Qual a importância da gestão estratégica para os Recursos Humanos?

Gestão de Recursos Humanos

A melhor maneira de entender a gestão estratégica de recursos humanos é compará-la com a gestão de recursos humanos. A gestão de recursos humanos (HRM) se concentra em recrutar e contratar os melhores funcionários e em fornecer-lhes a remuneração, os benefícios, o treinamento e o desenvolvimento de que precisam para ter sucesso dentro de uma organização. No entanto, o gerenciamento estratégico de recursos humanos leva essas responsabilidades um passo adiante, alinhando-as com as metas de outros departamentos e metas organizacionais gerais. Os departamentos de RH que praticam a gestão estratégica também garantem que todos os seus objetivos estejam alinhados com a missão, visão, valores e metas da organização da qual fazem parte.

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Gestão estratégica de recursos humanosé a prática de atrair, desenvolver, recompensar e reter funcionários para o benefício tanto dos funcionários como indivíduos quanto da organização como um todo. Os departamentos de RH que praticam a gestão estratégica de recursos humanos não trabalham de forma independente dentro de um silo; eles interagem com outros departamentos de uma organização para entender suas metas e, em seguida, criar estratégias que se alinham com esses objetivos, bem como os da organização. Como resultado, as metas de um departamento de recursos humanos refletem e apóiam as metas do restante da organização. A gestão de recursos humanos estratégica é vista como um parceiro para o sucesso organizacional, em oposição a uma necessidade de conformidade legal ou compensação. O HRM estratégico utiliza o talento e a oportunidade dentro do departamento de recursos humanos para tornar os outros departamentos mais fortes e eficazes.

Importância da GRH estratégica

Quando um departamento de recursos humanos desenvolve estrategicamente seus planos de recrutamento, treinamento e remuneração com base nas metas da organização, está garantindo uma chance maior de sucesso organizacional. Vamos pensar sobre essa abordagem em relação a um time de basquete, em que o jogador A é o departamento estratégico de RH e os jogadores de B a E são os outros departamentos da organização. Toda a equipe quer ganhar o jogo de bola, e todos eles podem ser jogadores fenomenais por conta própria, mas um grande jogador nem sempre ganha o jogo. Se você assistiu a muitos esportes, entende que cinco grandes jogadores não vencerão o jogo se cada um desses cinco grandes jogadores estiver focado em ser o MVP.

Não é assim que um time de basquete vence, e também não é assim que uma organização vence. Uma equipe ganha quando seus membros apóiam uns aos outros e trabalham juntos por um objetivo comum. O Jogador A, nosso departamento de RH estratégico, deve trabalhar com os jogadores B, C, D e E, nossos diferentes departamentos organizacionais. Eles devem realizar jogadas planejadas de antemão, ajudar quando necessário para ajudar outro jogador a pegar a cesta e compensar as fraquezas de um para criar uma equipe mais forte como um todo. Quando uma equipe trabalha em conjunto para alcançar esse objetivo comum, só então eles podem ser verdadeiramente bem-sucedidos.

Você também pode considerar a gestão de recursos humanos estratégica como o capitão ou treinador da equipe, pois suas responsabilidades são um pouco diferentes das dos outros jogadores. Os departamentos de recursos humanos são encarregados de analisar as mudanças que precisam ocorrer com cada 'player' ou departamento e auxiliá-los no fortalecimento de eventuais fragilidades. O gerenciamento estratégico de recursos humanos é o processo de usar técnicas de RH, como treinamento, recrutamento, remuneração e relações com os funcionários, para criar uma organização mais forte, um funcionário de cada vez.

Exemplo de GRH estratégico

Suponha que um departamento de atendimento ao cliente esteja realmente lutando com a rotatividade e a retenção. Com isso, seus clientes reclamam de falta de conhecimento ou assistência ao entrarem em contato com o departamento. Isso, por sua vez, está afetando os pedidos repetidos e tendo um efeito dramaticamente negativo nas vendas, fazendo com que a empresa perca dinheiro.

