Por que os impérios Asteca e Inca foram tão rapidamente derrotados pelos conquistadores espanhóis

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a conquista do Império Inca, realizada pelos espanhóis na expedição liderada por Francisco Pizarro. Publicado por: Daniel Neves Silva

(UFC) Sobre a conquista da América, é verdade dizer que astecas, incas e maias foram subjugados pelos espanhóis, embora houvesse superioridade numérica de índios. Para isso, contribuíram o uso de armas de fogo, os conflitos internos entre os nativos e as doenças transmitidas pelos conquistadores. Sobre a conquista dos incas, assinale a alternativa correta.

a) Os incas foram derrotados porque acreditaram que os conquistadores eram deuses de volta aos Andes e sacrificaram-se em frente deles.

b) A conquista do vasto território inca foi se consolidando sem resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos quéchuas, que foram exterminados.

c) O aventureiro Fernão Cortez cruzou o Panamá, chegou ao Pacífico e comandou a conquista dos incas, aproveitando-se das lutas internas que enfraqueciam o Império.

d) Atahualpa consultou os sacerdotes adivinhos para que explicassem a invasão dos conquistadores. Por não obter resposta, o rei os matou, e dessa forma o Império teocrático colapsou.

e) O conquistador espanhol, após ter tido contato direto com Atahualpa, armou-lhe uma cilada e o fez prisioneiro; pediu resgate em ouro, mas, mesmo assim, matou-o. Sem o rei, o Império desestabilizou-se e caiu.

Quando a expedição espanhola chegou aos territórios do Império Inca para iniciar sua conquista, encontraram-no em estado de guerra, e isso contribuiu largamente para consolidar a vitória dos espanhóis. Qual era o motivo da guerra que acontecia no Império Inca?

a) Os incas estavam em guerra com os aimarás que habitavam as proximidades do Titicaca.

b) Os incas estavam em guerra em razão de levantes populares que se iniciaram por causa da escassez de alimento por que passava a população.

c) A guerra acontecia porque os exércitos de Huáscar e Atahualpa lutavam entre si para determinar quem seria o novo imperador dos incas.

d) A guerra acontecia por causa do levante dos Cañari, que habitavam as proximidades de Quito, contra os altos impostos cobrados.

e) A guerra acontecia devido ao levante da classe de sacerdotes, insatisfeita com o fechamento de um templo importante em Cusco.

A expedição liderada por Francisco Pizarro havia sido enviada para a região do Império Inca com aproximadamente 200 homens, 27 cavalos e alguns indígenas como intérpretes. Sua partida aconteceu de qual região?

a) México

b) Panamá

c) Cuba

d) República Dominicana

e) Argentina

A emboscada planejada por Francisco Pizarro para capturar Atahualpa foi executada em qual local?

a) Cajamarca

b) Cusco

c) Quito

d) Pisaq

e) Ollantaytambo

respostas

Letra E

Atahualpa foi capturado pelos espanhóis na cidade de Cajamarca após Pizarro solicitar um encontro com o imperador inca. Uma vez capturado pelos espanhóis, Atahualpa tentou comprar sua liberdade oferecendo ouro e prata aos espanhóis. A oferta do imperador inca foi aceita, no entanto, os espanhóis não o libertaram após ele ter cumprido sua promessa e, pouco tempo depois, Pizarro ordenou a execução de Atahualpa. Com a execução do imperador, o Império Inca ficou enfraquecido e isso permitiu aos espanhóis consolidar sua conquista.

Voltar a questão

Letra C

O Império Inca estava em estado de guerra civil em razão da disputa que acontecia pela sucessão do poder após a morte do último imperador, Huayna Capac. Essa disputa ocorria entre os dois filhos de Huayna Capac que se chamavam Atahualpa (concentrava seu poder em Quito) e Huáscar (concentrava o seu poder em Cusco).

Voltar a questão

Letra B

A expedição de Francisco Pizarro partiu de Castilla del Oro, nome que os espanhóis davam à região que atualmente é chamada de Panamá. O grupo de Pizarro saiu de Castilla del Oro pelo fato de esse conquistador – líder da expedição – possuir propriedades nesse território havia já alguns anos.

Voltar a questão

Letra A

A emboscada planejada por Francisco Pizarro que resultou no aprisionamento de Atahualpa aconteceu em Cajamarca. Atahualpa estava nessa cidade celebrando a vitória de seus exércitos sobre as tropas de Huáscar e, além disso, estava a caminho de Cusco para realizar a conquista dessa principal cidade inca. A emboscada espanhola, no entanto, colocou fim a tudo isso e precipitou a derrota dos incas.

Voltar a questão

Por que os impérios Asteca e Inca foram tão rapidamente derrotados pelos conquistadores espanhóis

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Porque os astecas foram derrotados pelos espanhóis?

Na verdade, ela é o resultado da combinação de uma série de fatores. Os dois mais importantes foram o fato de Cortéz ter conseguido aliados entre as populações indígenas e o de que ele estava bem informado a respeito do seu inimigo.

Como os espanhóis derrotaram os astecas?

Liderados por Hernán Cortés, os espanhóis, aliados a milhares de indígenas, conseguiram a conquista dos astecas após a batalha na cidade de Tenochtitlán, em 1521. A conquista dos astecas aconteceu entre 1519 e 1521 e foi um dos episódios da invasão e colonização da América pelos espanhóis.

Qual foi a principal causa da queda do Império Asteca?

Os astecas entraram em decadência a partir de 1519, quando os espanhóis chegaram à região do Vale do México liderados pelo espanhol Hernán Cortés. Os desentendimentos entre esses dois povos levaram a um confronto que foi responsável pela conquista da cidade Tenochtitlán em 1521.

Por que os astecas e os incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis?

(Fatec-SP) Os astecas e os incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis devido: a) ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos. b) a eles terem se associado aos colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.