Quais foram os pioneiros da Revolução Industrial?

A Primeira Revolução Industrial foi gerada pela Revolução Comercial que ocorreu na Europa entre os séculos XV e meados do século XVIII.

A expansão do comércio internacional e o aumento da riqueza permitiram o financiamento do progresso técnico e a instalação de indústrias.

Revolução Industrial na Inglaterra

Quais foram os pioneiros da Revolução Industrial?
Trabalhadores na Fábrica

A Primeira Revolução Industrial teve início na Inglaterra por volta de 1750, e logo alcançou a França, a Bélgica e posteriormente a Itália, a Alemanha, a Rússia, o Japão e os Estados Unidos. Por essa época, as atividades comerciais comandavam o ritmo da produção.

Na revolução industrial inglesa, a principal manufatura era a tecelagem de lã. Mas foi na produção dos tecidos de algodão que começou o processo de mecanização, isto é, da passagem da manufatura para o sistema fabril.

A matéria prima vinha das colônias (Índia e Estados Unidos). Cerca de 90% dos tecidos ingleses de algodão eram vendidos no exterior, o que teve papel determinante na arrancada industrial da Inglaterra.

A Mecanização e as Invenções

A mecanização se estendeu do setor têxtil para a metalurgia, para os transportes, para a agricultura e para outros setores da economia. Diversos inventos revolucionaram as técnicas de produção e alteraram o sistema de poder econômico.

A grande fonte de riqueza deslocou-se da atividade comercial para a industrial. Quem desenvolvesse a capacidade de produzir mercadorias passaria a ter a liderança econômica no mundo.

E foi isso o que aconteceu com a Inglaterra, sendo o primeiro país a se industrializar utilizando a máquina na produção:

  • a máquina de fiar, que transforma em fios as fibras têxteis de algodão, seda e lã, para o fabrico de tecidos. Essa invenção revolucionou a técnica de produção, transformando a Inglaterra no maior produtor de fios para tecidos. Essa invenção substituiu a roca, um dos mais simples e antigos instrumentos de fiar.
  • o tear mecânico, inventado em 1785, em substituição ao tear manual, aumentou de forma considerável a produção de tecidos, colocando a Inglaterra na liderança mundial da época.
  • a máquina a vapor, cujo uso na indústria de tecido, nas usinas de carvão mineral, na industrialização do ferro, nas embarcações (navios a vapor), nas estradas de ferro (locomotiva a vapor), entre outras, representou uma revolução no transporte de passageiros e cargas.

A invenção de máquinas, o aproveitamento da energia calorífica do carvão mineral e sua transformação em energia mecânica para fazer funcionar as máquinas, representaram um grande avanço nas técnicas empregadas para a fabricação de mercadorias e, consequentemente, no aumento da produção.

A Inglaterra passou, assim, da manufatura para a maquinofatura. Produzia e vendia seus produtos industriais em todo o mundo, graças, entre outros fatores, à expansão do sistema colonial.

Dessa forma, no século XVIII, o pais tornou-se a maior nação capitalizada do mundo, sendo Londres a capital financeira internacional.

Esse momento representou uma verdadeira revolução no modo de produzir mercadorias em tempo bastante menor, se comparado à manufatura.

O desenvolvimento inicial das indústrias têxteis mecanizadas em grande parte da Europa e nos Estados Unidos dependia de muitas dessas invenções britânicas. Essa revolução ficou conhecida como Primeira Revolução Industrial.

Quer saber mais sobre o tema? Leia também:

  • Revolução Industrial
  • Segunda Revolução Industrial
  • Terceira Revolução Industrial
  • Fases da Revolução Industrial
  • Causas da Revolução Industrial
  • Consequências da Revolução Industrial
  • Questões sobre Revolução Industrial

Quais foram os pioneiros da Revolução Industrial?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Skip to content

Quais foram os pioneiros da Revolução Industrial?

  • escrito com Felipe Augusto

Sabe-se que a Rev. Industrial se disseminou inicialmente na Europa Ocidental, como um contágio a partir da Grã-Bretanha. Note-se que a ascensão dos EUA ocorreria somente a partir da II Rev. Industrial (final do século XIX), já com uma taxa de cresc. média maior (idem Alemanha). A distância entre o mundo desenvolvido e os demais se alargou a tal ponto que poucos retardatários têm se mostrado capazes de reduzir a diferença, e menos ainda de ascender permanentemente ao clube de países desenvolvidos. Em 2016, 35 países superaram US$ 30 mil de renda per capita. Se compararmos com os 35 mais ricos em 1950, somente 11 países entraram no clube: 6 produtores de petróleo e gás ascenderam ao “clube desenvolvido” (Qatar, Emirados Árabes, Kuwait, Bahrein, Omã e Guiné Equatorial). 4 tigres de marcha forçada: Singapura, Taiwan, Japão e Coreia; e Apenas a Itália (que era 38º em 1950), em reconstrução no pós-Guerra, aparece como intrusa entre os tigres asiáticos e os produtores de petróleo. Esses 11 países subiram ao posto dos 35 mais ricos e outros 11 caíram.

Para se ter uma ideia da dificuldade em se tornar desenvolvido “caminhando”, os países de alta renda aumentaram seu PIB per capita em 2% ao ano em média nos últimos 50 anos e 1,6% nos últimos 30 anos (segundo dados do Banco Mundial) Se nossa renda per capita crescesse 2% ao ano, levaríamos 341 anos para atingir estes países, assumindo que eles cresçam 1.6% ao ano (média dos últimos 30 anos). Se crescêssemos 2,5%, levaríamos 152 anos. Nossa média nos últimos 30 anos foi de 0,9%. Caminhando, várias gerações morreriam antes de chegarmos lá, se é que chegaríamos. Alguns economistas acham que marcha forçada é prejudicial por conta de desequilíbrios; que o melhor seria caimhando não parece uma opção muito realista!

*offshots: EUA, Canadá, NZ e Austrália

https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Western%20Offshoots

dados:

https://ourworldindata.org/grapher/average-real-gdp-per-capita-across-countries-and-regions

Quais foram os pioneiros na Revolução Industrial?

Como já vimos, a Revolução Industrial teve início na Inglaterra e, alguns anos depois, se espalhou pela Europa, Estados Unidos e Japão. Os principais países europeus que tiveram destaque na industrialização foram a Alemanha e a França.

O que foi a Revolução Industrial e quem foi o pioneiro?

A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo aos ingleses pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.

Quais países foram pioneiro?

GRANDES NAVEGAÇÕES Os pioneiros na expansão marítima europeia foram os portugueses e os espanhóis, seguidos pelos ingleses, franceses e holandeses.

Quais os países pioneiros da terceira revolução industrial?

Já na Terceira Revolução Industrial, a industrialização espalhou-se para países como Estados Unidos, Japão, Alemanha e, posteriormente, para o mundo todo. No período pós-Segunda Guerra Mundial, países como o Japão e Alemanha estavam em processo de recuperação, após terem sido devastados.