Onde fica o catarro da gripe

O muco, cuja principal função é hidratar e proteger as vias aéreas de microrganismos e impurezas que entram pelas narinas, é constituído basicamente por água, sais, proteínas e compostos químicos orgânicos. Quando ocorre uma inflamação nas mucosas, essa secreção então torna-se mais espessa, facilitando o crescimento bacteriano e viral, formando, assim, o conhecido catarro, que ao escorrer pela garganta pode ser escarrado ou engolido.

"Se for o nosso que é engolido não faz mal para a saúde. Muitas vezes fazemos isso sem perceber e, na maioria das vezes, o catarro e o que tem nele é destruído no estômago, ou no intestino. Porém, é importante sempre tentar expeli-lo com o objetivo de ficar menos tempo no nosso organismo", explica Fernanda Wiltgen Machado, otorrinolaringologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Relacionadas

No estômago, a secreção nasal será digerida como se fosse um alimento qualquer e o que for aproveitado pelo organismo será absorvido e o excedente eliminado pelas fezes. Se o catarro estiver em grandes proporções, eventualmente pode ocorrer um retardo da digestão, e se ele for resultado de uma inflamação ou infecção, por exemplo, geralmente o risco é a extensão desses sintomas para o nariz, a garganta e o pulmão, não para o esôfago, ou o estômago.

O perigo ronda o catarro alheio

Onde fica o catarro da gripe

Imagem: Getty Images

Embora seja muito pouco provável, quase irrisório, a sobrevivência de vírus e bactérias presentes no nosso catarro à digestão por ácidos e enzimas, caso isso aconteça, sim, eles podem causar infecções, mas não mais perigosas e comuns que as ocasionadas quando se engole o catarro de outra pessoa, que tem uma flora bacteriana diferente.

"O contato íntimo com a secreção de outra pessoa, seja entre pais e filhos pequenos, ou mesmo parceiros, é uma situação muito comum, seja por meio de espirros, tosse, ou mesmo beijos. Por isso, existe, sim, o risco de transmissão de doenças, incluindo até mesmo sífilis e herpes simples", esclarece Fausto Nakandakari, médico otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês (SP).

Por esse motivo também, complementa Cicero Matsuyama, otorrino do Hospital Cema (SP), é que os médicos tentam não prescrever inibidores de bombas de prótons (IBP), nome científico de medicamentos como omeprazol, pantoprazol e similares, por tempo muito prolongado.

"A acidez do estômago é um dos mecanismos importantes para impedir que bactérias invasoras entrem no nosso organismo e também contribui na absorção de certas vitaminas e ferro dos alimentos", observa.

Catarro escuro também não é bom

Além do risco de engolir acidentalmente o catarro de outra pessoa, se ele apresentar uma coloração mais escura seu potencial de causar doenças respiratórias graves e, em alguns casos, também transmissíveis, aumenta. Portanto, ao ter percebido uma mudança no aspecto da secreção, que pode vir acompanhada de tosse ou espirro, escarre em vez de engolir e procure um médico.

A coloração se modifica conforme a quantidade de neutrófilos (células de defesa). Em geral, o catarro mais esbranquiçado significa um quadro alérgico, inflamatório ou de uma infecção viral, como gripe, por exemplo.

Em tom mais amarelado, pode indicar o início de um processo bacteriano (sinusite, faringite) e verde sua instalação completa. Já quando há presença de sangue pode ser em decorrência de esforço ao escarrar, ou, em casos mais sérios, pneumonia e até tuberculose.

A partir desses sinais deve ser feita uma avaliação que inclua a realização de exames de diagnóstico, como radiografia e cultura microbiológica, para identificar a causa da secreção e iniciar o tratamento, que normalmente é feito com broncodilatadores ou antibióticos, conforme indicação do médico.

Esses medicamentos podem ainda ser associados com o uso de um corticoide tópico e lavagem nasal com soro fisiológico, que ajuda na fluidificação.

