Piso laminado - vantagens e desvantagens

O piso laminado foi pensado para ser uma opção prática, econômica e sustentável. Entenda nessa matéria os prós e contras desse tipo de revestimento

Produzido a partir de Pinus e Eucalipto, o piso laminado é um dos principais modelos produzidos através da madeira. Esse revestimento pode ser encontrado em dois tipos, sendo eles o HDF e o HPP, que são diferentes substratos de madeira, e ambos possuem uma alta resistência contra impactos.

O piso laminado tem conquistado o seu espaço no mercado com todos os seus prós, mas para entender um pouco mais sobre esse produto antes de optar por usá-lo, fique com algumas vantagens e desvantagens que podem ser importantes para a sua decisão final.

Piso laminado - vantagens e desvantagens

Piso laminado em quarto infantil (imagem: Vivadecora.com/reprodução)

Vantagens

1- Isolante térmico
O piso laminado proporciona um conforto maior para andar descalço até mesmo em dias frios, perfeito para crianças que estão treinando os seus primeiros passos.

2- Fácil limpeza
Um aspirador de pó e uma vassoura macia resolvem quase todos os seus problemas. Em caso de manchas, um pano úmido já resolve.

3- Ecológico
É feito de madeira reflorestada.

4- Não atrai cupins
Produzido com componentes químicos contra ataque de pragas.

5- Hipoalérgico
Ideal para quarto de recém-nascidos e pessoas com problemas de alergia crônica.

6- Baixo custo
Além de ser um produto mais em conta, ele imita fielmente pisos de madeira natural, além de possuir uma variedade de cores e texturas.

7- Resistente
O fato de ser protegido por resina de melanina torna esse produto resistente a danos.

8- Fácil aplicação
O piso laminado possui duas formas de instalação: adesivo e encaixe. Ambos podem ser instalados sobre um piso existente ou diretamente no contrapiso, e não dependem de mão de obra específica, você mesmo consegue instalar.

9- Alta durabilidade
O piso laminado possui uma vida útil de aproximadamente 15 anos.

Desvantagens

1- Não resistente à água
O contato com a água pode danificar o revestimento, sendo assim contraindicado para áreas externas e casas com animais domésticos, pois a urina do animalzinho pode danificar o piso.

2- Desconforto acústico
Por ser um piso flutuante é comum emitir um som “oco” ao pisar com sapatos de salto alto.

3- Sujeito a desbotamento
O piso laminado pode sofrer descoloração se exposto ao sol, por isso esse tipo de piso não é indicado para ambientes externos.

Continue sua leitura em: Como colocar piso laminado: passo a passo

Agora que você já é quase um especialista em pisos laminados é hora de partir para a prática! Na Telhanorte você encontra diversos modelos de piso laminado e pode escolher o da sua preferência contando com a ajuda de um dos nossos profissionais. Esperamos por você!!

Agora que já falamos as vantagens de se ter um piso laminado, vamos falar sobre as desvantagens. Lembre-se, sempre consulte profissionais como arquitetos de interiores para que possam lhe ajudar na escolha do piso perfeito para o seu projeto.

Menos resistência à umidade

Para que a analise seja completa, também é necessário elencar algumas desvantagens do piso laminado. Apesar de ser um material resistente, um de seus pontos fracos é a umidade. Como as lâminas são apenas encaixadas e necessitam de um tratamento de verniz, ao derramar uma grande quantidade de água no chão ou instalar o piso em área molhada, ele pode ser danificado com mofo e ter sua vida útil reduzida.

Pode sofrer deformações com o sol

Outro agente capaz de danificar seu piso laminado de madeira é o sol, quando a exposição é prolongada, correndo o risco de sofrer algumas deformações. Por esse fator e o anterior esse não é um piso indicado para áreas externas.

Não é o ideal para quem tem cães dentro de casa

Mais uma contraindicação para o piso laminado em madeira é a presença de cães. Seja por causa dos animais que ainda deixam escapar um xixi no piso ou aqueles que correm dentro de casa e deixam marcas de unhas, o resultado pode ser de uma menor durabilidade. Vai depender do comportamento do seu cão, então cada caso é um caso.

Barulho

Há quem reclame que o piso laminado aumenta o som causado ao andar com salto alto sobre ele ou ao arrastar móveis. Mas saiba que esse barulho é abafado com a manta instalada sob os pisos. Então está elencado como uma desvantagem, mas se você confiar em um bom instalador de pisos, especializado nos laminados, não vai sofrer com esse problema.

E aí, após conhecer as vantagens e desvantagens, qual a sua decisão? Compartilha com a gente e chama a Santo Reparo!

Piso laminado - vantagens e desvantagens

Lembre-se, para sua segurança é super importante contratar um profissional para esse tipo de trabalho.

Chame a Santo Reparo! Aproveite os momentos em família e deixe que a gente se preocupa com os problemas da sua casa!

Quais as desvantagens do piso laminado?

Uma das desvantagens do piso laminado é que sua resistência à água é pouca. Sendo assim, para fazer a manutenção desse tipo de piso, use um pano úmido e, em seguida, um pano seco, para evitar que a água se acumule no piso. Outro ponto negativo é que ele não pode ficar em contato direto com o Sol.

Qual o problema do piso laminado?

Pode deformar com o sol: quando a exposição ao sol é prolongada, corre o risco de sofrer deformações. Por isso e por não ser resistente à umidade, o piso laminado não é indicado para áreas externas. Não é indicado para casas com cachorro: esse ponto depende do comportamento do animal.

Qual o tempo de durabilidade do piso laminado?

Resistência: os pisos laminados são resistentes á abrasão, riscos e manchas. Há opções de pisos que são hipoalergênicos, anti-cupins, e contam até com tratamento antiestático que inibe o acúmulo de poeira. A durabilidade do piso laminado é outra vantagem, a maioria tem cerca de 15 anos de garantia.

O que estraga o piso laminado?

Um importante cuidado com pisos laminados é evitar produtos que possam arranhar sua superfície, como: sapólio, palha de aço e lixas. Opte por móveis com rodízios de silicone ou poliuretano, pois os de confeccionados em nylon danificam e desgastam o piso.