Para que serve o chá de espinheira santa

Conhe�a nossas f�rmulas magistrais para Espinheira Santa.
Veja nossa lista de op��es:
Espinheira Santa 50g,     Tintura 60mL,     Extrato Fluido 60mL,     90 c�psulas de 300mg,     Extrato Fluido Composto (Espinheira Santa + Carqueja) - 60mL,     Extrato Fluido Composto (Espinheira Santa + Alca�uz) - 60mL ,     90 c�psulas (Espinheira Santa 150mg + Carqueja 150mg),     Extrato Fluido 100mL,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     90 c�psulas de 300mg (Kit com 2 frascos),     Extrato Fluido Composto (Espinheira Santa + Alca�uz) - 100mL,     Extrato Fluido Composto (Espinheira Santa + Carqueja) - 100mL,     Tintura 100mL,     Espinheira Santa 50g (Kit com 2 unidades),     

A gastrite é bem popular, mas não é necessário sofrer com dores a cada refeição. A natureza oferece plantas que podem ajudar, como a Espinheira Santa! Devido às suas características analgésicas e cicatrizantes, o principal uso da Espinheira Santa é para tratamento de gastrites. Confira neste artigo para que ela serve, seus benefícios e como tomar!

Se você nunca viu a Espinheira Santa de perto, saiba que ela faz justiça ao seu nome popular: a sua folha é pontiaguda e pode até machucar as mãos, mas seu uso medicinal é tão notável que lhe rendeu a fama de "santa". Essa erva é encontrada na América do Sul, principalmente no centro-sul do Brasil — desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo uma árvore arbustiva de pequeno porte.

O nome científico da Espinheira Santa é Maytenus ilicifolia ou Maytenus aquifolium, da família botânica Celastraceae. No entanto, é mais conhecida como Espinheira Santa, espinhosa, espinheira-de-Deus ou espinheira-santa-do-mato. Os estudos científicos vem comprovando suas qualidades que já eram conhecidas pela medicina tradicional de povos originários do Brasil, os indígenas. Em 1922, a Espinheira Santa tornou-se mais relevante no meio científico a partir dos estudos com pacientes com úlcera gástrica, feitos pelo Dr. Aluizio França, professor da Faculdade de Medicina do Paraná.

Para que serve o chá de espinheira santa

Há muitos depoimentos de melhora com o uso desta planta, trazendo alívio para quem sofre da terrível gastrite. Essa inflamação no estômago tem cura, mesmo que o tratamento leve certo tempo. Caso você tenha curiosidade de entender mais sobre o assunto, leia nosso informativo "Gastrite: sintomas, causas e como tratar com ervas medicinais" clicando aqui!

A Espinheira-Santa hoje atrai grande interesse pelo seu valor farmacológico, tanto que o seu cultivo em pequenas propriedades agrícolas vem sendo estimulado para formar uma rede mais sustentável de produção, evitando o extrativismo vegetal predatório. Também é uma espécie com valor ornamental por sua semelhança curiosa com o azevinho, um arbusto símbolo do Natal.

E agora que você conhece mais desta poderosa planta, vamos entender para que ela serve na nossa saúde e como podemos aproveitar os seus benefícios!

Espinheira Santa: para que serve

De maneira geral, esta planta serve como aliada no tratamento de gastrites, refluxos, úlceras e azias estomacais. Mas atenção! Não adianta buscar o tratamento com a Espinheira Santa se outros aspectos da sua saúde forem negligenciados. Lembre-se de tratar a gastrite de uma maneira sistêmica, melhorando hábitos alimentares e a exposição ao estresse, para que o uso da Espinheira Santa seja eficaz!

As partes utilizadas são as folhas da planta — providas de espinhos — e seus principais componentes são:

  • Alcalóides
  • Terpenos
  • Taninos
  • Flavonóides
  • Mucilagens
  • Minerais
  • Ácido salicílico e clorogênico

              A Espinheira Santa possui ações:

              • Gastro-protetora
              • Antiulcerosa
              • Anti-secretora de suco gástrico
              • Cicatrizante
              • Analgésica
              • Anti-inflamatória
              • Diurética (leve)
              • Laxante (leve)

                              Ela é vendida na forma de cápsulas, extrato fluido, extrato fluido com outras ervas, tintura ou as folhas secas para preparo de chá.

                              Para que serve o chá de espinheira santa

                              Quais são as indicações de uso da Espinheira Santa?

                              Os principais usos da Espinheira Santa são para dores e desconfortos gastrointestinais, promovendo maior alívio e menor acidez estomacal. Ela ajuda em casos de:

                              • Gastrite
                              • Refluxo
                              • Úlceras estomacais
                              • Azia (má digestão)
                              • Aftas (causadas por acidez estomacal)
                              • Funcionamento intestinal (ação laxativa leve)

                                          Existem muitos componentes responsáveis pelas qualidades da Espinheira Santa em relação ao tratamento de gastrite e redução das inflamações no trato digestivo. Por exemplo, seus polissacarídeos com efeito gastroprotetor, que ligam-se à superfície da mucosa gástrica e formam essa camada protetora nas paredes do estômago. Assim, estômago não dói quando o suco gástrico é produzido para digerir os alimentos.

