Onde é comemorado o dia de são patrício

Onde é comemorado o dia de são patrício

Dia de São Patrício - História

O Dia de São Patrício comemora a morte de São Patrício, santo padroeiro da Irlanda em 461 d.C. O objetivo desta celebração é prestar uma homenagem à entrada do cristianismo na Irlanda através de São Patrício no século IV. Um dos principais atos pelos quais São Patrício é lembrado, foi a adaptação da legislação irlandesa aos princípios católicos, reformando, assim, as leis civis do país. Este dia é celebrado principalmente pelos irlandeses, tanto em seu país de origem como em todos os territórios em que residem. Até 1903, a celebração do dia de São Patrício tinha unicamente um caráter religioso. Neste ano, o Parlamento da Grã-Bretanha aprovaria um documento pelo qual se autorizava sua celebração fora de suas áreas religiosas. Este dia é comemorado em 17 de março de cada ano.

Melhores Tweets para Dia de São Patrício -

Updated 04:54

-Comprei uns docinhos, filho. Hoje é dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. -'Patroeiro'? Ele faz pão? https://t.co/XbpHV1qp5o

— Dra_Boa (@dra_bia) March 17, 2022

Hoje, 17 de março, é dia de comemoração na Irlanda e também em muitos outros lugares, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Brasil. Feliz Dia de São Patrício, ou St. Patrick’s Day. 🍺☘💚😁 porque tudo é motivo para uma boa cerveja! 😁💚🍻 #RamiMalek #StPatricksDay https://t.co/CHobQoanmD

— 𝑹𝑨𝑴𝑰 𝑴𝑨𝑳𝑬𝑲 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳 🇧🇷 (@RamiMalek_br) March 18, 2022

Aparentemente hoje é dia de São Patrício. Fica registrada minha singela homenagem a essa lenda https://t.co/nGCtNE31pK

— The Fletcher Memorial Home (@soh_alexandre) March 17, 2022

Dia de São Patrício - Fatos e Citações

  • São Patrício nasceu em Bennhaven Taberniæ (aldeia do antigo território escocês e que já não existe), no ano 385 d.C. e morreu na região de Strangford Lough na Irlanda do Norte, em 461 d.C. Neste último havia construído a sua primeira igreja.
  • Atualmente, o evento mais importante desta celebração é o Festival de São Patrício que ocorre na Irlanda. Sua primeira versão foi feita em 1931 no território irlandês. Internacionalmente, o primeiro desfile teve lugar em 1996, realizado simultaneamente na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, países com maior presença de imigrantes irlandeses.
  • Na América Latina se comemora este dia em todos os países com a presença de uma comunidade de ascendência irlandesa. Argentina, México e Espanha são os países onde se celebra mais devido à estreita relação política entre a Irlanda e esses países.
  • As tradições irlandesas associadas com o trevo de três folhas e o vestido verde, se devem também a São Patrício, já que, ele usou um trevo para explicar a origem da Santíssima Trindade. De acordo com a religião católica, esta é formada por três entidades: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  • [...] Lá onde nunca tinha tido conhecimento de Deus; lá, na Irlanda, onde se adorava aos ídolos e se cometiam toda sorte de abominações, como foi possível formar um povo do Senhor, onde as pessoas podem ser chamados filhos de Deus? São Patrício, padroeiro da Irlanda

Dia de São Patrício - Principais eventos e coisas a fazer

  • Participar do Desfile do São Patrício que acontece em Dublin, na Irlanda. Esta celebração começa no dia 17 de março e se estende por 6 dias. Durante o desfile, diferentes atividades religiosas e culturais, que valorizam as tradições irlandesas, são feitas.
  • É tradição estar vestido de verde e usar um chapéu da mesma cor. No chapéu se deve usar um trevo de três folhas, símbolo associado com São Patrício e ao folclore irlandês
  • É costume se reunir com a família e amigos nos "Pubs", bares com tradição irlandesa, para desfrutar de cerveja e carne grelhada, alimentos e bebidas tradicionais da Irlanda.
  • Nas cidades ao redor do mundo se realizam atividades comemorativas durante este dia. Por exemplo, em Nova York, Londres, Manchester e outras cidades na América do Norte e Grã-Bretanha apresentam versões de Desfile de São Patrício. Ao contrário do desfile da Irlanda, esses são feitos apenas durante o 17 de março.
  • Ver o filme São Patrício, a Lenda Irlandesa (2000). Dirigido por Robert Hughes, este filme retrata a vida e obra de São Patrício desde a sua juventude até seus últimos anos de vida.

  • DCI
  • DCI Mais
  • Notícias
  • Mundo
  • O que é o dia de São Patrício e a importância da cor verde

Festa é celebrada em todo o mundo dia 17 de março

Publicado em 17 de março de 2022 - 04:37 Atualizado em 19 de julho de 2022 - 22:42

Onde é comemorado o dia de são patrício
Festa é celebrada em todo o mundo dia 17 de março - Foto: Pixabay

Comemorado em 17 de março, o dia de São Patrício, ou Saint Patrick’s Day, é um dos principais feriados da Irlanda, mas que também é celebrado em diferentes lugares do mundo. A data homenageia o aniversário de morte de São Patrício, um dos santos padroeiros do país. Entenda mais sobre o que é o dia de Saint Patrick.

