Plano de aula do ensino primário

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • organizacao por ciclo da 12 classe

    1382 palavras | 6 páginas

    Introdução Conteúdo 1. Introdução 1 1. Fale da especificidade do subsistema de ensino infantil: descreva-o tendo em conta os seus objectivos e finalidades. 2 2. Disserte sobre factores que estão na origem da fraca qualidade do ensino nos vários subsistemas de ensino em Moçambique e dê sugestões para minimizar o impacto negativo desses factores 2 2. Elementos ligados à escola: 3 3. Elementos da sala de aula 3 4. A nível da comunidade 3 5. Resultados 4 Conclusão 5 Referências 6 1. Introdução A qualidade de ensino é um tema discutido universalmente. Em todo o mundo os países confrontam-se com o problema da qualidade da formação dos seus alunos, sendo contudo diferentes, os níveis e problemas abordados neste debate. De uma maneira geral, nos países desenvolvidos os problemas da qualidade revelam-se, sobretudo em níveis mais adiantados como sejam o ensino secundário e o ensino superior. A nível de Moçambique este problema revela-se desde as primeiras classes, onde, segundo algumas fontes, existem alunos que terminam a 5ª classe sem dominar convenientemente a leitura, a escrita e aritmética básica. Há vários elementos que afectam a qualidade de ensino no mundo. Estes são, de uma maneira geral, comuns a todos os países. A nível de países como o nosso verificam-se, em algumas escolas, falta de condições básicas mínimas para o desenvolvimento normal do processo de ensino e aprendizagem. Note-se que há ainda escolas primárias a funcionarem em baixo de…

  • Planos de aulas para iniciantes de pedagogia

    2408 palavras | 10 páginas

    Plano de Aula I 1. Identificação: 1. Escola: E.E.E.F.M. “Almirante Barroso” 2. Série: 3º ano matutino, turma 3 (3M3) 3. Professor: Emanuel Assis 4. Disciplina: Sociologia 5. Unidade: Identidade e Juventude 6. Subunidade: 7. Aula: 1 – Identidade: Muito mais que um Documento. 8. Data: 7/10/2008 2. Objetivos: • Introduzir a temática da identidade cultural; • Apresentar a proposta de trabalho educacional para o…

  • Como A Internet Auxilia No Processo De Recrutamento E Seleção

    11376 palavras | 46 páginas

    REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA Fazer da escola um polo de desenvolvimento consolidando a Moçambicanidade PLANO ESTRATÉGICO DE EDUCAÇÃO E CULTURA 2006 – 2010/11 (Versão 09/06/2006) Junho de 2006 MAPUTO, MOÇAMBIQUE PLANO ESTRATÉGICO DE EDUCAÇÃO E CULTURA Índice Chave de siglas e abreviaturas .................................................................................. v…

  • Escola Portuguesa

    43565 palavras | 175 páginas

    PORTUGUESA Do “Plano dos Centenários” À Construção da Rede Escolar no Distrito de Vila Real Tese de Mestrado em Educação Área de Especialização História da Educação e Pedagogia Trabalho efectuado sob a orientação do Professor Doutor Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo Setembro, 2006 “É AUTORIZADA A REPRODUÇÃO PARCIAL DESTA TESE APENAS PARA EFEITOS DE INVESTIGAÇÃO MEDIANTE DECLARAÇÃO ESCRITA DO INTERESSADO QUE A TAL SE COMPROME.” Aos meus país e minha irmã,…

  • A escola portuguesa

    45071 palavras | 181 páginas

    centrou a investigação, e as mudanças de circunstância por que passou o ensino e, por outro lado, da forte intervenção a que as escolas, como edifícios se sujeitaram, nomeadamente, novos conceitos de arquitectura, usos de diferentes materiais e os novos métodos de construção, terminando mesmo com a utilização do edifício escolar para outros fins evitando a sua degradação, mantendo-se assim um pouco da sua história. A presente dissertação teve como objectivo principal analisar em que…

