Por que os vulcões e terremotos são mais frequentes em algumas regiões do planeta?

Imagine que, em um dia como qualquer outro, você está indo para escola estudar Geografia, quando, de repente, o chão começa a tremer! Com certeza, isso iria gerar sérios transtornos, pois, dependendo da força desses tremores, pessoas poderiam se machucar e construções poderiam desabar. Esses tremores de terra são chamados de terremotos.

Mas você sabe como e por que surgem os terremotos?

Os terremotos só existem porque a crosta, a parte mais externa da Terra (a crosta terrestre), é “rachada” em inúmeros blocos, que são denominados de Placas Tectônicas. Essas placas flutuam sobre um líquido muito quente e pastoso, chamado de magma (é aquele que os vulcões expelem!).

Em razão dessas flutuações, essas placas estão em constantes movimentos e, eventualmente, encontram-se, provocando os terremotos. O local onde eles surgem (no subsolo) é chamado de hipocentro, e o lugar na superfície terrestre onde eles primeiro se manifestam é chamado de epicentro.

Quando os terremotos ocorrem em regiões localizadas no oceano, podem provocar os Tsunamis, que são ondas gigantes que invadem o litoral de alguns países e provocam caos e destruição.

Por que os vulcões e terremotos são mais frequentes em algumas regiões do planeta?
Esquema explicativo da formação dos terremotos e tsunamis.

Portanto, algumas regiões da Terra são mais propícias do que outras para sofrerem com os tremores, pois são zonas em que duas placas diferentes estão em constante interação, a exemplo do Japão. Observe o mapa:

Por que os vulcões e terremotos são mais frequentes em algumas regiões do planeta?
Mapa das Placas Tectônicas pelo mundo.

Como podemos perceber no mapa acima, o Brasil não possui a tendência de apresentar grandes tremores, porque o nosso país está longe da zona de encontro e interação entre duas ou mais placas tectônicas.

A intensidade dos terremotos é calculada com base naEscala Richter, que é medida de 1 (muito fraco) a 10 (muito forte). O aparelho utilizado para realizar essa medição chama-se sismógrafo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Porque os vulcões e os terremotos são mais frequentes em algumas regiões do planeta?

Portanto, algumas regiões da Terra são mais propícias do que outras para sofrerem com os tremores, pois são zonas em que duas placas diferentes estão em constante interação, a exemplo do Japão. Observe o mapa: Mapa das Placas Tectônicas pelo mundo.

Por que em algumas regiões tem vulcão e outras não?

A resposta para essa pergunta resume-se a dois motivos básicos: 1º – O território brasileiro situa-se em uma área em que não há encontros entre placas tectônicas. É justamente nas áreas em que esse encontro acontece que surge a grande maioria dos vulcões ativos do planeta.

Onde os terremotos ocorrem com mais frequência?

As regiões mais sujeitas a terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo.

Como é chamada a região de maior ocorrência de vulcões e terremotos no planeta?

Círculo de Fogo do Pacífico - Região concentra as ocorrências de terremotos e atividades vulcânicas. Uma grande parte a atividade vulcânica e dos abalos sísmicos mais fortes (terremotos) estão localizados nas bordas das placas tectônicas.