  • Aproveite e siga o DCI no Google News e acompanhe as últimas notícias do mundo

O que é o dia de São Patrício - Saint Patrick’s Day

O Dia de São Patrício – comemorado todo dia 17 de março – é repleto de desfiles, amuletos de boa sorte e todas as coisas verdes. O evento começou como um feriado religioso, mas com o tempo tornou-se uma celebração da cultura irlandesa.

O Saint Patrick’s Day comemora o aniversário de morte de São Patrício, um dos santos padroeiros da Irlanda. Apesar de inicialmente ser apenas um feriado nacional, hoje essa data já é celebrada em diferentes países, principalmente em localidades com um número considerável de imigrantes e descendentes irlandeses.

Os irlandeses reservam este dia como um feriado religioso há mais de 1.000 anos. No Dia de São Patrício, que cai durante a época cristã da Quaresma, as famílias irlandesas tradicionalmente frequentavam a igreja pela manhã e celebravam à tarde. As proibições quaresmais contra o consumo de carne foram dispensadas e as pessoas dançavam, bebiam e festejavam – com a tradicional refeição de bacon irlandês e repolho.

Hoje, pessoas de todas as origens comemoram o Dia de São Patrício, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Embora a América do Norte seja o lar das maiores produções, o Dia de São Patrício é comemorado em todo o mundo em locais distantes da Irlanda, incluindo Japão, Cingapura e Rússia.

Onde é comemorado o dia de são patrício
Foto: pixabay

Origem do Saint Patrick’s Day

Embora seja padroeiro da Irlanda, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha, na época em que ela vivia sob domínio dos romanos, por volta do ano 385 d.C., e seu verdadeiro nome era Maewyn Succat. Aos 16 anos, ele foi capturado por piratas irlandeses e levado ao país como escravo, onde permaneceu 6 anos em cativeiro, até que escapou e retornou à sua nação de origem. A partir disso, entrou para um mosteiro e adotou o nome de Patrício.

Anos depois, voltou à Irlanda para trabalhar como missionário, tornando-se um dos responsáveis por converter a população do país ao cristianismo. Também ficou famoso popularmente pela lenda de que ele teria expulsado todas as cobras do país. Outra história contada afirma que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) aos irlandeses. Após quase 30 anos em sua missão, Patrício veio a falecer, no dia 17 de março de 461.

Tradições do feriado do dia de São Patrício

Inicialmente, o dia de Saint Patrick era essencialmente de cunho religioso, logo, bares, pubs e outros comércios deviam permanecer fechados. A partir de 1970, ele se tornou feriado nacional e a cerveja passou a ser vendida como forma de comemoração nos pubs irlandeses.

Vestir roupas na cor verde é outra tradição da data, já que ela se relaciona com o trevo de três folhas, a bandeira da Irlanda e também o apelido do país, que é Ilha Esmeralda. Alguns bares até servem cerveja na cor verde nesse dia. Em diversas cidades ao redor do mundo, o feriado também é marcado por desfiles que celebram a cultura irlandesa, o maior deles ocorrendo na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Outro elemento típico do folclore irlandês são os leprechauns, e muitas pessoas aproveitam o Saint Patrick’s Day para se vestir como eles, usando grandes chapéus verdes e barbas alaranjadas. A lenda diz que se você capturar um desses duendes pode fazer três pedidos.

A lenda diz também que os duendes são, na verdade, uma das razões pelas quais você deveria usar verde no Dia de São Patrício - ou corre o risco de ser beliscado! A tradição está ligada ao folclore que diz que usar verde torna você invisível para os duendes, que gostam de beliscar qualquer um que possam ver. Algumas pessoas também pensam que ostentar a cor trará boa sorte, e outros a usam para homenagear sua ascendência irlandesa. Não é à toa que as decorações verdes podem ser vistas por toda parte - o Chicago River, em Illinois , é tingido de verde todos os anos para celebrar o feriado.

Veja também

quando será o próximo feriado nacional em 2022

Quais países celebram o Dia de São Patrício?

A festividade não se limita apenas à Irlanda, o St. Patrick's Day é comemorado em diversos países, especialmente naqueles com grandes comunidades irlandesas, como Estados Unidos, Canadá e Austrália, onde acontecem, inclusive, desfiles de rua tão grandes ou maiores do que os irlandeses.

Como é comemorado o Dia de São Patrício no Brasil?

No Brasil, o Dia de São Patrício também é comemorado em algumas comunidades irlandesas, mas não com a mesma notoriedade que nos países ingleses. Atualmente, o Dia de São Patrício é celebrado com desfiles e festas nas ruas, como se fosse um grande carnaval para os irlandeses.

Onde comemorar St Patrick's Day em São Paulo?

Onde curtir o St Patrick's Day em São Paulo.
Finnegan's Pub..
O'Malley's..
Bar Charles Edward..
The Blue Pub..
Dublin Bar..
Kia Ora..
St Paul's Pub..
Espaço Kombuca..

São Patrício é de onde?

BritâniaPatrício da Irlanda / Local de nascimentonull