Onde fica a coluna cervical

A coluna vertebral tem função de sustentação de carga, locomoção, equilíbrio e proteção dos elementos neurais (nervos). É formada, basicamente, por vértebras, discos intervertebrais, músculos e ligamentos. No interior da coluna localizam-se nervos, incluindo medula espinal e raízes nervosas. A coluna vista de frente deve ser retilínea, porém existem curvaturas naturais (fisiológicas) quando a coluna vertebral é observada de lado. Essas curvaturas são chamadas cifose (coluna torácica) e lordose (coluna cervical e coluna lombar), sendo que essa última está localizada na parte inferior das costas.

Onde fica a coluna cervical

Fig 1. Distribuição das diferentes regiões da coluna.

Anatomia óssea da coluna

Existem 33 vértebras na coluna, que são divididas em partes ou segmentos, da seguinte forma:

  • Região cervical: 7 vértebras (C1 a C7)
  • Região torácica ou dorsal: 12 vértebras (T1 a T12 ou D1 a D12)
  • Região lombar: 5 vértebras: (L1 a L5)
  • Região sacral: 5 vértebras fundidas (S1 a S5)
  • Região coccígea: 4 vértebras fundidas

Vértebras

Vértebras são estruturas ósseas e rígidas. Existem variações anatômicas vertebrais de acordo com o segmento vertebral. Exemplo típico é a presença de massas laterais apenas em vértebras cervicais ou então processo odontóide, exclusivamente nas segundas vértebras cervicais (C2).

As principais estruturas ósseas vertebrais são ilustradas abaixo. Dentre elas, merecem destaque corpo vertebral, processo espinhoso, processo transverso, facetas articulares, pedículo e lâmina. Vértebras sacrais possuem morfologia diferente das demais regiões da coluna pois são fundidas, além de fazerem conexão com a pelve (bacia).

Onde fica a coluna cervical

Fig 2. Anatomia de vértebra lombar e do disco intervertebral.

Discos intervertebrais

Discos intervertebrais são estruturas cartilaginosas, elásticas, localizadas entre os corpos vertebrais. O disco intervertebral é composto por núcleo pulposo (região central) e ânulo fibroso (periferia). Cada disco intervertebral está localizado entre duas vértebras adjacentes.

Articulações facetárias

Além dos discos, as vértebras também se comunicam por meio de pequenas articulações ósseas, chamadas de facetas articulares. Articulações vertebrais são denominadas zigoapofisárias. Entre duas vértebras adjacentes existem dois conjuntos de articulações.

Forame intervertebral

Estrutura anatômica pela qual emergem raízes nervosas e vasos sanguíneos. Trata-se de espécie de “túnel”, por onde passa o nervo espinal. Existem dois forames intervertebrais entre cada par de vértebras, sendo um de cada lado.

Ligamentos

São estrutures elásticas que conferem estabilidade à coluna. Os principais ligamentos da coluna são: longitudinal anterior e posterior, supraespinhoso, interespinhoso, amarelo e intertransverso.

Cápsula articular

Estrutura responsável por revestir cada articulação. No interior da articulação deve haver pequena quantidade de líquido sinovial.

Estruturas nervosas

No interior da coluna localizam-se medula espinal e raízes nervosas. A medula espinal está localizada nas regiões cervical e torácica. A medula espinal é responsável por coordenar membros superiores e inferiores. O final da medula espinal é denominado cone medular, que geralmente está situado na topografia de L1. Abaixo do cone medular localizam-se as raízes da cauda equina. Lesões da cauda equina também podem afetar movimento dos membros inferiores e de vísceras como bexiga e intestino.

Onde fica a coluna cervical

Fig 3. Distribuição da medula espinal e das raízes nervosas na coluna.

Veja também:

  • Cervicobraquialgia: Principais causas e sintomas
  • Sacroileíte: Inflamação da articulação sacroilíaca
  • Hérnia de disco – O que é, causas, sintomas e tratamentos
  • Infiltração na coluna – Principais dúvidas
  • Espondiloliste – Escorregamento vertebral

FAQ – Perguntas Frequentes

Quais são as 5 partes da coluna vertebral? Qual é a divisão da coluna vertebral?

As regiões anatômicas da coluna vertebral são: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea.

Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral?

Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.

Qual é a função da coluna vertebral?

A coluna vertebral tem função de sustentação de carga, locomoção, equilíbrio e proteção dos elementos neurais (nervos).

Como chama as partes da coluna?

A coluna vertebral é composta por vértebras, discos intervertebrais, ligamentos, músculos e estruturas nervosas.

Como é uma coluna normal?

A coluna normal deve ser retilínea quando observada de frente. Porém, quando vista de lado, devem haver curvaturas normais chamadas de cifose e de lordose.

Quais são os sintomas da coluna cervical?

Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar-condicionado.

O que causa a dor na cervical?

A dor na cervical é mais comum em pessoas com 45 anos ou mais, podendo ter diferentes motivos como uma posição errada ao dormir, tensão e estresse do cotidiano, contração muscular do pescoço ao levantar muito peso, má postura no trabalho, inflamação, infecção e até por períodos prolongados do uso de celular.

Onde está localizada a região cervical?

Na parte superior, do pescoço, está localizada a coluna cervical que vai da primeira até a sétima vértebra. Elas são chamadas de vértebras cervicais C1, C2 e assim sucessivamente até a C7. As duas primeiras, por possuírem uma anatomia distinta das demais também são chamadas de Atlas (C1) e Áxis (C2).

O que fazer para aliviar a dor na coluna cervical?

A maior parte dos casos de dor na região cervical melhora com descanso, alongamentos e aplicação de compressas quentes em até 1 semana, porém, caso não exista qualquer melhora é muito importante consultar um ortopedista ou, pelo menos, um clínico geral.