Engolir o nosso catarro, após a instilação de alguma medicação no nariz, a priori também não vai fazer mal. "Os medicamentos modernos que são usados topicamente na cavidade nasal têm um teor pequeno de absorção estomacal e intestinal", conclui Matsuyama.

Ranho, catarro e meleca são alvo de muitas piadas, em grande parte porque eles são meio nojentos. Brincadeiras à parte, o muco de que elas são feitas é, na verdade, a defesa da linha de frente do seu corpo contra bactérias e vírus invasores. Se você tem um problema respiratório como a asma, deve estar mais acostumado a falar sobre isso.
De fato, depois que você supera a impureza, o muco é realmente fascinante. E, considerando o quanto é vital para a sua saúde, vale a pena aprender um pouco mais sobre isso. Ainda mais agora, com o inverno chegando e aumentando o uso de lenços.

1. Acredite ou não, o ranho ajuda a mantê-lo saudável
Ranho é simplesmente o termo cotidiano para o muco produzido em suas passagens nasais, onde ele age como um mosquito para prender germes, alérgenos e poeira inalados antes que eles possam causar danos. Além de ser pegajoso, o ranho é carregado com proteínas antivirais e antibacterianas que combatem os germes, de acordo com pesquisa publicada em fevereiro de 2016 na Cell Host & Microbe. “O objetivo do ranho é manter o revestimentodo nariz úmido”, explica Dr. Spencer C. Payne, professor associado de otorrinolaringologia da Universidade de Virginia. “Quanto mais seco seu nariz, mais você fica propenso a ter uma infecção.”

2. Colocar o dedo no nariz não é educado, nem inteligente
Colocar o dedo no nariz e tirar a meleca para fora não é algo aceito na maioria das culturas, mas essa não é a única razão para você não fazer isso. Ficar “limpando” assim o nariz pode ferir o revestimento delicado das narinas, causando inflamação e sangramento, e aumentando o risco de infecções respiratórias, segundo pesquisa publicada em agosto de 2018 na revista Cureus. É melhor assoar a meleca do nariz em um lenço. Aliás, você sabia que isso de ficar com o dedo no nariz sempre pode ser uma condição crônica chamada de rinotilexomania?

3. Espirros e catarros viajam rápido

O espirro é uma resposta reflexa protetora a uma irritação no interior do nariz devido a uma série de fatores desencadeantes, como infecção respiratória, alérgenos, fumaça, poluição, perfume, ar frio e até mesmo exposição súbita à luz intensa, segundo pesquisa publicada no Journal Therapeutic Advances in Respiratory Disease.
O problema é que espirrar pode espalhar germes. “Espirros viajam 30 a 60 milhas por hora, e podem voar 30 metros pelo ar”, diz o Dr. Payne. Felizmente, a maioria dos resfriados não é transmitida apenas pelo ar. “Seu risco aumenta se você tocar uma superfície com germes e tocar seu rosto”, diz ele. Em outras palavras, você também pode ficar doente por meio do contato com o ranho de uma pessoa infectada. As melhores maneiras de reduzir esse risco são lavar as mãos frequentemente com água e sabão por 20 segundos ou usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Também é aconselhável evitar pessoas que estão doentes, se puder.

4 Você produz mais muco do que imagina

“Seu nariz e seios nasais fazem um litro de muco por dia”, diz Payne. “Quando você pega um resfriado, ele sobe ainda mais”, diz ele, e leva mais tempo para se livrar do muco extra. Eis o porquê: quando você está doente, os minúsculos pêlos (cílios) que se movem para trás e para frente para empurrar o muco para fora dos seios da face e do nariz ficam inflamados, explica Payne. “E eles diminuem a velocidade”, acrescenta.
5. Não julgue o ranho pela sua cor
Se seu catarro e ranho são verdes, você tem uma infecção bacteriana, certo? Errado. Isso é um mito, não um fato, diz o médico e pneumologista Len Horovitz, um instrutor clínico de medicina no Weill Cornell Medical College, em Nova York. Como o Dr. Horovitz explica, quando os germes frios infectam primeiro o nariz e os seios da face, fazemos muco claro para lavá-los. Depois de dois ou três dias, as células do sistema imunológico reagem com uma substância que pode mudar a cor do seu muco para uma cor branca ou amarela. O muco também pode mudar para uma cor esverdeada quando engrossar, o que é normal, diz Horovitz.

