Quais critérios foram levados em conta por Pedro Pinchas Geiger quando este propôs a regionalização geoeconômica em 1967?

507 palavras 3 páginas

Divisão do Brasil por critérios econômicos

Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs outra divisão regional do Brasil, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais.
Ela se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes.
Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.
De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

[pic]

1-Amazônia 2-Centro-Sul 3- Nordeste

Região geoeconômica Amazônia

É a maior das três. Tem aproximadamente 5 milhões de km2, extensão que corresponde a quase 60% do território brasileiro. Compreende todos os Estados da região Norte (com exceção do extremo sul de Tocantins), o oeste do Maranhão e praticamente todo o Mato Grosso.
Apesar de sua dimensão, possui o menor número de habitantes do país. Em muitos pontos da região acontecem os chamados "vazios demográficos". A maioria da população está localizada nas duas principais capitais do complexo, Manaus e Belém.

Na economia predominam o extrativismo animal, vegetal e mineral. Destacam-se também o pólo petroquímico da Petrobras e a Zona Franca de Manaus, que fabrica a maior parte dos produtos eletrônicos brasileiros.

Região geoeconômica Centro-Sul

Abrange as regiões Sul e Sudeste (exceto o norte de Minas Gerais), Mato Grosso do Sul , Mato Grosso, Goiás , Distrito Federal e o sul de Tocantins. Compreende aproximadamente 2,2 milhões de km2.
É a região mais dinâmica do ponto de vista econômico. São Paulo , Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as cidades de maior destaque.

O Centro-Sul é o principal destino de migrantes de diversos pontos do país e onde se encontra cerca de 70% de toda a população brasileira.


Relacionados

  • dgdghsgf

    2763 palavras | 12 páginas

    ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO: REGIONALIZAÇÃO Objetivos da Aula: - Apresentar a divisão oficial em cinco macrorregiões, - Conhecer os aspectos histórico do planejamento regional no Brasil; - Conhecer os fundamentos da divisão do Brasil em três complexo regionais, proposta por Pedro Pinchas Geiser. Fala galera!! Tudo Bem!!Na aula de hoje vamos apresentar os dois modelos de regionalização do espaço geográfico brasileiro mais cobrados em questões de vestibulares: a idelizada pelo IBGE (Instituto….

  • tr5sawebgqwaudzsyi

    1292 palavras | 6 páginas

    INTRODUÇÃO Para dividir o Brasil em cinco grandes regiões, o IBGE agrupou os estados de acordo com uma combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos. A primeira regionalização oficial do Brasil ocorreu no início da década de 1940 e dividia o Brasil nas seguintes regiões: NORTE, NORDESTE, ESTE, CENTRO e SUL. Essa regionalização delimitava as regiões de acordo com suas características naturais. Mantendo os mesmos critérios, em 1945 essa regionalização foi modificada. Assim, as regiões passaram….

  • zootecnia

    1554 palavras | 7 páginas

    Apresentação. Importância da Bovinocultura no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. Estudo do exterior. Raças. Fisiologia do crescimento. Fisiologia reprodutiva. Nutrição e alimentação dos Ruminantes. Exigências das diversas categorias animais (bovinocultura de leite, corte, búfalos). Nutrição e alimentação da vaca leiteira. Nutrição e alimentação do novilho em terminação. Saúde e higiene animal. Principais doenças e parasitas. Conduta profilática. Etologia e bem-estar de bovinos. Pastoreio….

  • aglomerados produivos

    3735 palavras | 15 páginas

    CRESCIMENTO ECONÔMICO LOCAL NO BRASIL LARA LIS ACHA KOHLER (UENF) Jose Ramon Arica Chavez (uenf) Nos últimos anos, o estudo de aglomerados produtivos tem chamado a atenção de pesquisadores e agentes políticos e econômicos por se mostrarem importante fonte geradora de emprego e renda, contribuindo predominantemente para o crescimento ecconômico local. O presente trabalho busca avançar na metodologia de mapeamento e classificação de aglomerados produtivos no Brasil, quanto….

