O que significa o z nos tanques russos

  • Capa
  • Notícias
  • Mundo

O Ministério da Defesa russo publicou em sua conta oficial no Instagram o significados das letras marcadas nas carrocerias dos veículos

3 mar 2022 - 18h51

(atualizado às 19h01)

O que significa o z nos tanques russos

Blindado russo marcado com a letra Z

Foto: Reuters

O Ministério da Defesa russo explicou, nesta quarta, 2, o significado das letras 'Z' e 'V', que aparecem nas carrocerias dos veículos militares usados para invadir a Ucrânia. De acordo com publicação nas redes sociais, as letras têm como função evitar o "fogo amigo", porque os tanques e caminhões são iguais aos usados pelos ucranianos. Em 1991, os dois países foram defendidos pelo mesmo Exército Vermelho no caso soviético.

Segundo a pasta, o 'Z' significa 'Za pobedu', traduzido para o português como "pela vitória". Já o 'V' pode ser usado em duas frases: "Cila v pravde" que, traduzida, significa "força está na verdade" e 'V zadatsa vipolnena', significando "a tarefa será concluída".

O que chama a atenção é que as letras estão em alfabeto latino e nenhum dos dois países adotam o idioma. Por coincidência, VZ poderia significar as iniciais latinas de Volodimir Zelenski, o presidente da Ucrânia, rendendo teorias sobre as letras.

Pelo lado da Ucrânia, os defensores  são marcados com braçadeiras e fitas azuis ou amarelas, que são as cores nacionais.

pic.twitter.com/TCRgxkCYUn

— Минобороны России (@mod_russia) March 3, 2022

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Redação Terra

Este artigo tem mais de 6 meses

Muitos dos tanques, jipes e camiões russos apresentam símbolos pintados a branco como o "Z", que pode estar isolado, dentro de um quadrado ou de um triângulo.

O que significa o z nos tanques russos

i

Um veículo russo com o símbolo "Z" a deslocar-se no norte da Crimeia

Sergei Malgavko/TASS

Um veículo russo com o símbolo "Z" a deslocar-se no norte da Crimeia

Sergei Malgavko/TASS

14 fotos

Com a invasão da Rússia à Ucrânia, começam a surgir imagens de militares, equipamento de guerra e como veículos.

Muitos dos tanques, jipes e camiões russos apresentam símbolos pintados a branco — pelo menos dez, segundo a Sky News — como o “Z”, que pode estar isolado, dentro de um quadrado ou de um triângulo. Há ainda outros símbolos como um triângulo dentro de outro, um círculo com três pontos no seu interior e ainda um triângulo com dois traços, de entre outros códigos visuais.

Movimento de tropas, as fronteiras e a invasão. Como a Rússia está a atacar a Ucrânia

Segundo comunicou o ex-diretor do fórum de defesa RUSI, Michael Clarke, à Sky News, este tipo de símbolos servem dois propósitos. O primeiro é o de identificar os equipamentos e as unidades como sendo russos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O segundo, e mais importante, é o de comunicar, entre as tropas russas, o destino dos diferentes veículos e unidades destacadas, e são, normalmente, colocados no equipamento militar em períodos que antecedam imediatamente um conflito — como de resto foi possível verificar desde a madrugada desta quinta-feira.

#RussianArmy has brought a Battalion of Tor M1 short range Air Defense systems to city of #Kherson in #Ukraine. pic.twitter.com/zrZIyIQzur

— Babak Taghvaee – Μπάπακ Τακβαίε – بابک تقوایی (@BabakTaghvaee) February 24, 2022

O facto de serem símbolos diferentes diz-nos mais. Eles são provavelmente sinais que dizem que unidades se estão a dirigir para o nordeste ou noroeste de um distrito, por exemplo”, explicou o ex-diretor do RUSI.

Este tipo de símbolos, segundo Michael Clarke, são bastante comuns durante a guerra, tendo os Estados Unidos da América, por exemplo, utilizado divisas para identificar as diferentes companhias destacadas para a Guerra do Iraque.

Veja na fotogaleria acima alguns dos diferentes equipamentos russos com os símbolos que os identificam no meio da invasão à Ucrânia.

Leia também:

  • Socialistas temem má imagem da maioria

  • O PSD tem que destruir a aliança entre PS e Chega

  • Sondagem. Maioria dos russos apoia negociações

  • Como o resto do mundo lida com a chuva intensa

Leia também:

  • Frio e falta de energia. Como se vive em Kiev?

  • EUA tentaram travar ataque a líder militar russo

  • Migração. "Mobilidade não é um problema"

  • O que aconteceu durante o 298.º dia de guerra?

Leia também:

  • Censo racial revelará como a cor da pele importa

  • Bebés nascidos em 2021. 14% têm mãe estrangeira

  • "Penálti bem marcado pelo rei deste Mundial"

  • Regulamentos permitem traje que Messi usou?

O que significa os Z nos tanques russos?

Os russos pintaram o “Z” em seus carros, usaram capuzes pretos estampados com o símbolo e criaram broches “Z” improvisados ​​nas lapelas – um sinal de que há algum apoio popular ao presidente Vladimir Putin e seus esforços para expandir a esfera de influência de Moscou apreendendo partes da Ucrânia.

O que significa Oz nos tanques?

O "Z" é já o símbolo de apoio à Rússia e ao ataque contra a Ucrânia. O "Z "é utilizado como símbolo na física, na química e na matemática, mas não só. Apesar de não constar nas versões russas e ucranianas do alfabeto cirílico, a letra "Z" passou a simbolizar o apoio às tropas do Presidente Vladimir Putin.

Por que a letra Z nos tanques de guerra?

O motivo do símbolo ser usado nas carrocerias dos veículos militares é para evitar fogo amigo, pois os tanques e caminhões russos e ucranianos são parecidos, já que os dois países ainda usam equipamentos do Exército Vermelho da União Soviética, que colapsou em 1991 - a Ucrânia é uma ex-república soviética.