Porque na natureza todos os seres vivos dependem uns dos outros?

Porque na natureza todos os seres vivos dependem uns dos outros?

Olá!

Hoje vamos aprender sobre a cadeia alimentar.

Todo ser vivo precisa se alimentar, isso vale para nós seres humanos, para os animais, as plantas e até para os microrganismos como bactérias e fungos.

A principal característica dos seres vivos é a necessidade de alimento. Mas, nem todo ser vivo come a mesma coisa, desta forma dividimos eles em dois grupos os que fazem o próprio alimento como a planta e os que precisam se alimentar de outros animais.

Atividade 1

Nessa atividade vamos conhecer um pouco sobre os seres vivos autótrofos, isso significa seres vivos que produzem sua própria comida. As plantas são o melhor exemplo, por conseguirem fazer a chamada fotossíntese. Processo em que retiram sua energia do sol. No vídeo abaixo você consegue perceber essas etapas. Acesse clicando na imagem abaixo:

Fonte: Youtube, “Fotossíntese” do canal Larissa Stepanow Eksteinas.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=32E7iqctZ8Q

Atividade 2

Escreva em seu caderno e faça um desenho sobre o ciclo da fotossíntese. 

Atividade 3

Nem todos seres vivos conseguem produzir o próprio alimento como as plantas. Os chamados de heterótrofos, são seres vivos que dependem do consumo de material orgânico. Eles são divididos em 4 classes: os produtores, os herbívoros, os carnívoros e os decompositores. 

Clique na imagem e assista ao vídeo a seguir, registrando em seu caderno qual é a principal característica de cada um deles. 

Fonte: Youtube, “O qué é a Cadeia Alimentar? | Vídeos Educativos para Crianças” do canal
Aula365 – Brasil.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zZ66hOHQgDE

Atividade 3

Agora que você sabe a diferença entre os seres vivos autótrofos e heterótrofos chegou a hora de colocarmos esse conhecimento em prática.

Vamos jogar o jogo “Quem come o quê”. Acesse ao jogo pelo link azul abaixo:

https://www.ludoeducativo.com.br/pt/play/quem-come-o-que?tag=todos-biologia


Componentes Habilidades 

Ciências da Natureza
(EF04CI04-A) Reconhecer o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos pelas plantas e algas, por meio da fotossíntese.
(EF04CI04-B) Descrever e distinguir a forma de alimentação dos seres produtores, consumidores e decompositores.

Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 4º ano- D


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.

Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.O termo foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo ecólogo Arthur George Tansley. Desde então, faz parte do vocabulário da comunidade científica e da sociedade.

Componentes de um ecossistema

Um ecossistema é formado por dois componentes básicos: o biótico e o abiótico. O primeiro diz respeito aos seres vivos da comunidade, tais como plantas e animais. Esses seres desempenham diferentes papeis em um ecossistema e ocupam diferentes níveis tróficos, podendo ser produtores, consumidores ou decompositores.

De alguma forma, todos os seres vivos de um ecossistema dependem uns dos outros. Os produtores, por exemplo, garantem a entrada de energia no sistema. Os consumidores, por sua vez, promovem o fluxo de energia e matéria. Por fim, os decompositores garantem a ciclagem dos nutrientes.

Além dos componentes bióticos, temos os componentes abióticos, que são as partes sem vida do ambiente, como o solo, a atmosfera, a luz e a água. Esses fatores são fundamentais para a manutenção da vida, pois garantem a sobrevivência das espécies, atuando, inclusive, no metabolismo dos seres vivos, como é o caso da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de ecossistemas

Os ecossistemas podem ser observados em diferentes escalas. O maior ecossistema existente é a própria biosfera, que corresponde a todos os locais do globo onde existe vida. Outro exemplo são as florestas tropicais, que se destacam por sua grande biodiversidade.

Entretanto, ecossistemas podem ocorrer em pequena escala, com em um pequeno aquário autossuficiente que contenha plantas, peixes e algas. Vale destacar ainda que uma única planta de uma floresta pode ser considerada um ecossistema, pois engloba ali vários organismos que interagem com os fatores abióticos.

É importante entender que todos os ecossistemas estão interligados e, portanto, existe a troca de matéria e energia entre eles, independentemente de seu tamanho. Assim sendo, cada ecossistema, mesmo que pequeno, é importante para garantir o equilíbrio do planeta.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por que na natureza todos os seres vivos dependem um dos outros?

Os seres vivos dependem uns dos outros para obterem alimentos. As relações alimentares entre os seres produtores, consumidores e decompositores estabelecem uma cadeia alimentar. A energia do alimento passa de um ser a outro por meio da cadeia alimentar.

Por que os seres vivos dependem?

Os seres vivos dependem do ambiente para obter aquilo de que precisam para viver, como ar, água e abrigo. Eles dependem de outros seres vivos, que, muitas vezes, são seu alimento. Animais e plantas estão adaptados ao ambiente em que vivem.

Quando um ser vivo depende do outro?

Parasitismo. É quando um ser vivo vive dentro do corpo de outro ser vivo ou no corpo de outro ser vivo como parasita (hospedeiro). É o caso da pulga, do piolho e do carrapato que se alimentam do homem e de outros animais. Assim como os vermes vivem dentro do intestino do homem e de animais.

Como são chamados os seres vivos que dependem de outros seres vivos para se?

Na cadeia alimentar, os organismos heterotróficos podem ser consumidores ou decompositores. Os consumidores são aqueles que se alimentam de outros seres vivos. Animais herbívoros, carnívoros e onívoros fazem parte desse grupo. Além de consumidores, podemos citar como organismos heterotróficos os decompositores.