Quais as principais consequências resultantes da inclinação do eixo terrestre?

Quais são as consequências da inclinação do eixo terrestre?

As estações são causadas pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à perpendicular ao plano definido pela órbita da Terra (plano da eclíptica) (Fig. 2.1). Esta inclinação faz com que a orientação da Terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a Terra gira em torno do Sol.

Quais são as consequências da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita e do movimento de translação?

As estações do ano ocorrem como resultado da inclinação axial da Terra. Conforme a Terra realiza o movimento de translação, a incidência da luz solar em cada um dos hemisférios sofre alteração. Se o eixo de rotação formasse um ângulo reto com o plano orbital, essa alteração não ocorreria.

O que acontece com a inclinação do eixo de rotação?

A Terra mantém a inclinação do seu eixo de rotação quase inalterada (na verdade existe um lenta mudança denominada de precessão) enquanto se translada em torno do Sol. Por isso em pontos diferentes da sua órbita em torno do Sol varia a insolação nos hemisférios sul e norte.

O que causa a inclinação do eixo da Terra?

Inclinação variável Como se sabe, o eixo de rotação da Terra não é ortogonal ao plano no qual ela se movimenta ao redor do Sol. Ele apresenta uma pequena inclinação, que foi provavelmente causada por um impacto que a Terra sofreu de outro corpo celeste no passado remoto.