                                          Não descarta-se o mecanismo sinérgico de ação com flavonóides e taninos. Futuros estudos são muito bem-vindos para desvendar com maior especificidade o funcionamento da planta em nosso organismo!

                                          Quando tomar Espinheira Santa?

                                          Se você tem dúvidas se é melhor usar a Espinheira Santa antes ou depois das refeições, não se preocupe!

                                          É bem simples consumir esta planta, independente da forma que você comprá-la. Sua ação é rápida e ela pode ser consumida por volta de 15 a 30 minutos antes das refeições. Assim, seu estômago já estará protegido quando o alimento chegar nele!

                                          Dosagem usual recomendada

                                          A dosagem usual depende do quadro da gastrite e a forma que você prefere consumir a Espinheira Santa. Afinal, esta planta é muito versátil e permite diferentes usos, como em cápsulas, extrato fluido, tintura ou chá. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.

                                          Para que serve o chá de espinheira santa

                                          Espinheira Santa emagrece? Ou engorda?

                                          A Espinheira Santa não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer.

                                          Por ser uma planta capaz de auxiliar seus processos digestivos e com leve ação diurética, por consequência, facilitando o funcionamento do intestino, a Espinheira Santa pode melhorar a evacuação e a manutenção de peso. No entanto, ela não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável.

                                          Assim, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

                                          Espinheira Santa: efeitos colaterais e contraindicações

                                          De modo geral, a Espinheira Santa é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, secura na boca e alterações sensíveis no paladar.

                                          • Não recomenda-se a Espinheira Santa à gestantes ou lactantes por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes. Também pode diminuir a lactação em uso prolongado.
                                          • Não é recomendado para crianças e para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.

                                          Para eficácia plena da Espinheira Santa, recomenda-se uma alimentação adequada para casos de gastrite e o consumo dentro da posologia indicada por profissionais da saúde.

                                          Espinheira Santa: preço e onde comprar

                                          Você pode comprar a Espinheira Santa no nosso site, clicando aqui.

                                          Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

                                          Para que serve o chá de espinheira santa

                                          Bibliografia

                                          https://www.researchgate.net/profile/Mp-Mariot/publication/288382048_Secondary_metabolites_and_medicinal_properties_of_espinheira-santa_Maytenus_ilicifolia_Mart_ex_Reiss_e_Maytenus_aquifolium_Mart/links/610949c80c2bfa282a1e864a/Secondary-metabolites-and-medicinal-properties-of-espinheira-santa-Maytenus-ilicifolia-Mart-ex-Reiss-e-Maytenus-aquifolium-Mart.pdf

                                          https://www.scielo.br/j/rbfar/a/bFJZWPwj5kTDCXmtnYRHwYB/?format=pdf&lang=pt

                                          https://www.scielo.br/j/rbpm/a/cGR8Wr7Z4Kcdfc84J5Syc6P/?format=pdf&lang=pt

                                          https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE-UFFS/article/view/4056#:~:text=O%20nome%20"espinheira-santa",Sudeste%20e%20Sul%20do%20Brasil.

                                          https://wp.ufpel.edu.br/empauta/estudos-revelam-que-recursos-geneticos-da-espinheira-santa-sao-fortes-aliados-para-o-alivio-de-problemas-estomacais/

                                          https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE-UFFS/article/view/4056#:~:text=O%20nome%20"espinheira-santa",Sudeste%20e%20Sul%20do%20Brasil.

                                          Quais são os benefícios do chá da espinheira santa?

                                          A espinheira-santa é muito indicada para tratar gastrite, azia, úlcera no estômago e amenizar possíveis dores no trato digestivo. Isso porque ela tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, anti-infecciosas, antioxidantes (de proteção celular) e ajuda muito a reduzir a acidez gástrica.

                                          Quem não pode tomar chá de espinheira santa?

                                          A espinheira-santa não deve ser usada durante a gravidez, pois pode causar contrações uterinas e aborto, e também não deve ser usada por mulheres em amamentação, porque pode provocar redução da quantidade de leite materno.

                                          Pode tomar chá de espinheira santa todos os dias?

                                          A quantidade recomendada de espinheira santa é: de duas a três xícaras de chá ao dia ou duas cápsulas três vezes ao dia, ou 20 gotas do seu extrato em 1/3 de copo d´agua duas vezes ao dia.

                                          Quanto tempo devo tomar o chá de espinheira santa?

                                          Posologia: uma xícara do chá (200ml), 3 vezes ao dia (uma hora após as refeições e uma hora antes de deitar-se). Tempo de tratamento: em torno de 30 dias.