Quais as vantagens e possíveis desvantagens do consumo mundial de biocombustíveis?

O biodiesel é um combustível de origem vegetal renovável que vem se mostrando uma excelente alternativa a combustíveis como diesel, gasolina e derivados do petróleo. Suas vantagens são de ordem sustentável e econômica, haja vista que os demais combustíveis vêm passando por uma escalada de preços.

No entanto, há também algumas desvantagens atreladas a esse combustível renovável. Continue lendo e saiba mais. 

O que é biodiesel?

O biodiesel é um combustível renovável fabricado a partir de fontes vegetais, como girassol, mamona, dendê, entre outros. Essa base vegetal recebe a adição de etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (sintetizado a partir de biomassa de madeiras).

A mistura da base vegetal com etanol ou metanol recebe, então, o acréscimo de um catalisador para estimular a reação química entre o óleo e o álcool. No passo seguinte, o óleo é separado da glicerina (utilizada para fabricar sabonetes) e filtrado. 

Trata-se de um combustível renovável, orgânico e limpo. Inclusive, em alguns países esse combustível recebe o nome de agrodiesel. 

Biodiesel no Brasil

O Brasil é um país que possui uma grande diversidade de espécies vegetais. Esse é um dos motivos pelos quais nosso país é considerado privilegiado para o fabrico de biodiesel. É relativamente fácil encontrar por aqui óleo de mamona, girassol, palma, soja, milho, dendê e amendoim. 

Objetivo do biodiesel

O objetivo central da produção de biodiesel é substituir o óleo diesel em automóveis pesados, como ônibus e caminhões. O combustível orgânico pode ser usado em motores à combustão interna com ignição por compressão ou para a geração de energia para substituir os combustíveis fósseis. 

Qual é a tecnologia de fabricação do biodiesel?

A tecnologia avançada para fabricar biodiesel está em desenvolvimento no Brasil. Já faz algum tempo que a Petrobras vem trabalhando com essa tecnologia. Atualmente, existem veículos circulando no país com esse combustível orgânico. 

Acredita-se que no futuro esse combustível possa substituir, gradativamente, os combustíveis fósseis. Para o que diz respeito a poluição do ar seria um avanço considerável. 

O Brasil fabrica, atualmente, 60 mil barris de biodiesel todos os dias e aparece em segundo lugar no ranking dos principais produtores mundiais, com cerca de 4 bilhões de litros anualmente.

Trata-se do país com maior potencial para produzir biodiesel do planeta. O Centro-Oeste é a região que realiza a maior produção de biodiesel no Brasil. A regulação da produção desse combustível fica a cargo da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). 

Quais são as vantagens do biodiesel?

A seguir você pode conferir as principais vantagens do biodiesel. 

1 – Menores índices de poluição

A queima do biodiesel gera índices de poluição relativamente baixos, não contribuindo assim para a piora do aquecimento global. Compreendendo a necessidade de construir um futuro mais sustentável, é fundamental reduzir as emissões poluentes. 

2 – Maior geração de emprego

O biodiesel contribui para alavancar a geração de emprego e renda no campo. Uma das consequências é a redução do fenômeno de êxodo rural. Quando há mais famílias fixadas no campo, as taxas de desemprego dos grandes centros urbanos são reduzidas. Afinal, não há a necessidade de absorver toda a mão de obra que migra de lá. 

3 – Fonte de energia renovável

A produção de biodiesel é uma fonte de energia renovável dependente apenas da plantação de grãos oleaginosos no campo. Estima-se que ele possa ser usado para substituir gradativamente os derivados do petróleo. 

4 – Menor dependência do petróleo

A partir da popularização do biodiesel, é possível reduzir a dependência das economias das nações dos produtores de petróleo. Uma excelente oportunidade de crescimento econômico para esses países.

5 – Custo de produção mais baixo

Em uma produção em larga escala e com o uso das tecnologias certas, o custo de produção se torna mais baixo em comparação com o custo dos derivados de petróleo. O investimento para a produção dessa solução orgânica mostra-se relativamente baixo em comparação com as vantagens competitivas e econômicas que podem ser obtidas. 

Quais são as desvantagens do biodiesel?

Confira a seguir quais as desvantagens do biodiesel. 

1 – Aumento do risco de desmatamento

Para atender a uma demanda global de biodiesel, se tornará necessário ampliar as áreas de plantação agrícola. Em países que não têm uma fiscalização rigorosa, é possível que se dê início a um processo de desmatamento de florestas para ter mais espaço para cultivar esses grãos. Dessa forma, haveria grande risco para as reservas florestais do nosso planeta.

2 – Preço dos derivados elevados

Pode haver o aumento do preço dos derivados dessa matéria-prima ou que usam os grãos em alguma etapa de sua produção. Dentre os derivados que podem ter seu preço elevado nesse cenário de aumento do uso de grãos para fabricar biodiesel, estão: leite de soja, ovos, rações para animais e carne. 

O biodiesel é uma alternativa com potencial sustentável, mas deve ter sua ampliação de uso bem planejada.

Quais as vantagens e desvantagens do consumo mundial de biocombustíveis?

A principal vantagem dos biocombustíveis é o fato de ser uma fonte de energia do tipo renovável. Os biocombustíveis possuem desvantagens atreladas à produção da matéria-prima, especialmente ao impacto ambiental gerado pelas plantações.

Quais são as desvantagens dos biocombustíveis?

Desvantagens do uso de biocombustíveis Embora a queima do biocombustível diminua a emissão de CO2, a sua produção produz outros gases que podem intensificar o efeito estufa (dióxido de enxofre SO2, Nitrogênio N2 e Fósforo P4). Desmatamento de áreas florestais para novas áreas de cultivo. Consome altos níveis de água.

Quais são as vantagens dos biocombustíveis?

Diferentemente dos combustíveis fósseis e tradicionais, o biocombustível neutraliza a pegada de carbono e reduz a emissão de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera. Além disso, os biocombustíveis são renováveis, uma vez que são criados usando recursos que podem ser reaproveitados ou repostos.

O que são e quais são as vantagens dos biocombustíveis?

Biocombustível é todo material utilizado para geração de energia a partir de biomassa orgânica para uso em motores a combustão interna. Uma das suas principais vantagens é a sustentabilidade ambiental e potencial para substituir de maneira total ou parcial os combustíveis fósseis.