Por que a transpiração é importante para o funcionamento do organismo explique?

Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCAR, 2019)
Bacharel em Ciências Biológicas (UNIFESP, 2015)

Ouça este artigo:

O processo de transpiração vegetal engloba a passagem de água por todo o corpo da planta, desde sua absorção nas raízes, transporte através do xilema, movimentação até as porções superiores da parte aérea culminando com a sua evaporação na superfície das folhas através dos estômatos. Calcula-se que mais de 95% da água que uma planta absorve do solo seja perdida através deste processo, que é importante para a manutenção térmica da planta, controle de sua turgidez e pressão osmótica além de permitir que a água sirva como um meio de conduzir nutrientes minerais para todos os tecidos que compõem o vegetal.

A transpiração vegetal é um processo primordial executado pelas plantas, possuindo uma regulação detalhada que pode ser modulada. Um exemplo de mecanismo de controle de transpiração é o aumento ou redução na quantidade de folhas ou estruturas fotossinteticamente ativas. Quanto mais folhas, maior a quantidade de estômatos e de superfície de trocas gasosas e, consequentemente, maior a perda de água. Em ambientes úmidos, em que a água não é um fator limitante, esta pode ser uma ótima estratégia para aumentar a taxa de fotossíntese. Outra alternativa seria controlar a quantidade e a exposição dos estômatos. Plantas adaptadas a ambientes secos como desertos muitas vezes possuem seus estômatos escondidos, realizando a sua abertura no período noturno quando a perda de água será menor (devido à baixa temperatura ambiental). Também se observa que o tamanho da folha influencia na taxa de transpiração. Grandes folhas possuem maior área de exposição e transpiram mais do que folhas melhores. As plantas podem ainda serem dotadas de cutículas com ceras impermeabilizantes, tornando a superfície do corpo vegetal uma área de pouquíssima perda de água. Além da cutícula, também encontramos na natureza plantas com pelos (tricomas) nas folhas, estruturas que auxiliam na manutenção da umidade foliar reduzindo a transpiração.

Por que a transpiração é importante para o funcionamento do organismo explique?

Fotografia de estômatos em uma folha. Foto: Dimarion / Shutterstock.com

Os fatores abióticos também influenciam na taxa de transpiração vegetal. A temperatura, por exemplo, causa um aumento na perda de água até um limite no qual a umidade atmosférica ao redor da planta se iguale àquela do interior dos tecidos. Aumentos muito drásticos de temperatura podem levar a desidratação da planta, que passa a apresentar um estado de secura, intensificando o gradiente de potencial hídrico e fazendo com que a raiz absorva mais água do solo. O vento também é um importante fator que atua na taxa de transpiração. Em baixas intensidades, ele afeta pouco este processo, uma vez que a umidade ao redor da planta aumenta causando uma estabilização na perda d’água. Quando a velocidade do vento aumenta, ele carreia esta umidade, aumentando a transpiração. Esse efeito é continuo sem que haja uma estabilização, o que pode ser danoso para a planta caso ela fique exposta a fortes ventos por longos períodos de tempo. Por isso vegetais em altitude apresentam hábitos herbáceos ou arbustivos e crescem melhor nas porções de relevo que são menos atingidas pelo vento. A umidade afeta inversamente a taxa de transpiração. Quando a umidade relativa no ambiente é muito baixa, a transpiração é elevada, enquanto que com uma alta umidade atmosférica observa-se baixa transpiração (pois a concentração de água no ambiente é maior do que nos tecidos vegetais).

Referências:

Hygen, G., 1951. Studies in plant transpiration I. Physiologia Plantarum, 4(1), pp.57-183.

Raven, P.H., Evert, R.F. and Eichhorn, S.E., 2005. Biology of plants. Macmillan.

Smith, W.K. and Geller, G.N., 1979. Plant transpiration at high elevations: theory, field measurements, and comparisons with desert plants. Oecologia, 41(1), pp.109-122.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biologia/transpiracao-vegetal/

Afinal, de onde vem o suor no corpo? O suor é um líquido transparente e inodoro, produzido pelas glândulas sudoríparas que são localizadas na derme. O nosso corpo possui quase dois milhões e meio de glândulas espalhadas por todo o corpo, especialmente nas plantas dos pés e das mãos.

Entretanto, todo mundo tem uma parte específica do corpo que transpira mais do que outras, seja nas axilas, na cabeça, nos pés ou até a palma da mão. Descubra os pontos de transpiração do corpo, de onde vem o suor e como lidar com isso de uma maneira saudável e eficiente.


Suor excessivo no corpo: regiões do corpo

O suor excessivo no corpo todo - também chamado de hiperidrose - costuma acometer de 2 a 3% da população e pode surgir por diversas causas. Já a transpiração considerada "normal" tende a se concentrar nas partes que acumulam maior calor. Regiões como axilas, sola dos pés, virilha e palma das mãos são mais propícias a suar ou por estarem em contato com algo, como os tecidos das roupas, ou por serem dobras de pele.

A produção e quantidade de suor no corpo também varia em função de vários aspectos como a idade (na adolescência, por exemplo, transpira-se muito em consequência das grandes alterações hormonais), o local onde se mora (calor extremo) e a atividade que se exerce (os atletas transpiram muito mais do que as pessoas que não praticam atividades de alta intensidade).


De onde vem o suor e porque suamos?

