Por que as angiospermas são as plantas mais evoluídas do nosso planeta?

825 palavras 4 páginas

Angiosperma
Angiosperma vem do grego, da conjunção de duas palavras, angeos que significa “bolsa” e perma que significa “semente”. É um filo pertencente ao reino Plantae. São plantas espermatófitas que predominam em existência na Terra, possuem sementes que são protegidas por uma estrutura denominada fruto, com reprodução é sexuada.

Morfologia
A morfologia das Angiospermas é composta por:
1. Germinação da semente;
2. Raízes: As raízes de plantas quem vivem fixas ao solo são em sua maioria subterrâneas e têm a função de fixação da planta ao solo.
3. Caule: O caule é a parte da planta que sustenta as folhas.
4. Folhas: A maioria das folhas é aérea, mas existem algumas que são aquáticas e outras que são subterrâneas.
• As folhas submersas são filamentares.
• As folhas flutuantes são arredondadas.
• As folhas aéreas são amplas e sagitiformes (aspecto de seta).

Fisiologia

É o estudo das funções e do funcionamento das angiospermas.
— Necessidades nutricionais das plantas:
• Nutrição orgânica: fotossíntese.
• Nutrição mineral: absorção de sais minerais .
— Macronutrientes e micronutrientes
• Macronutrientes Macronutrientes: elementos químicos necessários em quantidades relativamente grandes, principais componentes das moléculas orgânicas.
• Micronutrientes: elementos necessários em quantidades pequenas, geralmente atuam como co-fatores de enzimas.- A falta de nitrogênio limita o crescimento da planta, a falta de magnésio torna as folhas amareladas.
— Luz e germinação
• Fotoblásticas positivas: precisa da luz e do fitocromo Pfr que se transforma na luz;
• Fotoblásticas negativas: não necessitam de luz para germinar;
• Neutras: são indiferentes a luz.
— Luz e floração
• Fotoperiodismo;
• Plantas de dia curto: período iluminado é inferior ao fotoperíodo crítico; o Pfr é um inibidor da floração, precisam de noites longas.
• Plantas de dia longo: floresce quando o período iluminado é


Relacionados

  • Angiospermas

    987 palavras | 4 páginas

    Angiospermas As angiospermas são as plantas mais evoluídas e complexas que vivem atualmente na Terra. Estes vegetais produzem raízes, caules e folhas, órgãos da vida vegetativa. Na época da reprodução, produzem flores, frutos e sementes. As angiospermas compartilham uma série de características com as gimnospermas. Dentre elas, destacam-se a reprodução por flores (fanerógamas) e a produção de sementes (espermatófitos). A flor das angiospermas é bem diferente da flor das gimnospermas e caracteriza-se….

  • Angiospermas

    591 palavras | 3 páginas

    Angiospermas Quais as principais Características da Angiospermas, seu Ciclo de Vida, Tipos de Frutos, Sementes e Flores, veja ainda as Diferenças entre Monocotiledôneas e Dicotiledôneas e mais informações sobre Biologia Vegetal. Características Gerais das Angiospermas * As Angiospermas são as plantas mais adaptadas à vida em ambiente terrestre, são as mais numerosas em espécies vegetais. A maioria apresenta nutrição autótrofa, mas existem espécies Holoparasitas (como o Cipó Chumbo) que….

  • angiospermas, hormonios vegetais

    1177 palavras | 5 páginas

    Angiospermas O grupo das angiospermas se caracteriza pela presença de frutos envolvendo as sementes. Esses frutos se originam de partes das flores das angiospermas, que são as flores propriamente ditas. As angiospermas foram o último grupo a se diferenciar, portanto são vasculares, fanerógamas, possuem frutos, raízes, caules e folhas, e também independem da água para a reprodução. São muito abundantes na Terra, e ocupam os mais diversos ambientes. Assim sendo, têm grande importância na produção….

  • Angiospermas e Gimnospermas

    396 palavras | 2 páginas

    Angiospermas Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas - desse total, mais de 250 mil são angiospermas.A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta. Reprodução: As angiospermas, assim como outros grupos vegetais, caracterizam-se por um ciclo de vida com alternância de gerações: a geração diplóide, o esporófito, reproduz-se….

