Quais foram as contribuições das sociedades antigas e dos povos originários das Américas para o desenvolvimento de conhecimentos relacionados a esse tema Brainly?

Ao longo da Idade Média, a concepção de mundo do homem europeu o impelia ao isolamento e o reforço do pensamento religioso. Influenciados pela estabilidade dos valores cristãos e a instabilidade das invasões bárbaras da Alta Idade Média, os homens viviam reclusos no interior dos feudos. O desconhecido e o inusitado seriam palavras que causariam o mal-estar de uma realidade sustentada pela harmonia das ordens clerical, nobiliárquica e servil.

Com a ascensão da burguesia mercantil e as grandes navegações, muitos desses valores medievais foram revistos e abandonados. No entanto, muitas narrativas míticas que falavam de terras paradisíacas cercadas de um exotismo e da fartura construíram-se ao longo de muitos anos no ideário das sociedades europeias. Além disso, vários relatos míticos também faziam menção sobre as bestas selvagens habitantes dos mares e terras até então desconhecidas pelos povos europeus.

Esse misto de fascínio e terror encontrado nas narrativas e representações iconográficas fez com que o homem moderno ainda guardasse muito desses valores em seu imaginário. Com o advento da descoberta da América, os colonizadores europeus depararam-se com um mundo onde muitas daquelas situações imaginadas em nada traduziam a situação das chamadas civilizações pré-colombianas. Ao mesmo tempo, essa pré-concepção do outro acabou fazendo do nativo americano algo a ser repudiado e civilizado pelo europeu.

No entanto, toda essa condição de estranhamento, admiração e repúdio deixou para trás toda uma rica gama de valores culturais desenvolvidas pelos povos que aqui já existiam. No fim do século XV, período que marca a chegada dos espanhóis ao continente, o continente contava com três grandes civilizações: maias, astecas e incas. Muitas das cidades criadas por essas civilizações faziam frente a qualquer centro urbano europeu do século XVI. Mesmo contando com um amplo leque de características e conhecimento, o contato dos nativos com os europeus marcou um dos maiores genocídios que se tem registro.

Mesmo que diversos traços dessa cultura fossem perdidos com o processo de colonização, vemos no estudo das sociedades pré-colombianas um rico campo de reflexão sobre a questão da relatividade cultural. Conhecendo um pouco mais desses povos podemos repensar o antigo valor que nos impõe a Europa como o berço das mais complexas e avançadas civilizações da História.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Povos Pré-Colombianos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/povos-precolombianos.htm. Acesso em 30 de outubro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Lista de exercícios


Atualidades


Contribuição dos Indígenas para a Sociedade Brasileira, artigo de Valdir Lamim-Guedes

[Ecodebate] Antes da constituição federal de 1988, prevalecia uma visão integralista quanto aos povos indígenas, calcada na ideia de que estes grupos sociais estavam fadados a extinção, com a cultura e saberes destas pessoas contribuindo muito pouco para a construção da nação brasileira.

A carta de 1988, que estabelece a estrutura do estado brasileiro vigente atualmente, trouxe uma nova perspectiva a cerca dos grupos indígenas – valorizando a cultura e saberes destas pessoas – e o direito de terem uma cidadania diferenciada.

O “direito a diferença”, como esta cidadania diferenciada também é chamada, permitiu aos indígenas o direito de terem a sua própria cultura, mantendo seus costumes, e garantindo, entre outras coisas, que as crianças sejam educadas na língua falada pelo grupo social em que vive. Além deste direito, outros foram assegurados pela constituição federal, alguns destes são o direito a terra, a demarcação das reservas indígenas, ao uso dos recursos naturais dentro das reservas, acesso à saúde e a proteção dos índios e de seus bens pela União.

Estes direitos permitem que estas pessoas continuem contribuindo para o país. Esta contribuição dos povos indígenas refere-se à proteção de áreas naturais, ao uso sustentável dos recursos naturais (incluindo o patrimônio genético mantido nas roças e áreas florestadas dentro das terras indígenas) e ao conhecimento que detém sobre o meio ambiente (uso de plantas medicinais, citando apenas um exemplo). Além disto, os índios também contribuem para o país por causa das relações sociais e com o meio ambiente existentes nas comunidades indígenas podem servir como formas de interação social alternativas as nossas, contribuindo para a quebra de paradigmas e a constituição de novas relações socioambientais por nós.

Apesar do exposto até aqui sobre os avanços legais na questão indigenista, dois aspectos necessitam ser maximizados, por reestruturação administrativa ou a partir de novos aparatos legais, estes são: presença do poder público, possibilitando acesso a saúde, educação e acelerando a demarcação da reservas indígenas e etc.; e participação política, para a defesa dos interesses dos povos indígenas por representantes próprios.

Assim, os indígenas já contam com um certo aparato do estado para assegurar seus direitos, mas que pode ser melhorado, permitindo uma participação maior dos indígenas na sociedade brasileira.

Um efetivo reconhecimento dos povos indígenas e a valorização e preservação do modo como vivem é a base para que eles continuem exercendo o papel deles na sociedade brasileira.

Valdir Lamim-Guedes, Mestrando em Ecologia de Biomas Tropicais, Universidade Federal de Ouro Preto, é colaborador e articulista do EcoDebate.

EcoDebate,

Quais foram as contribuições das sociedades antigas e dos povos originários da América para o desenvolvimento de conhecimentos relacionados a esse tema?

Alcançaram técnicas de irrigação para o desenvolvimento da agricultura, além de deterem conhecimentos de engenharia e arquitetura, tinham como base de suas construções pedras para a instalação de templos, pirâmides e palácios.

Quais foram as contribuicoes das sociedades antigas e dos povos?

Arquitetura, grandes construções, astronomia e matemática são algumas de suas contribuições. No entanto, o maior legado dessa civilização foi o desenvolvimento do sistema de escrita ou, como todos nós conhecemos, o alfabeto.

Como as sociedades antigas e os povos originários das Américas relacionam os movimentos da Terra e a percepção da passagem do tempo?

Os povos nativos perceberam que as atividades de caça, pesca, colheita e lavoura sofriam flutuações de acordo com a época do ano. Foi por meio da “leitura do céu” que buscaram entender como utilizar esse conhecimento em favor da comunidade.