Por que o Brasil não temos terremotos de grande intensidade como os que acontecem em outros países?

Embora o Brasil seja altamente afetado por enchentes, incêndios, deslizamentos de terra e alguns outros desastres naturais, nenhum incidente significativo como terremotos, vulcões, ciclones, furacões e tsunamis ocorre no país. Isso tudo se deve às placas tectônicas e à localização do Brasil na Terra.

Terremotos no Brasil

As placas tectônicas são blocos gigantes da crosta terrestre que flutuam sobre o manto superior da Terra. As placas se movem constantemente, aproximando-se ou distanciando-se uma das outras.

Terremotos acontecem devido ao movimento dessas placas tectônicas. No entanto, também podem acontecer por causa de atividades vulcânicas e do colapso de estruturas internas da Terra. Os movimentos das placas fazem com que uma grande quantidade de energia se acumule na superfície da Terra, fazendo-a tremer.

O Brasil, entretanto, não está localizado na borda de nenhuma placa tectônica. Na verdade, o país encontra-se localizado no meio da placa sul-americana. Como terremotos maiores são observados com mais frequência na borda das placas, é por isso que não ocorrem terremotos significativos no Brasil.

Mas isso não significa que não haja tremores no Brasil. Na verdade, os choques sísmicos observados no país são leves e não causam grandes danos ou desastres.

Ainda há tremores no Brasil

De acordo com o site Earthquake Track, o Brasil apresentou 13 terremotos nos últimos 365 dias. Todos eles localizados no oeste do Brasil, próximo ao Peru e Colômbia. Nesses países, atividades vulcânicas e abalos sísmicos são muito mais comuns. Ainda de acordo com o site, a maioria desses terremotos foram considerados terremotos moderados de magnitude em torno de 4,5 na Escala Richter.

Pesquisadores afirmam que tremores de magnitude 3 ocorrem em média duas vezes por mês no Brasil, enquanto tremores de magnitude 4 acontecem duas vezes por ano. Os tremores de magnitude 5, entretanto, ocorrem apenas uma vez a cada 50 anos no país.

O que podemos entender com esses fatos é: embora terremotos moderados ainda sejam percebidos no Brasil, o risco sísmico é relativamente baixo em comparação com outros países da América do Sul, graças à localização do Brasil em uma região estável na placa tectônica.

Aprenda português no Rio de Janeiro e vivencie a cultura brasileira na Caminhos Language Center.

Porque no Brasil não temos terremotos de grande intensidade como os que acontecem em outros países?

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

Porque no Brasil não há terremotos de grande intensidade como os que acontecem no Japão Por Que exemplo?

Segundo Collaço, de fato, o Brasil está inserido no centro da placa da América do Sul, em um região classificada como sendo estável tectonicamente. Por isso, por aqui não são esperados terremotos devastadores como acontecem no Japão e Chile com magnitudes acima de 8,0 pontos por exemplo.

Porque não temos terremotos e vulcões ativos no Brasil Brainly?

1º – O território brasileiro situa-se em uma área em que não há encontros entre placas tectônicas. É justamente nas áreas em que esse encontro acontece que surge a grande maioria dos vulcões ativos do planeta.

Porque o Brasil está livre de terremotos e vulcões?

Portanto, o Brasil não está totalmente livre da ocorrência de terremotos, porém, esses tremores ocorrem sem que haja grande destruição de construções e infraestrutura, pois o território brasileiro encontra-se distante da zona de instabilidade tectônica, ou seja, longe das zonas de convergência entre placas.