6. Ranho e catarro nem sempre requerem o uso de antibióticos
Os adultos têm em média de dois a quatro resfriados por ano, a maioria entre outono e inverno, e crianças pequenas pegam uma média de seis a oito resfriados por ano, de acordo com a American Lung Association. O corpo responde ao vírus que causa um resfriado fazendo muco – e muito dele.
Não existem medicamentos antivirais para o tratamento do resfriado comum, e os antibióticos só são úteis se um resfriado levar a uma infecção bacteriana secundária. Em outras palavras, “não se apresse com antibióticos”, diz Dr. Satish Govindaraj, professor associado de otorrinolaringologia no Mount Sinai, em Nova York.
O uso excessivo de antibióticos pode levar ao desenvolvimento de novas cepas de bactérias resistentes a esses medicamentos. Então, se você mais tarde desenvolver uma infecção bacteriana e realmente precisar deles, os antibióticos podem não funcionar para você. Os anti-histamínicos também podem piorar as coisas antes de melhorarem. “Eles vão tornar o muco mais espesso e mais difícil de drenar”, diz o Dr. Govindaraj.

7. Você está engolindo seu ranho o tempo todo
O ranho seco, também conhecido como meleca, é eleito por algumas pessoas, especialmente crianças, para serem comidos. Por mais que esses lanches viscosos sejam nojentos, eles não são um perigo para sua saúde.
“Na verdade, você está comendo o seu muco o tempo todo”, explica Dr. Jonathan Auth, pediatra do CHOC Children’s, um sistema de atendimento pediátrico baseado em Orange, Califórnia. “Pêlos microscópicos que revestem o nariz, chamados de cílios, estão constantemente varrendo o muco para a parte de trás da garganta, e você então engole. Você também está expelindo muco dos pulmões e engolindo-o o tempo todo – o termo médico para isso é o toalete pulmonar – para impedir que ele se acumule nas vias aéreas e se torne obstrutivo.”

Leia o texto original em EverydayHealth (https://www.everydayhealth.com/cold-flu-pictures/facts-about-mucus-phlegm-and-boogers.aspx?eh_uid=84641190&slot=0&xid=nl_EHNLasthmaallergies_2019-05-09_16825251&utm_source=Newsletters&nl_key=nl_asthma_allergies&utm_content=2019-05-09&utm_campaign=Asthma_and_Allergies#youre-swallowing-your-snot-all-the-time)
Tradução e adaptação Redação CDD

Onde fica o catarro na gripe?

As nossas vias aéreas inferiores, incluindo brônquios e pulmões, também são revestidas por uma espécie de muco que tem ação protetora. Quando as vias aéreas são agredidas – por exemplo, pelo vírus da gripe –, esse muco se modifica pra tentar expulsar o agente invasor.

Onde localiza o catarro?

O interior das narinas é revestido pela mucosa nasal, cuja principal função é produzir uma secreção transparente para barrar a entrada de corpos estranhos, como bactérias e poeira, no corpo. A maior parte dessas impurezas é retida pelo muco, que vai ficando mais espesso.

Quando engolimos o catarro para onde ele vai?

Essa secreção é completamente destruída no estômago e no intestino. Portanto, tal prática não deverá piorar quadros de gripe ou o resfriado”, afirma o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Como tirar o catarro que fica na garganta?

Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta.
Fazer gargarejos com água e sal. ... .
Passar óleo essencial de eucalipto no peito. ... .
Tomar chá de limão com mel. ... .
Fazer nebulizações com vapor de água. ... .
Beber 2 litros de água..