  • brasil colonia

    864 palavras | 4 páginas

    montou um plano de ensino adaptado ao local e à sua missão, que contimha o ensino de português, a dutrina cristã e a¨escola de ler e escrever¨. Após este período, os alunos tinham a opção de continuarem os estudos para o aprendizado da agricultura ou seguirem com aulas de gramática, finalizando seus estudos na Europa. Como não tinham opções, mesmo os que não queriam ser padres estufavam no local. com isto, os jesuitas obtiveram quase o monopólio do ensino, chegando a fundar vários…

  • Informações das mais sgnificativas escolas fundadas no brasil colonial, imperial e republicano

    951 palavras | 4 páginas

    montou um plano de ensino adaptado ao local e à sua missão, que continha o ensino de português, a doutrina cristã e a “escola de ler e escrever”. Após este período, os alunos tinham a opção de continuarem os estudos para o aprendizado da agricultura ou seguirem com aulas de gramática, finalizando seus estudos na Europa. Como não tinham opções, mesmo os que não queriam ser padres estudavam no local. Com isto, os jesuítas obtiveram quase o monopólio do ensino, chegando a fundar vários…

  • O processo constitutivo da organização escolar

    3178 palavras | 13 páginas

    interesses do Estado, já que os objetivos da Companhia de Jesus era servir aos interesses da fé. Em 28/06/1759 o Marquês de pombal criou as aulas régias de Latim onde cada aula era autônoma e isolada, sendo um professor, e uma aula não se articulava com a outra, Grego e Retórica, nesse mesmo tempo criou a Diretoria de Estudos que só funcionou depois de sua saída. A educação no Brasil estava parada precisando de solução, fazendo com que Portugal criasse o subsídio literário (taxa) para…

  • aaaab

    1027 palavras | 5 páginas

    1808 até 1822. Na primeira fase a do jesuítas, quem se destacou é o padre Manoel da Nóbrega, que iniciou a catequese dos indígenas. Nóbrega e os jesuítas desenvolveram as escolas de ordenação, que levaram educação aos filhos dos colonos brancos e aos mestiços. Mas para isto, o padre montou um plano de ensino que se adaptava ao local e à sua missão, que continha o ensino de português, a doutrina cristã e a escola que ensina , ler e escrever. Após este período, os alunos tinham a opção…

  • ESTUDO DIRIGIDO História da educação no Brasil

    1243 palavras | 5 páginas

    Disciplina: História da Educação Curso: Pedagogia – 1º Período Atividade: Estudo Dirigido - História da educação no Brasil Com base em seus estudos e nas aulas, faça o que se pede abaixo: 1) Sabe-se que o movimento Jesuíta no Brasil teve sua atuação divida em dois momentos: o período heroico e o período de consolidação. Assim sendo, apresente duas características de cada um desses momentos. Período Heroico – 02 características: adaptação e…

Como fazer um plano de aula para ensino fundamental 1?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos).
Reflita sobre o público-alvo. ... .
Escolha o tema da aula. ... .
Defina o objetivo a ser alcançado. ... .
Defina o conteúdo a ser abordado. ... .
Decida a duração da aula. ... .
Selecione os recursos didáticos. ... .
Defina a metodologia a ser utilizada. ... .
Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos..

Quais são os tipos de planos de aula?

Os planos de aula podem ser descritivos ou esquemáticos. Os objectivos deste plano são: conduzir a aula de forma adequada, evitar improvisos, evitar nervosismo, evitar trabalhos mal feitos, garantir segurança no professor, facilitar a preparação de aulas.

Como fazer um plano de aula para ensino fundamental de acordo com a Bncc?

Como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC.
Selecione a temática geral do projeto. ... .
Estabeleça os objetivos. ... .
Informe o tema de estudo. ... .
Estabeleça a duração. ... .
Pense nos recursos didáticos. ... .
Defina a metodologia. ... .
Informe a avaliação..

Onde encontrar plano de aula?

Então, continue lendo e conheça opções de aplicativo para plano de aula gratuitas e com planos pagos e funções extra..
Canva. ... .
Google Classroom. ... .
Documentos Google. ... .
Google Keep. ... .
Padlet. ... .
Nearpod..