Normalmente, um departamento de recursos humanos garante que sempre que um funcionário deixa a empresa, outro funcionário é contratado como substituto, e essa é a extensão de sua responsabilidade. No entanto, essa não é a abordagem estratégica. HRM estratégico significa que um departamento de recursos humanos teria uma função muito mais envolvente. Por exemplo, neste cenário, o departamento de recursos humanos se sentaria com o departamento de atendimento ao cliente e discutiria por que há tanta rotatividade entre os funcionários e o que os recursos humanos podem fazer para diminuir a rotatividade.

Aqui, o departamento de RH pode adotar uma variedade de abordagens. Por exemplo, talvez eles precisem melhorar seus esforços de recrutamento, contratação e treinamento ou ajudar os gerentes de atendimento ao cliente a adquirir algumas habilidades de supervisão. Talvez o pagamento e os benefícios precisem ser ajustados para refletir o setor atual. Se o problema está no recrutamento e na contratação, o RH precisa trabalhar com o departamento de atendimento ao cliente para desenvolver esforços de recrutamento mais direcionados, atualizar as qualificações do trabalho e melhorar as técnicas de entrevista. Pacotes competitivos de remuneração e benefícios podem atrair candidatos de melhor qualidade, que também podem se beneficiar de um programa de treinamento mais eficaz. Como resultado desses esforços colaborativos, clientes recorrentes retornarão, as vendas aumentarão e a empresa será capaz de cumprir suas metas organizacionais;

Resumo da lição

A gestão estratégica de recursos humanos é a prática de atrair, desenvolver, recompensar e reter funcionários para o benefício dos funcionários como indivíduos e da organização como um todo. O gerenciamento estratégico de RH ajuda a transição de um departamento de RH de reacionário a proativo, influente e eficaz membro de uma equipe organizacional. Um departamento estratégico de RH não apenas ajuda uma empresa a economizar dinheiro e cortar custos, mas também a crescer e se tornar mais bem-sucedida. Alinhar-se com as metas da organização, trabalhar lado a lado com ela para determinar uma estratégia e, em seguida, nos esforçarmos juntos para cumprir essa meta é o que pode ajudar a tornar a gestão estratégica de recursos humanos tão essencial para o sucesso de cada organização.

Notas de revisão

HRM estratégico é visto como uma ferramenta para o sucesso operacional
Qual a importância da gestão estratégica para os Recursos Humanos?

Gestão estratégica de RH:

  • é o processo de usar técnicas de RH, como treinamento, recrutamento, remuneração e relações com funcionários para criar uma organização mais forte
  • garante que as metas de um departamento de recursos humanos reflitam e apoiem as metas do resto da organização
  • garante uma maior chance de sucesso organizacional
  • utiliza o talento e a oportunidade dentro do departamento de RH para tornar outros departamentos mais fortes e eficazes

Resultados de Aprendizagem

Depois de terminar, você deverá ser capaz de:

  • Definir gestão de recursos humanos
  • Descreva como funções de gestão estratégica de recursos humanos
  • Discuta os benefícios da gestão de recursos humanos estratégica

Qual a importância da gestão estratégica de RH?

Qual é a importância do RH estratégico para a empresa? A estruturação de um RH estratégico promove um melhor aproveitamento do quadro de funcionários. Os profissionais precisam ser valorizados para que consigam trabalhar bem e apresentar melhores resultados, assumindo uma postura empreendedora dentro da corporação.

O que é RH estratégico e qual sua importância para as organizações?

RH estratégico é um modelo de gestão de Recursos Humanos em que os profissionais são parte estratégica da empresa. O RH estratégico tem a missão de otimizar processos e decisões com o uso de tecnologia, dados e indicadores, auxiliando no crescimento e rentabilidade do negócio.

Qual a importância da gestão estratégica?

A função da gestão estratégica é gerenciar diante de uma série de cenários e metas futuras, tudo a partir de indicativos da própria empresa. Em muitos casos, é a partir dela que são feitas mudanças e tomadas decisões que podem alterar o posicionamento de uma empresa no mercado.

Quais são os benefícios de um planejamento estratégico de Recursos Humanos?

Com uma atuação estratégica, o RH lida menos com burocracia, agiliza processos e passa a simplificar as etapas. Afinal, não são as tarefas repetitivas que levam o negócio mais longe! Por isso, o setor passa a atuar de maneira muito mais eficaz e dinâmica, em comparação com o modelo tradicional.