O suor é composto em sua maioria por água, mas também contém substâncias como o cloreto de sódio (sal), ureia e nitrogênio, ácido úrico e cresóis, um grupo de compostos químicos.

A transpiração nada mais é do que o nosso organismo tentando regular a temperatura do nosso corpo, que pode se desestabilizar por diversos fatores, como:

  • Prática de atividades físicas: o suor tem a função de refrigerar o corpo, logo, quando suamos, o nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo esforço muscular. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade faz com que seja produzido muito calor e a temperatura do corpo acaba aumentando. Então, por meio do suor, o corpo consegue se resfriar e reduzir sua temperatura.
  • Clima muito quente: em temperaturas muito elevadas o nosso corpo acaba esquentando com mais facilidade e, assim como durante a prática de exercícios físicos, o suor acaba sendo uma maneira de reduzir a temperatura corporal.
  • Doenças infecciosas: quando nosso corpo percebe a presença de agentes infecciosos querendo se instalar no organismo, ele propositalmente aumenta a temperatura na tentativa de matar o vírus ou bactéria presente.
  • Menopausa: durante a menopausa a mulher sofre grandes alterações hormonais, que influenciam diretamente no controle de temperatura corporal, causando as conhecidas “ondas de calor” e excesso de suor.
  • Medicamentos: alguns remédios podem ter como o efeito colateral a sudorese em demasia, seja por provocar uma alteração hormonal ou devido algum composto da fórmula.


Calor, mau odor e suor no corpo

As partes mais quentes e o que você pode fazer para evitar suor em excesso no corpo são:

Axilas

Apesar de estarem sempre em evidência quando o assunto é transpiração, elas produzem menos de 1% do suor total do corpo. Entretanto, como ele não evapora facilmente e a área é repleta de bactérias, ela é famosa pelo característico cecê.

A melhor forma de resolver o desconforto é fazer a aplicação de desodorantes antitranspirantes, lavar bem o local e utilizar roupas claras e de tecidos mais leves, como as de algodão.

Pés

Essa parte do corpo acaba acumulando muita umidade por estar constantemente abafada pelos sapatos, o que torna o ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos.

O suor em si não possui odor, o que causa o cheiro desagradável é o produto da atividade desses micro-organismos que acabam se proliferando facilmente nesses locais por serem mais quentes, úmidos e escondidos. Para amenizar o problema, procure usar calçados mais arejados, lavar e secar bem entre os dedos e utilizar talcos e produtos desodorantes para os pés. [DV1] Rexona Pés através da sua tripla ação contra o chulé, possui ação antibacteriana, combatendo até 99% das bactérias, com controle do mau odor graças a presença de ativos antitranspirantes com o auxílio de fragrâncias de longa duração. Pés secos e protegidos por até 48h. Rexona Pés apresenta os formatos aerossol e talco.

Virilha

Mesmo caso dos pés e axilas, essa região tende a reter o suor por estarem sempre cobertas. Para aliviar o incômodo e o possível mau odor, medidas de precaução podem ser tomadas, como manter o local limpo e dar preferência a roupas leves, shorts, saias e vestidos, ou calças de tecidos que permitam que os poros da pele respirem - evitando fibras sintéticas e impermeáveis.

Mãos

A transpiração na palma das mãos geralmente está associada a alguma situação de estresse ou ansiedade. Nesse caso, além de tratar a causa do estresse, pode-se amenizar o problema lavando constantemente as mãos com água e sabão ou carregando lencinhos umedecidos para limpá-las quando estiver em trânsito, e passando um pouco de talco, para absorver a umidade.

Rosto e cabeça

O suor na cabeça ocorre geralmente durante a noite e a transpiração de ambas as regiões é normal e acontece devido os fatores detalhados anteriormente. Entretanto, se a face sua de forma intensa, isso pode ser consequência de uma estimulação exacerbada das glândulas chamada de hiperidrose craniofacial.

De um modo geral, para diminuir a produção do suor, é recomendado evitar a ingestão de alimentos picantes, muito condimentados ou quentes, que elevam a temperatura corporal – confira mais aqui sobre a relação entre suor e alimentação.


Suor no corpo é normal?

Transpirar é normal e faz parte do funcionamento e da manutenção natural do nosso corpo, porém, o suor em excesso no corpo sem motivos aparentes e que persiste por vários dias pode estar sendo causado por problemas de saúde mais sérios. Nesse caso, é indicado procurar um dermatologista, que poderá investigar o problema de forma profissional.

Quais os benefícios da transpiração?

Para que serve o suor? A sudorese auxilia no processo de termorregulação, que nada mais é do que o controle da temperatura corporal, assim como na hidratação da pele e no equilíbrio de fluídos e eletrólitos. O suor é formado principalmente por água, eletrólitos, sais minerais e aminoácidos.

Qual a importância do suor para o organismo humano Brainly?

Regular a temperatura corporal e excretar substâncias !

Como funciona o processo de transpiração?

A TRANSPIRAÇÃO OCORRE EM QUALQUER PARTE DA PLANTA QUE ESTEJA ACIMA DO SOLO. ENTRETANTO, A MAIOR PARTE DA TRANSPIRAÇÃO ACONTECE NAS FOLHAS. A MAIOR PERDA DE ÁGUA OCORRE PELOS ESTÔMATOS, PEQUENAS ABERTURAS CIRCUNDADAS POR CÉLULAS-GUARDA SITUADAS NA EPIDERME (A “PELE” DA PLANTA).