  • TEORIA DO APEGO

    826 palavras | 4 páginas

    Maracujazeiro: uma angiosperma. As angiospermas são as plantas de maior ocorrência em nosso planeta, apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes. Diferentemente das gimnospermas, são dotadas de flores e frutos. Esta primeira estrutura abriga os elementos relacionados à reprodução sexuada e outras estruturas, como: - Gineceu (sistema reprodutor feminino): - Androceu (sistema reprodutor masculino): O pedicelo é responsável pela sustentação da flor….

  • biologia anatonia vejetal

    7126 palavras | 29 páginas

    desenvolvida, a raiz. O caulículo é subdividido em hipocótilo e epicótilo. A diferença entre eles reside principalmente na capacidade de sustentação, sendo o hipocótilo mais resistente que o último. Os cotilédones são as estruturas responsáveis pela nutrição primária do embrião. Em sementes que apresentam dois cotilédones, as dicotiledêneas, o endosperma é escasso ou mesmo inexistente. Contudo, as distinções entre monocotiledôneas e dicotiledôneas não para no número de cotilédones. Tanto a….

  • Aula 1 Angiospermas

    610 palavras | 3 páginas

    DISCIPLINA: BIOLOGIA ANGIOSPERMAS Profa. Dra. Regina de Sousa Bolina-Matos BRIÓFITAS Atraqueófitas Possui rizóide, caulóide, filóide PTERIDÓFITAS Traqueófitas GIMNOSPERMAS Grego gimnos = nu / sperma = semente Apresenta o estróbilo que produz grão de polém ANGIOSPERMAS Grego: angeos - bolsa sperma - semente Conceito/Definição Plantas que produzem flores e frutos. Sementes incluídas no ovário que depois se transformam em fruto. Características gerais das duas classes de angiospermas Monocotiledôneas….

  • Reino Vegetal

    1003 palavras | 5 páginas

    vegetais superiores Gimnospermas Angiospermas qualquer planta que produz fruto (ex: mangueira, cajueiro, laranjeira, abacateiro...) musgos hepáticas Briófitas musgos musgos líquens musgos hepáticas musgos musgos samambaias Pteridófita (samambaia) soros da samambaia Pteridófitas Samambaiaçu Pinha ou estróbilo ou flor pinha fecundada Pinheiro do Paraná Pinha madura Pinha imatura sequóia semente Gimnospermas Pinus semente ou pinhão Angiospermas Como as plantas se reproduzem….

  • botanica

    1118 palavras | 5 páginas

    O que você deve saber sobre FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS A capacidade de responder a mudanças ambientais e a adaptação a diferentes situações são exemplos de processos fisiológicos vegetais. I. Nutrição mineral vegetal  Macronutrientes: necessários às plantas em grandes quantidades (ex.: H, C, O, N, S, P, Ca, K e Mg).  Micronutrientes: requeridos em quantidades relativamente pequenas (ex.: Cl, Fe, Na, Cu e Ni). A água e os sais minerais são absorvidos do solo pelas….

  • Reino vegetal

    1051 palavras | 5 páginas

    .............................................................4 Filo do reino Vegetal...............................................................................................................4 Briófitas 5 Pteridófitas 5 Gimnospermas 6 Angiosperma .................................................................................................................6 Plantas Parasitas .........................................................................................................7 Plantas….

Outros Trabalhos Populares

Por que as angiospermas são consideradas as plantas mais evoluídas da Terra?

A principal razão para isso é seu sucesso no ambiente terrestre, com alta difusão nos mais diversos tipos de ambientes. Isso se deve, principalmente, à polinização. Com o surgimento de flores e frutos, esse processo se tornou muito mais eficiente.

Por que as angiospermas são consideradas plantas completas e evoluídas?

As angiospermas correspondem à grande maioria das plantas que vemos em nosso dia a dia, estando distribuídas nos mais diversos ambientes e se apresentando nas mais diversas formas e tamanhos. Elas têm como característica principal a presença de flores completas, onde encontramos as estruturas reprodutivas das plantas.

Porque as angiospermas são plantas predominantes no planeta?

As angiospermas formam o maior e mais complexo grupo de vegetais existentes. Têm como característica principal a presença de flores e frutos, o que agrega valor comercial a esse grupo que está presente em todo o globo e em praticamente todos os biomas terrestres conhecidos.