Por quê e chamado de derby

A palavra derby – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto pelos dicionários Houaiss e da Academia das Ciências de Lisboa – aplica-se ao futebol para determinar um jogo entre duas equipas da mesma cidade. Entre duas equipas da mesma cidade, como é caso do Benfica e do Sporting  – e não entre duas equipas de cidades diferentes*, como por erro se lê e ouve por aí...

Embora existam várias teorias, a que reúne maior consenso situa a origem na cidade inglesa de Ashbourne, no Derbyshire, onde desde a Idade Média se disputa na Terça-Feira Gorda e na Quarta-Feira de Cinzas (Carnaval) um jogo que envolve toda a população, dividida em representação das duas margens do rio Henmore.

O jogo consiste em conduzir uma bola (ou algo parecido) até às balizas, situadas em cada extremidade da povoação, a cerca de três milhas uma da outra...

Este é o único dos muitos dérbis carnavalescos da Idade Média, em que valia tudo e acabavam invariavelmente em gigantescas zaragatas, que resistiu até hoje.

O Royal Shrovetide Match é o grande cartaz turístico anual de Ashbourne: o pontapé de saída é dado às 2 horas daqueles dois dias, junto ao supermercado no centro da cidade.

* Jogos entre duas equipas rivais de cidades diferentes – casos de um Benfica-Futebol Clube do Porto ou de um Futebol Clube do Porto-Sporting –, na terminologia desportiva, denominam-se clássicos.

Por quê e chamado de derby

Porque o clássico Corinthians e Palmeiras é chamado de Derby?

O apelido do clássico entre Palmeiras e Corinthians surgiu ainda na primeira metade do século passado e faz referência ao Derby de Epsom, a mais importante corrida de cavalo do mundo. Isso porque as duas equipes eram as grandes potências (e, portanto, os grandes rivais) da época.

O que é um derby?

Dérbis ou derbys (a palavra em inglês adotada em alguns casos) são jogos clássicos considerados locais, como por exemplo, um clássico envolvendo duas equipes do mesmo bairro, cidade, região, distritos ou estados(no caso do Brasil).

Quantos anos tem o Derby Paulista?

No dia 6 de fevereiro de 1955, foi realizado no Estádio do Pacaembu um importante jogo da história do derby, já que a partida valia o título do Campeonato Paulista de Futebol de 1954 e fazia parte das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo, que foi fundada em 1554.

Qual foi a maior goleada do Corinthians em cima do Palmeiras?

Veja na lista abaixo as goleadas do clássico:

  • Palmeiras 8 x 0 Corinthians - 33.
  • Palmeiras 6 x 0 Corinthians - 48.
  • Palmeiras 5 x 1 Corinthians - 33.
  • Corinthians 5 x 1 Palmeiras - 52.
  • Corinthians 5 x 1 Palmeiras - 82.
  • Palmeiras 5 x 1 Corinthians - 86.

Quem venceu mais o derby?

Levando em conta apenas os duelos pelo Campeonato Paulista, o equilíbrio também é grande, mas a vantagem é do Corinthians: 79 triunfos, 66 empates e 71 derrotas.

Quando foi a última vitória do Palmeiras em cima do Corinthians?

08 de agosto de 2020 A última vez que Palmeiras e Corinthians se encontram em um duelo decisivo, valendo taça ou avanço de fase, foi em 08 de agosto de 2020, pelo Campeonato Paulista. Na oportunidade, o Palmeiras superou o rival na decisão por pênaltis e conquistou o 23º título estadual de sua história. >

Faz quanto tempo que o Palmeiras não ganha do Corinthians?

> O Palmeiras não chega à final do Campeonato Paulista por dois anos consecutivos desde , quando foi vice em 92 contra o São Paulo e campeão no ano seguinte contra o Corinthians, quebrando um jejum de 16 anos sem títulos.

Quais são as estatísticas gerais do Derby Paulista?

  • Estatísticas Gerais do Derby Paulista: Número de jogos: 367 [1] [2] Vítórias do Corinthians: 128 Vitórias do Palmeiras: 128 Empates: 111 Número de gols: 1006 Gols marcados pelo Corinthians: 485 Gols marcados pelo Palmeiras: 521 Maior goleada: Palestra Italia 8-0 Corinthians (Campeonato Paulista/Rio-São Paulo - 5 de novembro de 1933) Última partida

Qual a rivalidade entre os dois clubes de futebol paulista?

  • É o clássico mais tradicional e de maior rivalidade entre dois clubes de futebol na cidade de São Paulo, já que reúne as agremiações paulistanas ainda na ativa mais antigas. Foi o jornalista Tomás Mazzoni quem batizou a rivalidade como O Derby, em referência à mais importante corrida de cavalo do mundo, o Derby de Epsom .

Qual o time mais vencedor do Campeonato Paulista de 1921?

  • Em 1921, Corinthians, Palestra Itália e o Paulistano, na ocasião o time mais vencedor da época, duelaram pelo título do Campeonato Paulista até as rodadas finais. Na última rodada, porém, apenas Corinthians e Paulistano ficaram com chances de título. O Paulistano venceu o Sírio por 3 a 2, alcançou 39 pontos e assumiu a liderança da competição.

Quando foi paralisado o Campeonato Paulista?

  • Em 1938, o Campeonato Paulista foi paralisado em abril para a disputa da Copa do Mundo daquele ano. Como forma de manter em atividade os times do Estado em uma competição oficial, a APEA criou o II Campeonato Paulista Extra de 1938. E na final, a decisão foi entre o Palestra Itália e o Corinthians.

Por que o nome é Derby?

De acordo com a etimologia registrada no Houaiss, o termo provém do nome inglês do Lord Derby, que deu início a uma corrida de cavalos na Inglaterra em 1780. Remete a uma competição esportiva de grande destaque.

O que significa a expressão Derby?

A palavra derby – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto pelos dicionários Houaiss e da Academia das Ciências de Lisboa – aplica-se ao futebol para determinar um jogo entre duas equipas da mesma cidade.

Qual é a diferença entre clássico e Derby?

O que é Derby: É o confronto entre dois clubles rivais de uma mesma cidade, ou seja, é o mesmo que "clássico".

O que é Derby no esporte?

derby |dérbi| [ Hipismo ] Grande corrida de cavalos que se realiza todos os anos em Epsom, na Inglaterra. Plural: derbies. Plural: derbies.