Porque doi a cabeça quando tomamos algo gelado

Porque doi a cabeça quando tomamos algo gelado
 pjohnson1/iStock

Publicidade

Tadeu Santos, via Instagram

Há várias hipóteses, nenhuma definitiva. Um estudo de 2012 (5) – em que 13 adultos beberam água gelada de canudinho monitorados por ultrassonografia transcraniana – sugere que os nervos que passam atrás do céu da boca, quando detectam uma queda rápida de temperatura, dilatam as artérias que levam ao cérebro para aumentar o fluxo de sangue e manter o órgão quentinho.

Isso vem acompanhado de um aumento da pressão no interior do crânio e, é claro, uma dor súbita.

Para fechar, uma dica: pressionar a língua contra o céu da boca para reaquecer a região faz a dor passar mais rápido.

Continua após a publicidade

    Porque doi a cabeça quando tomamos algo gelado

    Por que tomar algo bem gelado dá dor de cabeça? 

    Há várias hipóteses, nenhuma definitiva.

    Superinteressante pelo menor preço do ano!

    Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
    Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

    *Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

    Cefaleia do sorvete é uma dor de cabeça intensa que ocorre imediatamente após o contato de sorvetes ou líquidos gelados, inclusive água gelada, com o interior da boca, especialmente o céu da boca. Alimentos gelados, como por exemplo aquele pedaço de melancia recém saída da geladeira, também podem desencadear.

    Sorvete com dor de cabeça?

    Porque doi a cabeça quando tomamos algo gelado

    Cefaleia do Sorvete

    Não apenas no verão, mas em qualquer dia quente e ensolarado, nada como um delicioso sorvete para mandar todo este calorão embora. A menos que você seja um enxaquecoso. Pois neste caso existe uma chance maior de apresentar a chamada cefaleia do sorvete (para quem não sabe, cefaleia é sinônimo de dor de cabeça), em comparação à população que não sofre de enxaqueca.

    A cefaléia do sorvete (do inglês ice cream headache), pode ocorrer ocasionalmente até mesmo em quem não tem enxaqueca. A parcela de enxaquecosos que já apresentaram cefaleia do sorvete na vida é bem maior que aquela dos não enxaquecosos. A dor de cabeça resultante é geralmente sem latejamento. Ela pode ser sentida na testa, topo da cabeça, nos olhos ou nas têmporas (raramente em outras áreas).

    Normalmente, inicia-se durante ou logo após a ingestão dos gelados. Felizmente, costuma durar no máximo alguns poucos minutos. Bem raramente, essa dor de curta duração pode desencadear uma crise de enxaqueca. Se isso acontecer, a enxaqueca resultante terá uma duração que poderá variar entre horas e dias. Mas repito: é raro uma cefaleia do sorvete se converter numa enxaqueca – em outras palavras, desencadear uma crise de enxaqueca. O mais típico e comum é a pessoa dar uma mordida bem grande num sorvete ou outro alimento bem gelado, ou gole grande de um líquido bem gelado e, imediatamente, sentir uma dor bem forte, aguda, na cabeça. Essa dor vai passando ao longo de alguns poucos minutos.

    Por que ocorre essa dor de cabeça?

    Ninguém sabe. Há várias teorias. Uma delas diz que ela ocorre porque o alimento ou líquido à temperatura fria, quando em contato com o céu da boca, faringe e esôfago, desencadeia reflexo, via neurônios sensitivos do nervo trigêmeo, que leva a informação para o cérebro, o qual por sua vez interpreta essa informação como dor de cabeça.

    Esse fenômeno, no qual um estímulo numa área gera dor em outra área, recebe o nome de dor referida.

    Já outra teoria argumenta que a temperatura fria altera o fluxo de sangue de modo a provocar a dor.

    A única coisa que se sabe ao certo é que cefaleia do sorvete não é enxaqueca, nem sintoma de enxaqueca. É um diagnóstico à parte. De todo modo, os gelados podem agir como fator desencadeante de crises. (Quer saber em detalhe o que é enxaqueca? Clique neste link.)

    Tratamento e prevenção:

    A cefaleia ou dor de cabeça do sorvete é quase sempre de duração tão curta que não exige qualquer tratamento. Quase sempre, basta esperar alguns minutos para que a dor passe. Tomar um analgésico antes de tomar sorvete não previne esse tipo de dor de cabeça. Nos raros casos em que ela evolui para uma crise de enxaqueca, o tratamento deve ser o mesmo daquele da enxaqueca. E a medicação deve sempre ser prescrita e supervisionada pelo seu médico.

    Uma boa dica para evitar esse desconforto é saborear sorvetes e outros alimentos ou líquidos gelados bem devagar, em quantidades bem pequenas por vez. E, obviamente, quem sofre desse problema deve evitar a sugestão de aplicação de frio dentro da boca para aliviar dor de cabeça.

    Consultas – Informações

    Consultas
    Informações
    Agendamento

    Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046

    Atendimento Online e Presencial

    Porque quando bebo coisa gelada Minha cabeça dói?

    Quando a pessoa está em um ambiente frio ou bebe algo gelado, há uma vasodilatação, diz o médico, mas ela acontece em resposta ao estímulo recebido pelos nervos trigêmeos. A reação desses nervos causa a inflamação e a dor.

    O que é cefaleia do sorvete?

    Cefaleia do sorvete é uma dor de cabeça intensa que ocorre imediatamente após o contato de sorvetes ou líquidos gelados, inclusive água gelada, com o interior da boca, especialmente o céu da boca. Alimentos gelados, como por exemplo aquele pedaço de melão recém saído da geladeira, também podem desencadear.

    Quando bebo água Sinto dor de cabeça?

    O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água. Parece estranho, certo? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca.

    Quem tem enxaqueca pode tomar coisa gelada?

    Para as pessoas que sofrem com enxaqueca, a melhor forma é evitar o consumo de substâncias geladas, principalmente se a pessoa notar que esse consumo desencadeia crises.