Por que durante o dia a areia da praia fica quente e a água do mar fica gelada?

MATERIAL:
Dois recipientes de plástico pequenos
1/2 xícara de água
1/2 xícara de areia ou terra
Um termômetro

COMO FAZER:
1-coloque a água em um recipiente e a areia no outro.
2-deixe os dois na geladeira até esfriar
3-depois deixe os dois recipientes na luz do sol por 15 minutos
4-meça a temperatura de cada um deles

O QUE ACONTECE:
A temperatura da areia fica maior que a temperatura da água

POR QUE ACONTECE?
Sob a luz do sol, tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente. Se você cavar na areia de uma praia no calor, vai descobrir que a areia de baixo é fria. Com a água é diferente, o calor consegue se espalhar, e assim, esquenta menos e mais devagar.

Mesmo nos dias mais quentes de verão, a maioria das pessoas hesita em se jogar em piscinas ou entrar no mar direto porque já sabem que a água estará fria. Mas por que ela continua com temperaturas baixas mesmo quando o dia está muito quente?

A resposta está na capacidade específica de calor da água – ou só calor específico –, que faz com que ela absorva calor de forma mais lenta do que, por exemplo, o ar ou o solo. É por isso que em certas ocasiões você pode entrar numa piscina ou caminhar próximo do mar no início da noite e sentir a água estar morna: a dissipação do calor também é mais devagar.

A água precisa de muito mais calor para começar a aquecer de fato: para subir em 1 grau Célsius a temperatura de 1 grama de água precisa-se de 4,186 joules de energia, enquanto para a mesma quantidade de ar é necessário 1,005 joule e para o solo apenas 0,800 joule.

Isso explica por que naquele dia de sol você queima o seu pé na areia a caminho do mar e ao chegar lá você quase os congela.

*Publicado em 30/6/2015

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

As brisas marítimas são correntes de ar que surgem em regiões litorâneas e possuem dois sentidos possíveis: do mar para a areia (durante o dia) e da areia para o mar (durante a noite). Essa diferença nos sentidos das brisas marítimas está relacionada com as diferenças entre os calores específicos da água e da areia e com o fenômeno da convecção.

  • Por que ocorrem as brisas?

Durante o dia, o calor irradiado pelo Sol aumenta a temperatura da areia e da água. Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar. Logo, podemos concluir que a pressão do ar sobre a areia é menor que a pressão do ar sobre a água, o que provoca um deslocamento de ar do mar para a praia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.

Por que durante o dia a areia da praia fica quente e a água do mar fica gelada?

Repare na figura acima o sentido de deslocamento das massas de ar durante o dia para a praia e durante a noite para o mar. Esse movimento das massas de ar motivado pelas diferenças de temperatura é o que caracteriza o fenômeno da convecção.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Convecção e brisas marítimas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/conveccao-brisas-maritimas.htm. Acesso em 22 de novembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Sob a luz do sol, tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente. Se você cavar na areia de uma praia no calor, vai descobrir que a areia de baixo é fria. Com a água é diferente, o calor consegue se espalhar, e assim, esquenta menos e mais devagar.
 Isso significa que, para variar sua temperatura é preciso fornecer menos calor do que para variar a temperatura da água (para que ocorra a mesma variação de temperatura). Além disso, a areia é um material mau condutor: Isso porque o calor não é conduzido para as camadas inferiores, Já a água é transparente e permite que os raios solares cheguem até camadas mais profundas do mar.
Durante o dia, a praia e o mar recebem calor do Sol na mesma quantidade,mas a areia se aquece mais rapidamente. Por isso, a camada de ar que está sobre ela, por condução, fica mais quente do que a camada de ar que está sobre o mar.

Depois que o Sol se põe, a água e a areia deixam de receber calor e começam a esfriar. Mas a areia esfria rapidamente (à noite ela fica gelada!), e a água do mar demora a esfriar. Por isso, à noite,  a areia fica fria, e a agua fica quente. O ar que está sobre o mar fica mais quente do que o ar que está sobre a areia. Mais aquecido,e fica menos denso e sobe. Assim, o ar que está sobre a areia se desloca em direção ao mar: é a brisa terrestre. Esta é uma terceira forma de propagação de calor conhecida como convecção. Para ocorrer convecção é preciso que exista matéria, e que suas partes estejam a diferentes temperaturas, de modo que haja deslocamento de matéria, que, ao se deslocar, conduz o calor. Esses deslocamentos são chamados correntes de convecção.

                                                                                                                                    FEITO POR ;  Alexandra Cardoso
Ana Carla Abreu
Jaqueline Duarte
Jennifer Rodrigues
Shayenne Vianna

Porque a água da praia fica fria e a areia fica quente?

Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar.

Por que na praia a areia fica quente durante o dia e a água do mar fria já ao final do dia a areia fica fria e a água do mar quente?

Pois o calor específico da água é maior. A água leva mais tempo do que a areia para tornar-se aquecida e como consequência, leva muito mais tempo para perder todo o calor absorvido.

Por que na praia durante o dia a água do mar e mais fria e à tardezinha ela e mais quente?

Resposta: Isso acontece por causa da continentalidade e da maritimidade. Explicação: A areia, é diferente da água, então ela (a areia) ganha e perde temperatura mais rápido, como isso, a variação de temperatura durante o dia e noite tem como base a retenção de calor da areia.

Por que a areia da praia parece estar mais quente que o mar durante o dia e à noite ocorre o inverso?

durante a noite, a areia esfria mais rapidamente do que a água, que é uma má condutora de calor. Isso faz com que a brisa inverta de sentido, indo da praia para o mar, pois o ar mais denso e frio está na praia, e o mais quente e menos denso está sobre o mar.