Pílula anticoncepcional que não tira o desejo

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Pílula anticoncepcional que não tira o desejo

Pílula anticoncepcional: tomar ou não? (Foto: Thinkstock)

Meu bebê está com 1 ano e ando pensando em começar a tomar pílula. Ouvi dizer que ela diminui a libido e dá dor de cabeça. É verdade?                                                                            FRANCISCA BREITING, VIA INSTAGRAM 

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

Há muitas crenças e mitos com relação aos métodos contraceptivos hormonais. Cerca de 80 milhões de mulheres no mundo utilizam a pílula anticoncepcional por ela ser eficaz, segura e apresentar poucos efeitos colaterais. Os contraceptivos já evoluíram muito. Diminuíram-se as doses e, hoje, utilizam-se hormônios naturais muito próximos dos que o nosso corpo produz. Mesmo assim, para cada mulher a combinação hormonal pode causar efeitos diferentes. Umas se adaptam superbem, outras não toleram.

Sobre o risco de trombose, que assusta muitas mulheres, vale dizer que ele é pequeno, cerca de 8 a 10 para cada 10 mil mulheres, e isso depende também de outros fatores, como obesidade, tabagismo e doenças que predispõem a formação de coágulos.

A libido é uma questão controversa, já que o desejo sexual feminino é multifatorial, não sendo exclusivamente dependente de hormônios. Existem mulheres que sentem diferença para menos, mas, para outras, até melhora, já que ficam tranquilas com relação ao risco de engravidar.

A enxaqueca com aura é contraindicação absoluta para o uso de pílulas com estrogênio, pois podem piorar o quadro. Nesse caso, métodos apenas com progesterona (pílula, DIU, implante, injetável) são mais indicados. Em relação aos tipos hormonais, existem benefícios além dos contraceptivos, como melhorar a oleosidade da pele e a acne, diminuir o sangramento menstrual e as cólicas.

Diante disso tudo, você deve ir ao ginecologista para pensarem, juntos, no anticoncepcional mais indicado para sua saúde e estilo de vida. Uma consulta com um especialista no assunto pode esclarecer as suas dúvidas. Não há um método contraceptivo melhor, existem diferentes escolhas para cada mulher.

Pílula anticoncepcional que não tira o desejo

 (Foto: Guto Seixas/editora globo)

CAROLINA AMBROGINI É GINECOLOGISTA, SEXÓLOGA E MÃE DE MARINA, 10 ANOS, E VICTOR, 9. MANDE SUA DÚVIDA PARA:

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)

Os contraceptivos orais oferecem inúmeros benefícios como o controle do ciclo menstrual, redução das cólicas e do fluxo de sangramento, além da redução dos problemas de pele, como acne. Porém, algumas mulheres apresentam reações nos três primeiros meses de uso da pílula, considerado como período de adaptação ao método, como retenção de líquido, náuseas e redução da libido.

Muitas vezes os anticoncepcionais podem melhorar o desejo sexual pelo fato de garantir uma eficácia contraceptiva. Porém, em alguns casos, por alterar a dinâmica da ovulação, pode afetar o desejo de mulheres mais sensíveis a alterações hormonais. O consumo desse tipo de medicamento não interfere na qualidade do sexo ou nos orgasmos, proporcionando uma vida sexualmente ativa.

Quando ocorre a queda do desejo sexual feminino momentaneamente, compreenderá apenas a fase de adaptação ao anticoncepcional. Caso ela perdure, converse com seu ginecologista sobre o assunto, pois somente ele poderá investigar se a alteração na libido é, de fato, causada pelo anticoncepcional e, sendo esse o caso, poderá mudar o tipo de pílula ou até mesmo o método contraceptivo por algum que não atue fortemente na corrente sanguínea.

Qual anticoncepcional que não tira a vontade de ter relação?

O DIU de cobre e o DIU hormonal não interferem na libido.

O que fazer quando o anticoncepcional tira o desejo?

Caso ela perdure, converse com seu ginecologista sobre o assunto, pois somente ele poderá investigar se a alteração na libido é, de fato, causada pelo anticoncepcional e, sendo esse o caso, poderá mudar o tipo de pílula ou até mesmo o método contraceptivo por algum que não atue fortemente na corrente sanguínea.

Porque o anticoncepcional tira a vontade de fazer sexo?

A causa – Os pesquisadores acreditam que essa redução da libido possa estar relacionada com o fato de que, para evitar a ovulação, a pílula acaba reduzindo também a testosterona – hormônio responsável pelo desejo sexual.