Por que o conhecimento científico se diferencia dos outros tipos de conhecimento?

450 palavras 2 páginas

O que distingue o conhecimento científico dos outros tipos de conhecimento?

O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum, não é o assunto, o tema ou o problema. O que distingue é a forma especial que adota para investigar os problemas. Ambos podem ter o mesmo objeto de conhecimento. A atitude, a postura científica consiste em não dogmatizar os resultados das pesquisas, mas tratá-los como eternas hipóteses que necessitam de constante investigação e revisão crítica intersubjetiva é que torna um conhecimento objetivo e científico.

O Conhecimento científico constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. O conhecimento é fluente.

“A investigação científica se inicia quando se descobre que, os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem". (Lakatos, 1991).
Nesse sentido, iniciar uma investigação científica é reconhecer a crise de um conhecimento já existente e tentar modificá-lo, ampliá-lo ou substituí-lo, criando um novo que responda à pergunta existente.
Dentro de sua área de interesse o que já está estabelecido e quais as lacunas que existem? Quais os problemas encontrados


Relacionados

  • Teológia

    1096 palavras | 5 páginas

    Para que serve o conhecimento? O conhecimento serve para resolvermos as questões, problemas e obstáculos do dia a dia de nossas vidas. Em resumo o conhecimento pode ser considerado, uma informação com utilidade. 2. Informação é conhecimento? Sim. Porem a informação define-se mais como o processo, de manipulação e organização de dados. 3. Qual a diferença entre informação e formação? Informação é o processamento e manipulação de dados. A formação é a transferência do conhecimento, ou seja, e o….

  • lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    971 palavras | 4 páginas

    A ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas Caracteristicas Do conhecimento Cientifico A investigação científica é especializada: uma consequência da focagem científica dos problemas é a especialização. O conhecimento científico é claro e preciso: os seus….

  • Epistemologia

    482 palavras | 2 páginas

    Significado de Epistemologia: Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego"episteme" - ciência, conhecimento; "logos" - discurso), é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento. A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade….

  • Metodo cientifico

    710 palavras | 3 páginas

    trabalho irei falar desses passos e da coerência necessária para poder desenvolver uma teoria final de uma experiencia. O método científico e a sua contribuição para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e da sociedade Todo o saber que define e distingue o conhecimento da ciência de outros tipos de conhecimento tem o nome de método científico. O método científico consiste em cinco etapas. Observação, formulação de pergunta, formulação de hipótese, experiencia e análise de dados e conclusão….

  • epistemologia

    555 palavras | 3 páginas

    Luís Boff (RS) em 19-03-2007 Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego"episteme" - ciência, conhecimento; "logos" - discurso), é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento. A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade….

  • conhecimento cientifico

    4383 palavras | 18 páginas

    O que é conhecimento científico.......................................................................................03 1.2 O que é o senso comum..................................................................................................03 1.3 Ciência Moderna 03 1.4 Ciência pós moderna 04 1.5 Conhecimento científico na sociedade humana 05 1.6 Ciência e religião 06 1.7 Ciência e tecnologia e seus conhecimentos científicos 08 1.8 A importância da ciência 09 1.9 O que distingue o conhecimento….

  • Filosofia

    758 palavras | 4 páginas

    assistir ao vídeo Conhecimento, disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=AXzfjQeEjYg&feature=related e ler o texto complementar O Conhecimento Científico, disponível em: http://www.das.ufsc.br/~cancian/ciencia/ciencia_conhecimento_cientifico.html Após ter lido o texto e assistido ao vídeo, realize a tarefa a seguir: a) Ainda que não seja uma tarefa fácil, é possível definir o que é conhecimento. Tomando como referência o conteúdo do livro didático, defina conhecimento [você pode copiar….

  • Filosofia

    546 palavras | 3 páginas

    1- o que distingue a filosofia dos outros saberes? http://www.slideshare.net/JoaoYang/a-filosofia-e-outros-saberes http://www.notapositiva.com/resumos/filosofia/filosofoutrsaberes1.htm 2-a ciência é um avanço com relação a filosofia? http://carassonet.org/Sergio/www.oindividuo.org/1997/11/19/ciencia-versus-filosofia/ 3-todo conhecimento é cientifico? http://www.inf.ufsc.br/~cancian/ciencia/ciencia_conhecimento_cientifico.html 4-a racionalidade pode compreender o irracional? http://br.answers….

  • senso comum e conhecimento cientifico

    278 palavras | 2 páginas

    O senso comum vem do conhecimento que as pessoas vão adquirindo através de seu intuitivo, experiencia e suas vivências, com fatos, problemas, tudo desenvolve o seu próprio ou já existente modo de agir ou pensar sobre determinadas coisas. As crenças, mitos, idéias vão passando de geração para geração, apenas seguindo os princípios iniciais de sua herança cultural, sem investigar o porque. Como por exemplo, quando você era criança, em alguma brincadeira você cai, e sofre um corte na mão, sua avó….

  • Metodologia do Trabalho Academico-Serviço Social

    2353 palavras | 10 páginas

    obtenção de conhecimento, permite produzir conhecimento. Respostas: a. A atenção voltada para determinado objeto é a única forma de obtenção de conhecimento. b. O tipo de conhecimento vulgar somente é produzido a partir do prestar atenção ao cotidiano. c. A atenção, entendida como uma das fontes para obtenção de conhecimento, permite produzir conhecimento. d. A atenção em determinado objeto, por mais precisa que seja, dificilmente poderá ser transformada em conhecimento. e. A atenção….

Outros Trabalhos Populares

O que diferencia o conhecimento científico dos outros tipos de conhecimento?

O conhecimento científico se difere dos demais, no que se refere a presença de uma metodologia e visão crítica, e não em relação propriamente ao seu conteúdo.

Por que o conhecimento científico se diferencia do senso comum?

O conhecimento científico é objetivo e costuma usar linguagem rebuscada. Com isso, a ciência acaba se opondo ao senso comum, pela necessidade de comprovação de teorias oriundas de estudos e pesquisas. Embora seja comprovado, é um conhecimento provisório visto que ao ser testado com frequência pode ser reformulado.

Quais as principais diferenças entre os tipos de conhecimento?

O conhecimento filosófico procura explicar a realidade com base nas razões. O conhecimento do senso comum é baseado na experiência ou na experiência que nos é transmitida através de gerações. O conhecimento científico é a busca por explicações com base em teorias e experimentos. Essa pergunta já foi respondida!

Quais são as diferenças entre os quatro tipos de conhecimentos?

Quando o assunto é diferença entre conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico, compreender o conhecimento do tipo teológico é mais fácil. Também chamado de conhecimento religioso, o conhecimento teológico tem suas bases na fé religiosa, no qual acredita deter uma verdade absoluta.