Por que podemos afirmar que essas guerras foram favoráveis aos romanos?

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito armado que ocorreu entre 1914 e 1918 com as principais potências da Europa. O seu caráter mundial estava relacionado ao fato de os conflitos envolverem todas as grandes potências do mundo capitalista ocidental.

Vários foram os fatores de eclosão da Primeira Guerra Mundial. Desde a década de 1870, um sentimento de nacionalismo estava se acirrando entre as principais potências europeias. A derrota da França para a Prússia, na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871, estimulou o revanchismo francês. Mas havia ainda outros conflitos decorrentes do nacionalismo. Na região dos Balcãs, por exemplo, vários grupos de distintas nacionalidades estavam sob o poder político de Impérios, como o Austro-Húngaro e o Turco-Otomano, criando hostilidades e projetando-se uniões nacionais, como a dos eslavos em torno da Sérvia.

A disputa por territórios coloniais na África e na Ásia pelas potências europeias estava relacionada à necessidade de manter territórios ricos em matérias-primas necessárias à grande indústria europeia. A Alemanha e os EUA começavam a desbancar a Inglaterra como única potência industrial do mundo. Para garantir as fontes de matérias-primas e os mercados consumidores dos produtos industriais houve uma corrida armamentista, que fortaleceu os exércitos e estimulou a produção de novos armamentos.

Politicamente houve uma série de alianças entre os países europeus nesse quadro de ameaças. Formaram-se a Tríplice Entente, entre Inglaterra, França e Rússia; e a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália, aproximando-se posteriormente do Império Turco-Otomano.

A relação entre essas potências estava em seu ponto máximo de tensão quando em 28 de junho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, foi assassinado por um membro de uma organização sérvia em Sarajevo. Após o assassinato, o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia. Frente a isso, a Rússia se colocou ao lado da Sérvia, em virtude do fato de sérvios e russos serem eslavos e também porque a Rússia tinha interesses na região dos Balcãs.

A partir daí o sistema de alianças entrou em funcionamento, com o envolvimento direto no conflito da Alemanha, França e Inglaterra. Tinha início a Primeira Guerra Mundial.

A Primeira Guerra pode ser dividida em duas fases: uma guerra de movimento, entre 1914 e 1915; e uma guerra de posição, ou guerra de trincheiras, entre 1915 e 1918.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Primeira Guerra Mundial

Mapa Mental: Primeira Guerra Mundial

Por que podemos afirmar que essas guerras foram favoráveis aos romanos?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A guerra de movimento foi o momento em que principalmente as tropas alemãs conseguiram se deslocar com mais intensidade, resultando em várias vitórias sobre os países da Entente, principalmente a França e a Rússia.

A guerra de trincheiras ficou conhecida por esse nome pelo fato de as tropas não conseguirem avançar sobre o território inimigo, mantendo-se mais fixas em suas trincheiras, mesmo com a utilização de aviões e armas químicas. Tal situação causou inúmeras mortes entre os exércitos. Nessa fase da guerra entraram outros países de ambos os lados em conflito. Do lado da Entente, participaram Japão, Itália, Romênia e Grécia. Do lado das Potências Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) houve o apoio do Império Turco-Otomano e da Bulgária.

O final da guerra começou a ser desenhado com a queda do regime czarista e com a eclosão da Revolução Russa. Em 1918, os bolcheviques assinaram um tratado de paz com a Alemanha, retirando-se da guerra.

Nesse momento, as condições estavam favoráveis para a Alemanha, já que no front oriental os combates diminuíram consideravelmente. Porém, em 1918, os EUA, sentindo-se ameaçados pela ofensiva marítima alemã, utilizaram a derrubada de um transatlântico e de um navio pelos germânicos para entrar na guerra ao lado da Entente. Desde o início do conflito, os EUA estavam fornecendo armas e alimentos aos países dessa aliança. Mas ao entrar diretamente no conflito, os EUA fizeram a balança pender contra a Alemanha, graças ao poderio industrial e bélico detido pelos estadunidenses.

A partir desse momento, as tropas alemãs foram sucessivamente derrotadas. Em novembro de 1918, o kaiser alemão renunciou ao trono e foi assinado um armistício. Com a saída da Alemanha da Primeira Guerra, iniciaram-se as negociações para a assinatura de um tratado de paz. O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra, o que acarretou uma série de duras sanções e indenizações pelas quais o país deveria se responsabilizar. As sanções criaram inúmeras dificuldades sociais e econômicas aos alemães, que seriam utilizadas como argumento para o início da Segunda Guerra Mundial.

Outras consequências da Primeira Guerra Mundial foram a desintegração dos Impérios Austro-Húngaro e Turco-Otomano, além da formação da Liga das Nações.


Por Me. Tales Pinto

*Mapa Mental por Daniel Neves Silva
Graduado em História

Porque podemos afirmar que essas guerras foram favoráveis aos romanos?

Roma precisou de três guerras para que a cidade fosse totalmente destruída. Os romanos foram os maiores beneficiados após a guerra. Sem Cartago no mapa, eles poderiam dominar de forma hegemônica o Mar Mediterrâneo e expandir seus domínios para o Norte da África até a Península Ibérica.

Qual a principal causa das guerras romanas?

As Guerras Púnicas tiveram como causa a rivalidade entre Roma e Cartago, pela hegemonia econômica, política e militar na Sicília e depois em todo o Mediterrâneo ocidental, importante meio de transporte de mercadorias naquela época.

O que as guerras de expansão trouxeram aos romanos?

produção das grandes propriedades rurais (Latifúndios), trabalhados por escravos; Page 2 • Aumento da escravidão; • Êxodo rural, gerando o empobrecimento da plebe; • Surgimento de novas classes sociais: Mesmo abolindo-se a escravidão por dívida a utilização de mão-de-obra escrava se ampliou o que trouxe problemas ao ...

Qual era o principal objetivo das Guerras Púnicas?

Guerras Púnicas é o nome dado a três guerras travadas entre Cartago – cidade localizada no norte da África e Roma, entre os anos 264 a.C e 146 a.C.. Cartago detinha o monopólio comercial marítimo, enquanto Roma almejava o expansionismo. Ambas lutaram pelo domínio da região do Mar Mediterrâneo.