Por que o céu ficou roxo?

Quem está em Fortaleza tem visto um pôr do sol cada dia mais exuberante. Nas redes sociais, moradores da Capital cearense exibem fotos e vídeos do céu com nuvens, muitas vezes com aspecto laranja, avermelhado ou até mesmo roxo. A explicação para esse fenômeno óptico deve-se ao fato de a luz solar entrar em contato com diferentes materiais em suspensão no ar, no momento em que a coloração está sendo observada.

O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Lucas Fumagalli, explica: "A coloração diferente se dá, majoritariamente, quando há uma maior presença de materiais particulados e outros poluentes em suspensão no ar, além de dias sem chuva".

Esses materiais em suspensão podem ser derivados da umidade ou da presença de gases, como o carbônico, derivados da queima de combustíveis e queimadas e atividades industriais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Podem ser de diversos formatos, tamanhos e constituição diferente, sólido, líquidos ou gasosos. A radiação solar é branca, mas quando intercepta esses materiais ocorre o espalhamento da cor”, informa Lucas.

O que determina a cor do céu?

Alguns fatores determinam o pôr do sol espetacular que estamos vendo ultimamente em Fortaleza. O fator inicial é a presença ou ausência de umidade.

"Os meses da quadra chuvosa - fevereiro até maio - tiveram uma concentração de umidade grande. Nos últimos meses, a gente não tinha uma quantidade muito grande de material suspeito na atmosfera, porque havia muita chuva, grande parte do material suspenso era levado até a superfície e ficava depositada ali", explica o metereologista Lucas Fumagalli.

"Como estamos entrando na época da pós-quadra chuvosa, para um período mais seco, mais materiais devem ficar suspensos na atmosfera. Tudo isso condiciona para que tenhamos um pôr do sol com uma condição mais amarelada. Isso deve se manter durante todo o período mais seco", conta Lucas.

Por que o céu ficou roxo?
Pôr do sol na orla de Fortaleza: espetáculo da natureza (Foto: SAmuel Setubal/Especial para O Povo)

Além disso, no início e no fim do dia, o Sol está posicionado no horizonte. Neste período, os raios solares atravessam um caminho mais longo até nós, fazendo com que haja uma intercepção maior de material particulado em suspensão na atmosfera.

"O céu mais alaranjado não se apresenta assim ao meio-dia, por exemplo, pois a atmosfera da Terra é fina, e os raios solares atravessam facilmente a espessura da atmosfera, sem tantas interferências ou reações", acrescenta o meteorologista.

O que são esses materiais suspensos na atmosfera?

Por que o céu ficou roxo?
Céu fica com cores bonitas no entardecer em Fortaleza (Foto: SAmuel Setubal/Especial para O Povo)

As fontes desses materiais que ficam suspensos no ar são naturais ou antropogênicas. O primeiro fator de mudança da cor do Sol é a presença ou não da umidade, como mencionado.

Nos casos de umidade alta, o céu costuma estar com um aspecto mais roxo, puxando para o tom rosa. Sem umidade, o céu apresenta uma tonalidade mais amarelada ou alaranjada.

Outros materiais são gás carbônico, gases derivados da queima de combustíveis, queimadas e atividades industriais. 

"Quem também pode influenciar na vista do céu são os compostos químicos, que provocam graves desequilíbrios no efeito estufa da Terra. A presença de dióxido de carbono influi para que tenhamos um céu com uma coloração mais amarelada, por causa da coloração do próprio material particulado. Já na presença de fumaça, temos um céu mais acinzentado, com a coloração do sol mais avermelhada”.

Além disso, se tivermos uma atmosfera com muito vento, o material particulado tende a ser dispersado mais facilmente. Já numa atmosfera com pouco vento, o material fica mais concentrado, isso interfere na coloração do céu.

“Por fim, esse espetáculo no céu depende da constituição dos materiais, do que está sendo lançado e das condições da atmosfera”, finaliza o metereologista Lucas Fumagalli.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Notícias

Embora moradores da capital tenham se impressionado com a beleza das tonalidades, fenômeno tem relação com a poluição

Por que o céu ficou roxo?

Entenda por que o céu ficou colorido em São Paulo

Reprodução/Redes sociais

Se você olhou para o céu, deve ter visto que o final da tarde e o início da noite desta quarta-feira (4) em São Paulo impressionaram. Entre 17h e 18h, as redes sociais foram tomadas por fotos e vídeos do entardecer com tons de roxo, rosa, laranja e até verde. A beleza das tonalidades, no entanto, tem relação com a poluição. 

De acordo com meteorologistas ouvidos pelo Bora SP, a camada de poluentes existente na região metropolitana aliada ao tempo seco, à passagem de uma frente fria e à presença das nuvens fez com que as tonalidades diferentes fossem refletidas com a luz solar. 

Recorde de frio em SP

Nesta quinta-feira (5), a mínima pode chegar a 12°C, e a máxima, a 22°C. A menor temperatura do ano, até agora, foi de 13,1°C no dia 16 de abril. 

O fim de semana segue parecido, com mínima de 13°C e máxima de 22°C na sexta (6), mínima de 14°C e máxima de 23°C no sábado (7), e mínima de 13°C e máxima de 24°C no domingo (8) – todos os dias sem previsão de chuva.

Vídeo: Temperaturas caem em SP; veja previsão

Veja também

Newsletter Notícias Assine a nossa newsletter e receba as principais informações e os fatos do Brasil e do mundo.

Quando o céu fica roxo significa o quê?

Segundo especialistas, o fenômeno acontece quando há muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera. Dessa forma, quando começa a ficar perto da linha do horizonte, o sol passa a refletir os raios na parte de baixo das nuvens.

Por que o céu parece azul e no pôr do sol fica avermelhado?

Marte: o céu é avermelhado ao decorrer do dia e azulado ao entardecer, já que nele o fenômeno se desenvolve de maneira diferente do da Terra. A luz vermelha proveniente dos raios solares é a mais dispersada, porque o seu comprimento de onda tem o mesmo tamanho das partículas de poeira existentes em sua atmosfera.

Por que o céu é azul e não Violeta?

As moléculas presentes na nossa atmosfera fazem um papel de um prisma. Elas possuem um tamanho muito pequeno, dessa forma, elas difundem melhor as ondas com menores comprimentos de onda, como azul e violeta.

O que causou céu vermelho?

Funcionários da agência disseram à mídia local: “Quando as condições climáticas são boas, mais água na atmosfera forma aerossóis que refratam e dispersam a luz dos barcos de pesca e criam o céu vermelho visto pelo público.”