Por que o polo norte magnético não coincide com polo norte verdadeiro?

Acredita-se que a bússola tenha sido inventada pelos chineses, por volta do ano 2000 a.C. A bússola foi fundamental para o sucesso das grandes navegações (1400-1600), período no qual navegadores europeus buscavam novas rotas de comércio.

Mas como a bússola sabe para onde a pontar?

O núcleo da terra

O núcleo da Terra é composto por ferro e níquel, esse núcleo gira e acaba criando correntes elétricas que provocam o campo magnético. Todo campo magnético possui linhas de campo no que são orientados do polo Norte de um ímã para o polo Sul.

A bússola

A bússola também é um ímã, assim como o planeta Terra. Sabemos que os polos opostos de um ímã se atraem.

Por esse motivo o polo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o polo sul magnético da Terra. Porém, o polo Sul magnético da Terra está próximo do polo norte geográfico da Terra. Então a bússola não aponta para o polo norte magnético, mas sim para o polo sul magnético, que coincide com o polo norte geográfico.

Gostou desse clickbait do bem? Deixe nos comentários.

Desde muito tempo que uma bússola e um mapa eram os únicos objetos que tínhamos para nos orientar e interpretar o terreno que estava ao nosso redor. Atualmente temos uma gama de outros meios para nos orientar com maior precisão ao plano e à bússola.

Para iniciar uma orientação, é necessário ter um local de referência em relação à nossa posição. E o mais comum é o Norte.

Quando falamos em referenciação em relação ao Norte, podemos estar levando em consideração os vários tipos diferentes que são utilizados para formulação e leitura de mapas e referências direcionais. São eles:

  • Magnético.
  • Geográfico.
  • Quadrícula.

Ao realizar uma medição para saber a posição de um furo de sondagem, a melhor opção de escolha que temos é a referência ao norte geográfico (ou verdadeiro), pois este é estático durante o tempo e é uma representação fiel de norte em relação ao eixo dos polos Norte-Sul da Terra. Isso traz dados mais precisos durante as medições da trajetória de poços, além de não precisarem ser tratados aplicando-se cálculos de convergências ou declinações, como quando se utiliza outros tipos de norte.

Abaixo veremos um pouco dos detalhes dos três tipos de norte e o que os diferenciam.

NORTE MAGNÉTICO

O Norte Magnético talvez seja o que mais estamos familiarizados durante o dia-a-dia, pois é o que encontramos com mais facilidade, utilizando por exemplo uma bússola, que é um objeto de orientação que está alinhada com as linhas de força do campo magnético da Terra. Este campo magnético não é fixo, sendo que sua localização tem uma variação diariamente.

No centro do planeta, há um enorme núcleo magnético que fornece uma boa referência na superfície da Terra através de suas ondas magnéticas. As linhas de força magnética correm do sul para o norte e são uma referência objetos como as bússolas, conforme dito anteriormente.

Para corrigir e levar o norte magnético ao norte geográfico, deve-se calcular a declinação magnética, que nada mais é do que o ângulo formado pelo meridiano magnético e o meridiano geográfico, em virtude do pólo magnético da Terra não coincidir exatamente com o pólo geográfico. Esta declinação é a leste (declinação em sinal positivo) ou a oeste (declinação em sinal negativo), dependendo de onde estamos. Cada lugar na terra tem uma declinação diferente e em alguns casos, é tão pequeno que não é levado em consideração.

NORTE GEOGRÁFICO

O norte geográfico, também conhecido como norte verdadeiro é a direção que leva em conta o eixo da Terra, ou seja, a linha imaginária que passa no centro do planeta entre os polos Norte e Sul. Como o eixo de rotação do planeta não varia com o tempo, essa é a referência perfeita para orientações.

O norte geográfico pode ser encontrado com ferramentas giroscópicas buscadoras de norte, por exemplo.

A imagem abaixo ilustra onde estão os nortes magnético e geográfico.

NORTE QUADRÍCULA

O norte da quadrícula é a direção que se encontra quando é desenhado um mapa da Terra em um papel plano. Nos mapas é possível ver linhas paralelas que marcam os meridianos. Vistos de perto, podem parecer retos, porém essas linhas não são realmente paralelas, pois convergem nas regiões geográficas Norte e Sul.

Isso acontece pois quando projetamos uma superfície esférica em uma superfície plana, é inevitável que existam certas deformações em ângulos, áreas ou distâncias. Uma solução para manter a proporcionalidade do mapa é traçar linhas meridionais e latitudinais, que deixam o mapa todo quadriculado. O norte desse mapa passa a ser chamado de norte da quadrícula. 

Para se corrigir e levar o norte da quadrícula para o norte verdadeiro, deve-se calcular o ângulo de convergência. A convergência indica o quando o norte da quadrícula está deslocado para leste (convergência positiva) ou oeste (convergência negativa) do norte verdadeiro.

Fontes: Introduction to Wellbore Positioning (2012 University of the Highlands & Islands) / blogdescalada.com / www.encorda2.com

Por que o polo geográfico não coincide com o polo magnético do planeta?

Polos magnéticos A atração ocorre somente entre polos diferentes, ou seja, se o polo norte da agulha aponta para o norte geográfico, isso significa que aquilo que chamamos de norte geográfico é o polo sul magnético da Terra. Da mesma forma, o polo sul geográfico do planeta deve ser o polo norte magnético.

Qual a diferença entre o polo norte magnético e o polo norte geográfico?

O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra. Os dois nortes, portanto, expressam fenômenos geofísicos diferentes.

Qual a diferença em graus entre o norte verdadeiro e o norte magnético?

O norte verdadeiro ou geográfico é a direção que leva em conta o eixo da Terra — ou seja, a linha imaginária entre os polos Sul e Norte. É usualmente utilizado na navegação. Já o norte magnético é a direção apontada pela bússola, que é determinada pelo magnetismo da Terra – que não é exatamente igual ao eixo terrestre.

Qual a diferença entre polo sul verdadeiro e polo sul magnético?

É importante estabelecer a diferença entre polos geográficos e polos magnéticos. Os primeiros são estabelecidos pelo eixo de rotação e são áreas da superfície terrestre. Os segundos são as zonas do planeta em que o magnetismo é mais intenso, não coincidindo exatamente com a localização dos polos geográficos.