura) econômica.[2] Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava falhando e sentiu que o sistema socialista necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da Perestroika. Uma chave principal da Perestroika era reduzir a quantidade de dinheiro gasto em defesa e, para fazer isso, Gorbachev sentiu que a União Soviética deveria: desocupar o Afeganistão, negociar com os Estados Unidos a redução de armamento (os acordos de Yalta) e não interferir em outros países comunistas (a Doutrina Sinatra).[3]

A Perestroika permitiu a liberalização do comércio exterior, os preços, a moeda, a eliminação dos limites de fabricação de produtos, a redução de subsídios à economia e a autorização de importação de produtos estrangeiros, o que levou a uma variação extrema de diversos factores económicos, que se fizeram sentir por todo o país.

O que foram a Glasnost e a Perestroika no contexto da crise da União Soviética?

O que foram a Glasnost e a Perestroika no contexto da crise da União Soviética?

Neste outro, são mostradas as modernidades que a Rússia ganharia com este projeto

Em contraste às reformas econômicas da República Popular da China, a Perestroika é largamente avaliada como tendo falhado em seu objetivo principal de reestruturar a economia soviética. As razões para o seu fracasso foram examinadas por muitos economistas e historiadores. Uma das razões citadas para esse fracasso foi o insucesso na promoção e criação de entidades económicas privadas e semi-privadas e a indisposição de Gorbachev em relação a uma reforma na agricultura soviética.

Outra possível razão seria a má-vontade dos altos oficiais do Partido Comunista da União Soviética (a linha dura) e da facção liberal apoiada pelos EUA e que tinha como principal líder Boris Yeltsin em aceitar as medidas da Perestroika. Enquanto os primeiros não queriam mudanças, os últimos queriam que elas acontecessem mais rapidamente.[4] Isso gerou forte oposição ao projeto da Perestroika.

Contrariamente às reformas no Afeganistão, a Perestroika não só falhou no propósito de trazer benefícios econômicos imediatos para a maioria das pessoas, mas o desmantelar da economia planejada criou o caos econômico, o que constituiu um fator importante para o colapso da União Soviética.[5]

Com a sua implementação, a pobreza foi espalhada e os benefícios sociais removidos, como os subsídios e descontos fiscais. O programa fez com que os preços subissem, as taxas de juro aumentassem, os níveis recorde de novos impostos foram implementados, os benefícios fiscais à indústria foram cortados, e o sistema de saúde soviético desapareceu.

As alterações registadas na política externa contribuíram para afastar o espectro de uma guerra, que temia-se, poder ter início na Europa e alastrar a todo o mundo, e permitiu a dissolução do Bloco do Leste, reaproximando as duas Alemanhas numa única república.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • 29 de Abril
  • Colapso econômico da União Soviética
  • Descomunização
  • Descomunização na Rússia
  • Economia de penúria
  • Economia planificada

  • Glasnost
  • História da Rússia
  • História da Letônia
  • Problema do cálculo econômico
  • Soviete Supremo

Referências

  1. «Perestroika e Glasnost: as reformas da URSS que iniciaram uma nova ordem mundial». Brasil Escola
  2. BUTENKO, Anatoli. «O que ocorreu à Perestroika?» (PDF). Fundação SEADE. Consultado em 15 de agosto de 2012. Arquivado do original (PDF) em 18 de junho de 2007
  3. «Rússia: do fim do Comunismo a crise atual - A Era das Reformas: a glasnost e a perestroika». EducaTerra
  4. «1985: Perestroika and Glasnost» (em inglês). Soviet History. Consultado em 15 de agosto de 2012. Arquivado do original em 11 de junho de 2012
  5. FERREIRA, Oliveiros. «Perestroika - da esperança à "nova pobreza"» (PDF). Ebooks Brasil

  • Perestroika: New Thinking for Our Country and the World, Mikhail Gorbatchev, Perennial Library, Harper & Row, 1988, 297 páginas, ISBN 0-06-091528-5

O que foram a Glasnost e a Perestroika no contexto da crise da União Soviética?

Perestroika e Glasnost: as reformas da URSS que iniciaram uma nova ordem mundial. Perestroika significa reconstrução e consistia na tentativa de recuperação soviética; enquanto que Glasnost significa transparência e visava à liberdade de expressão da sociedade.

O que foi a Perestroika e a Glasnost aponte duas características dessas medidas?

Perestroika: medidas econômicas que permitiram a entrada do capitalismo em meio ao socialismo, como por exemplo a privatização de empresas estatais. Glasnost: uma abertura da política, democratizando-a dando mais direito ao povo na participação de assuntos ligados a ela.

Qual era o objetivo da Glasnost?

Glasnost ou "transparência" foi a política que visava aproximar a população das decisões políticas da União Soviética. Também buscava combater a corrupção entre os membros do Partido Comunista.

Em que consiste a Perestroika e a Glasnost propostas de reforma que levaram a União Soviética a sua dissolução e quem as implementou?

A Perestroika foi uma tentativa de reforma econômica que reintroduziu a propriedade privada dos meios de produção (embora de forma limitada) e práticas de livre comércio no país. Ambas não atingiram o objetivo de reformar a União Soviética de maneira eficiente, tendo o país se dissolvido durante o natal de 1991.