  • Diviso regional do brasil

    1260 palavras | 6 páginas

    Organização PolíticoAdministrativa e a Divisão Regional do Brasil” / “Os Complexos Regionais Brasileiros” Unidades 66 e 67 – Pág. 383 – 389. • A divisão política-administrativa brasileira nem sempre foi a mesma, do século XVI até a atualidade, ela passou por sensíveis modificações: • • • • Donatárias (Brasil Colônia); Capitanias hereditárias (Brasil Colônia); Províncias (Brasil Império); Estados, Distritos e municípios (Brasil República). • Atualmente dividimos….

  • Regiões do Brasil

    910 palavras | 4 páginas

    Objetivos 1) Compreender a importância de se dividir o Brasil em regiões; 2) Entender que a divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma, variando ao longo do tempo; 3) Conhecer as principais propostas de regionalização do Brasil e identificar as suas principais diferenças: as macrorregiões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e as três regiões geoeconômicas de Pedro Pinchas Geiger; 4) Perceber que o espaço brasileiro pode ser dividido segundo outros aspectos….

  • regioes do brasil e suas divisoes

    940 palavras | 4 páginas

    Introdução Este trabalho tem como objetivo mostrar que: as regiões do Brasil são agrupamentos das unidades da federação em regiões com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual e aprofundar um pouco mais três dessas regiões. Divisão do IBGE Foi com o objetivo de conhecer o território nacional e os dados estatísticos….

  • geografia

    2422 palavras | 10 páginas

    Climáticas Mudanças Climáticas Satélites Satélites Imagens 3D Imagens 3D Mapas Mudos Mapas Mudos Mapas Físicos Mapas Físicos Mapas Mudos Coloridos Mapas Mudos Coloridos Mapas Temáticos Mapas Temáticos Geografia Geral e do Brasil Geografia Geral e do Brasil Território e Sociedade Território e Sociedade Água - Pacto Azul Água - Pacto Azul Críticas e Sugestões Críticas e Sugestões Coleção Viver e Aprender Coleção Viver e Aprender Coleção Geografia Homem & Espaço Coleção Geografia….

  • a regionalização do mundo

    731 palavras | 3 páginas

    Regionalização do Brasil: a) As cinco regiões brasileiras Com extensão territorial de 8.514.876,60 quilômetros quarados, o Brasil é o quinto maior país do mundo. Essa grande área está fragmentada em cinco Regiões, estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas….

  • urbanizacao

    4746 palavras | 19 páginas

    MARCUS CAVALCANTE GEOGRAFIA DO BRASIL TEORIA 89 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Teoria e Seleção das Questões: Prof. Marcus Cavalcante Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição OUT − 2012 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa (art. 184 e parágrafos do Código Penal), conjuntamente com busca e apreensão….

Outros Trabalhos Populares

Que critérios foram levados em consideração por Pedro Pinchas Geiger na regionalização do Brasil em complexos regionais?

Os critérios que foram utilizados pelo geográfo Pedro Pinchas Geiger para regionalizar o Brasil foram os aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos, que os estudioso considerava bem distintos.

Quais os critérios que Pedro Pinchas estipulou para a sua regionalização?

Como critérios, além de utilizar os aspectos socioeconômicos, considerou os fatores históricos de formação do território brasileiro em coesão com a economia. Com base nessas escolhas, Pedro Pinchas Geiger dividiu o Brasil em três complexos regionais ou geoeconômicos: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia.

Quais foram os critérios adotados pelo IBGE por Pedro Pinchas Geiger e por Milton Santos e Maria Laura Silveira em suas regionalizações do espaço brasileiro?

De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

Quais são os principais critérios de regionalização das regiões geoeconômicas?

A divisão regional geoeconômica do Brasil utilizou como critérios os aspectos naturais, sociais e, principalmente, os econômicos. Essa divisão proporciona uma melhor análise do desenvolvimento econômico do Brasil, além de permitir um estudo mais aprofundado das causas da desigualdade social no país.