Porque as bromélias e orquídeas que crescem sobre a outras árvores não são parasitas?

Porque as bromélias e orquídeas que crescem sobre a outras árvores não são parasitas?


Durante o cultivo de algumas espécies de plantas, é possível perceber que há alguns problemas que podem prejudicar a atividade. Um problema que é comum e que provoca prejuízos no cultivo e até a morte de algumas plantas é quando se percebe que uma planta cresceu sobre a outra e acabou matando-a.

Lino Ferreira e Sílvio Nolasco, professores do Curso a Distância CPT Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto, constituído de Livro+DVD, afirmam que é preciso estar atento ao cultivo, para que uma planta não acabe por prejudicar a outra e, consequentemente, prejudicar a atividade.

Essas plantas, que se desenvolvem sobre as outras, podem ser de vários tipos. A maior parte dessas plantas “opressoras” utiliza a outra apenas como um apoio e não proporcionam nenhum tipo de prejuízo para ela, conhecidas como epífitas e tendo as orquídeas e bromélias como um dos melhores exemplos.

Porém, há casos em que há uma relação de parasitismo, isto é, quando a planta que se desenvolve sobre a outra produz uma relação que a prejudica, pois elas possuem meios de penetrar no tecido das árvores e sugar para si seus nutrientes. É o caso das ervas-de-passarinho, que se reproduzem facilmente pelo fato de terem seus frutos consumidos pelas aves e suas sementes espalhadas através das fezes desses animais.

Para realizar a distinção entre um tipo de planta e outro, a tarefa é complicada, requerendo familiaridade com a flora local. Em florestas, essas plantas parasitas aparecem em menor quantidade, ao passo que as epífitas aparecem com mais frequência e, como mencionado, não prejudicam a planta na qual se apoiam.


Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Agricultura:

Porque as bromélias e orquídeas que crescem sobre a outras árvores não são parasitas?

Porque as bromélias e orquídeas que crescem sobre a outras árvores não são parasitas?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Qual a relação entre orquídea e Bromélia?

Inquilinismo entre as plantas Esta relação é comumente encontrada entre plantas como bromélias, orquídeas e samambaias e plantas de maior porte, sobre as quais se instalam para obter suporte. Entre os vegetais, chamam-se as espécies inquilinas de epífitas.

Qual a diferença de bromélias e orquídeas?

Orquídeas: As orquídeas são lindas e, como gostam de lugares protegidos, elas podem ficar dentro de casa. Não gostam de muita água. Bromélias: São plantas decorativas, deixam qualquer ambiente alegre. … Não pode ser regada com frequência, já que o caule e as folhas armazenam muita água.

É comum observar bromélias e orquídeas?

É comum observar bromélias e orquídeas sobre as árvores tentando conseguir um local para viver e luz para a sua sobrevivência. Essas plantas realizam com as árvores uma relação ecológica denominada: a) Mutualismo.

Qual a relação ecológica entre orquídeas e árvores?

As epífitas são, sem dúvidas, o exemplo mais conhecido de inquilinismo. Essas plantas, como bromélias e orquídeas, desenvolvem-se sobre o tronco de outras plantas (chamadas de forófitos), porém não causam nenhum prejuízo às plantas onde crescem.

Qual é a vantagem da orquídea e da bromélia em crescer nos galhos superiores das árvores?

A vantagem em crescer nos galhos superiores das árvores é que, desse modo, elas conseguem receber mais luz para realizar a fotossíntese do que receberiam se crescessem sobre o solo, onde a luz pode ser escassa.

Quais são os tipos de relações ecológicas?

Tipos de relações ecológicas

  • Sociedade. Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, sem união física, e apresentam uma divisão de trabalhos entre eles. …
  • Competição. …
  • Canibalismo. …
  • Mutualismo. …
  • Comensalismo. …
  • Amensalismo. …
  • Parasitismo. …
  • Predação.

Como reconhecer uma orquídea no mato?

Na busca de orquídeas, o melhor é procurar terrenos descampados e incultos, esta última “uma condição quase essencial”. As zonas calcárias, como acontece com muitas serras, são uma boa aposta.

Como identificar uma orquídea no mato?

Uma das características mais comuns é ter o labelo bem ondulado na parte de baixo. Para ajudar como identificar orquídeas pelas folhas, observe se são rígidas e os pseudobulbos gordinhos.

Qual o nome da relação ecológica entre orquídeas e bromélias e as árvores que lhe servem de suporte?

Como exemplo principal do inquilinismo, podemos destacar as orquídeas e as bromélias, plantas que vivem sobre outras. Essas espécies vegetais não retiram nenhum nutriente das árvores, que servem apenas de suporte.

Quais fatores permite que espécies diferentes vivam juntas e se beneficiem?

Mutualismo (mutualismo obrigatório) Organismos de espécies diferentes beneficiamse da interação, mas podem viver de maneira independente. Organismos de espécies diferentes beneficiamse da interação, mas a relação é necessária.

Qual é a relação ecológica?

Relações ecológicas são as interações que acontecem entre os seres vivos, as quais podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécies (relações intraespecíficas) ou indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas). Elas também podem ser harmônicas ou desarmônicas.

Quais são os benefícios que as orquídeas e bromélias obtém vivendo nos troncos e galhos de outras árvores?

Em vegetais, especialmente entre as epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas: as bromélias, as samambaias e as orquídeas), se desenvolvem sobre os galhos das árvores de grande porte. Esse posicionamento favorável permite a considerável captação luminosa necessária ao processo de fotossíntese.

Por que as orquídeas e as bromélias que crescem sobre a copa das árvores não são parasitas?

As plantas epífitas, como bromélias, orquídeas, imbés, cactos e muitos outros que costumam usar as árvores como mero suporte para obter mais luz, umidade e nutrição, não roubam, de forma alguma, nutrientes ou água da árvore.

O que são relações ecológicas Brainly?

Relações ecológicas são interações entre os seres vivos de uma comunidade. As relações podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma população ou entre indivíduos de populações diferentes, promovendo uma conexão entre diferentes espécies.

Porque as bromélias e as orquídeas crescem sobre outras árvores não são parasitas?

Como exemplo principal do inquilinismo, podemos destacar as orquídeas e as bromélias, plantas que vivem sobre outras. Essas espécies vegetais não retiram nenhum nutriente das árvores, que servem apenas de suporte. Sendo assim, elas não são consideradas parasitas.

Porque as bromélias podem ser consideradas parasitas das árvores?

Liquens e bromélias não são parasitas. Muitas pessoas chamam de pragas, de musgo, de mato, falando que apodrece ou seca o galho. A verdade é que liquens e bromélias não possuem nenhuma estrutura morfológica para o parasitismo. Isso significa que não penetram nem enforcam os ramos em que se apoiam.

Qual é a relação ecológica entre as bromélias e as árvores?

Inquilinismo entre as plantas Esta relação é comumente encontrada entre plantas como bromélias, orquídeas e samambaias e plantas de maior porte, sobre as quais se instalam para obter suporte. Entre os vegetais, chamam-se as espécies inquilinas de epífitas.

Qual é a vantagem da orquídea e da bromélia em crescer nos galhos superiores das árvores?

“São plantas muito importantes porque têm seu próprio mecanismo de sobrevivência. São esponjosas e, por isso, captam umidade e nutrientes das árvores onde estão para sobreviver. São boas indicadoras de tempo e umidade", observou o pesquisador.