Por que as árvores do Cerrado apresentam troncos e galhos retorcidos?

As raízes dessas árvores são uma importante estratégia evolutiva, pois

  1. aumentam a taxa de fotossíntese das árvores, o que eleva a produção de biomassa.
  2. melhoram a sustentação das árvores no solo, que se torna arenoso nos períodos intensos de seca.
  3. possibilitam a absorção de água de regiões mais profundas do solo, inclusive em períodos de seca.
  4. dificultam a ação de predadores que se alimentam desses órgãos, provocando a morte das árvores.
  5. diminuem a superfície de contato desses órgãos com a atmosfera, impedindo a perda de água por evaporação.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

88

Quais são as árvores do Cerrado?

Seguem as espécies características do Cerrado:

  • Acácia Mangium.
  • Angico (Anadenanthera falcata)
  • Angico Vermelho (Parapitadenia rigida)
  • Araticum (Annona coriacea)
  • Araticum Cagão (Annona cacans)
  • Aroeira (Miracruodron urundeuva)
  • Bálsamo (Miroxylon peruiferum)
  • Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)

Por que as árvores do Cerrado possuem casca grossa?

Por exemplo, as árvores das savanas do Cerrado têm adaptações para resistir ao fogo como as cascas grossas que parecem cortiça e servem de isolante térmico evitando que as árvores morram. ... Assim, de tempos em tempos, o Cerrado precisa do fogo para se renovar e se manter com alta diversidade de plantas.

Por que no Cerrado as árvores tem raízes profundas e cascas grossas?

O aspecto geral da vegetação do Cerrado – troncos retorcidos, cascas grossas, raízes profundas e caules subterrâneos – é resultado da ação do fogo natural, comum nesse bioma, especialmente no período seco de inverno. Muitas espécies, adaptadas às queimadas naturais, brotam logo após as primeiras chuvas.

Tem vegetação arbustiva caducifólia com raízes profundas galhos retorcidos e casca grossa?

b) tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa. c) cobre 2 milhões de km2 do território nacional, sendo 80% inexplorados. d) apresenta duas espécies vegetais dominantes, o buritizeiro e o pequizeiro, não exploradas economicamente.

Por que as plantas do Cerrado em geral apresentam troncos tortuosos e casca grossa?

É devido a uma combinação de fatores naturais. A flora do Cerrado possui características biológicas que a protegem da morte em caso de queimadas – fenômeno comum na região devido aos raios. Mas o fogo mata alguns brotos, de modo que os galhos estão sempre crescendo numa direção diferente (veja no infográfico abaixo).

É comum a presença de árvores com troncos finos e retorcidos?

O cerrado é o tipo de vegetação brasileira formada por arbustos, gramíneas e árvores esparsas, podendo apresentar matas de galeria. A flora do cerrado é predominantemente formada por árvores de pequeno porte com troncos grossos e retorcidos, além de arbustos e capim.

Qual o bioma apresenta vegetação retorcida troncos grossos solo ácido e com gramíneas de porte alto?

Cerrado. O Cerrado é comparado às savanas posto que reúne árvores baixas, esparsas com troncos retorcidos, além de gramíneas e arbustos. Esse tipo de vegetação é encontrado nas regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste do país, desenvolvidas no clima tropical sazonal.

O que é vegetação de gramíneas?

As gramíneas são plantas que se caracterizam em geral como ervas monocotiledôneas de pequeno porte, podem ser anuais ou perenes, rizomatosa ou estolonífera, com caule em geral oco e articulado por nós sólidos, raramente ramificado e mais ou menos lenhoso, folhas lineares, sésseis, com lígula e bainha enrolada em redor ...

Qual é o nome da vegetação próxima ao chão composta de gramíneas?

Resposta. Essa vegetação corresponde ao cerrado!

Que tipo de vegetação se desenvolve no solo lodoso?

Manguezais. O solo dos manguezais é lodoso, salgado, rico em nutrientes e com pouco oxigênio. ... A vegetação comum dos manguezais são as plantas lenhosas (mangue vermelho, branco e botão) e vegetais como algas, bromélias, liquens e as samambaias de mangues.

O que é vegetação espaçada?

Vegetação densa é um tipo de vegetação caracterizado como mata perenifólia (ou sempre verde)com árvores de até 40 m de altura como por exemplo arbustos;Já a vegetação espaçada é constituída por árvores de pequeno porte com raízes profundas cascas com forte espessura e folhas cobertas de pelos.

Que tipo de vegetação encontramos na região Nordeste?

A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. Dependendo do clima e local, podem ser encontrados biomas diferentes, variando entre mangue, Mata Atlântica, vegetação de dunas, cerrado, caatinga, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.

Qual é o tipo de vegetação predominante na região Norte?

Geografia do Brasil Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.

Qual é o tipo de vegetação predominante na região sul?

Mata das Araucárias

Porque os troncos das árvores do Cerrado são retorcidos?

- A pouca fertilidade e elevada acidez do solo são responsáveis pela baixa estatura e os troncos retorcidos das árvores.

Por que as árvores do Cerrado apresentam galhos tortuosos e raízes profundas?

É devido a uma combinação de fatores naturais. A flora do Cerrado possui características biológicas que a protegem da morte em caso de queimadas – fenômeno comum na região devido aos raios. Mas o fogo mata alguns brotos, de modo que os galhos estão sempre crescendo numa direção diferente (veja no infográfico abaixo).

Porque os galhos do Cerrado são tortuosos?

A vegetação do Cerrado é influenciada pelas características de solo, clima e fogo. O excesso de alumínio e a alta acidez do solo diminuem a disponibilidade de nutrientes às plantas, tornando-o tóxico para plantas não adaptadas.

Porque galhos retorcidos?

Segundo pesquisas, o aspecto retorcido de suas árvores e arbustos são consequência da ocorrência do fogo, fazendo com que suas gemas de rebrota ocorram lateralmente. As cascas espessas dos troncos funcionam como um mecanismo de defesa das árvores às queimadas.