Quais as características do senso comum e as do conhecimento científico?

O Senso Comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições.

Na filosofia, o termo é utilizado para explicar as interpretações feitas pelos indivíduos à realidade que os cercam sem estudos prévios ou provas científicas.

Características

O senso comum é transmitido de geração para geração nas sociedades. Por meio dele, o homem embasa o cotidiano e explica a realidade em que vive.

O senso comum tem como característica a subjetividade que reflete sentimentos e opiniões construídos por um grupo de indivíduos. Por conseguinte, pode variar de pessoa para pessoa e de grupo para grupo

Também expressam a avaliação qualitativa, pois considera os efeitos produzidos nos nossos sentidos e órgãos, bem como nos objetos.

Determina o agrupamento de coisas, grupos e fatos. Exemplo: atualmente, temos a tendência de considerar que toda pessoa muçulmana é terrorista, por conta dos atentados cometidos por alguns indivíduos dessa religião. Assim, o senso comum pode ser generalizador e ainda criar um estereótipo.

Deste modo, o senso comum tem a capacidade de projetar nas coisas ou no mundo sentimentos de angústia e medo, além de cristalizar pré-conceitos e prejudicar minorias e indivíduos.

É preciso entender que o senso comum é ligado ao instinto, à necessidade que o homem tem de ser proteger de um ambiente hostil.

Exemplos

Há um sem número de "verdades" que nos foram passadas pelo senso comum através de tradições históricas, familiares e culturais. Vejamos algumas delas.

Número 13

O número 13 é considerado de má sorte, especialmente quando cai numa sexta-feira. Muitas pessoas evitam fazer viagens, reuniões ou negócios neste dia.

Mesmo que você não acredite nisso, de alguma maneira, esta crença está arraigada no seu cérebro e talvez nunca você se perguntou porque a sexta-feita 13 traz azar.

Cor Vermelha

Atualmente há um mito de que vestir as meninas recém-nascidas de vermelho traz sorte. Assim, vemos famílias que fazem questão de vestir suas filhas com roupas desta cor. Qual seria a relação entre a cor vermelha e a sorte? Será que não foi uma invenção dos fabricantes de roupa desta cor?

O mais interessante é que não existe nenhuma cor específica para os meninos.

Quais as características do senso comum e as do conhecimento científico?
O senso comum pode favorecer preconceitos e esteriótipos

Conhecimento Científico

A ciência difere do senso comum porque seu conhecimento é baseado na observação, na pesquisa, na formulação de hipóteses e na comprovação destas através de um método científico.

O conhecimento do senso comum é explicado pela manutenção de hábitos. Por sua parte, a ciência precisa de provas concretas e quantitativas para compreender o motivo dos fenômenos.

Segundo Aristóteles, o conhecimento científico resulta das causas pelas causas. Ou seja, é um conhecimento em que é possível a demonstração e a repetição.

As teorias que embasam o conhecimento científico devem descrever, explicar e prever da maneira mais completa possível um conjunto de fenômenos. Ao fim, precisam disponibilizar as leis necessárias para a compreensão dos fatos propostos.

O conhecimento científico se opõe às características do senso comum, pois resulta de pesquisas que primam pelo método e pela comprovação de teorias. A filosofia da ciência dá as ferramentas para que esta possa cimentar suas investigações.

Igualmente é um trabalho sistemático e racional, ao contrário do senso comum que se rege pela tradição, cultura e hábitos de um grupo social.

Senso Crítico

O senso crítico é baseado no uso da razão e vai contra ao senso comum por não aceitar nenhuma verdade sem questioná-la. Quem pensa criticamente tem a capacidade de fazer a avaliação, o julgamento e discernir com base no equilíbrio.

Desta maneira o senso crítico se baseia na dúvida, no questionamento que levariam à reflexão e à contestação. Posteriormente, se encaminhariam para mudar a realidade apresentada.

Leia mais:

  • Conhecimento Empírico
  • O Que é Ciência?
  • Empirismo
  • Mito da Caverna
  • Definição de Moral
  • Epistemologia
  • O que é Maniqueísmo?

Quais as características do senso comum e as do conhecimento científico?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

We’ve updated our privacy policy so that we are compliant with changing global privacy regulations and to provide you with insight into the limited ways in which we use your data.

You can read the details below. By accepting, you agree to the updated privacy policy.

Thank you!

View updated privacy policy

We've encountered a problem, please try again.

Quais são as características do senso comum e as do conhecimento científico?

O conhecimento do senso comum é explicado pela manutenção de hábitos. Por sua parte, a ciência precisa de provas concretas e quantitativas para compreender o motivo dos fenômenos. Segundo Aristóteles, o conhecimento científico resulta das causas pelas causas.

Quais são as características do conhecimento científico?

Conhecimento científico tácito e explícito. O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.

Quais são as características do conhecimento do senso comum?

O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é adquirido, muitas vezes, por meio das convenções coletivas. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado.

Qual é a diferença entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico?

O conhecimento científico tem como fundamento os métodos científicos e passam por experimentos em seu processo de comprovação. O conhecimento científico é o conhecimento que tem como base os métodos científicos. Por outro lado, o senso comum tem como base as crenças e hábitos de um povo ou sociedade.