Porque não conseguimos tomar refrigerante se o canudinho estiver furado?

Apresentação em tema: "Ciências 6º ano Profª Lígia Palácio"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências 6º ano Profª Lígia Palácio
A ATMOSFERA Ciências 6º ano Profª Lígia Palácio

2 A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
A atmosfera é uma camada formada por diversos gases e vapor de água,que envolve todo o nosso planeta; Sem a atmosfera provavelmente não haveria vida em nosso planeta. E também não haveria ventos, nuvens ou chuvas.

3 As camadas da atmosfera
Vai dos 80 km até cerca de 500 km de altitude. A termosfera recebe esse nome porque a energia do Sol faz a sua temperatura aumentar com a altitude. É a região mais fria da atmosfera. A palavra mesosfera indica que essa é uma camada situada perto da região central da atmosfera. Além de Nitrogênio, há pouco O2 e quase nenhuma umidade, por isso, não há formação de nuvens nem ocorrem fenômenos meteorológicos. Existe grande quantidade de gás O3, que forma a camada de ozônio, tão importante para nós. Camada mais baixa da atmosfera. Começa no solo e tem, em média, 15 km. É nela que se formam as nuvens, ventos, chuvas, neve, tempestade, raios e furacões. É dela que os seres vivos retiram o O2 para a respiração e CO2 para a Fotossíntese.

4

5 As camadas da atmosfera
É a última camada da atmosfera, que começa a cerca de 500 km de altitude e não tem um limite superior definido. Os gases vão escasseando cada vez mais e a temperatura varia muito: é muito quente durante o dia e muito fria à noite.

6 A ionosfera A termosfera, em conjunto com a
mesosfera, constitui a ionosfera, que não é uma camada atmosférica, mas uma região da atmosfera com maior quantidade de íons (carregada de eletricidade). É na ionosfera que são refletidas as ondas de rádio, permitindo o envio e a recepção por todo o mundo.

7 A atmosfera é essencial para a vida na Terra:
É nela que se encontram os gases necessários para a respiração dos seres vivos Protege a Terra das radiações solares prejudiciais Funciona como um teto protector, evitando que a Terra aqueça ou arrefeça demais. Protege a Terra do impacto de outros astros, como os meteoritos.

8 Com base no conteúdo estudado nesta aula, responda às questões abaixo
Com base no conteúdo estudado nesta aula, responda às questões abaixo. Só não esqueça de copiar o enunciado... Elabore em seu caderno um breve resumo sobre o conteúdo/assunto principal abordado no slide. 2. Conforme os estudos realizados nesta aula, explique o que é a atmosfera? 3. Do que é formado o ar atmosférico? 4. Cite três comprovações sobre a importância da atmosfera para o desenvolvimento e manutenção da vida no planeta Terra.

9 Composição do ar na troposfera

10 O gás Oxigênio Quase todos os seres vivos dependem dele para sobreviver; É fundamental para a respiração dos seres vivos; Sem ele não há fogo, por isso, é um gás essencial para a combustão.

11 Combustão Combustão significa queima, ato de queimar;
Para que haja a combustão, é necessário que haja um combustível, um comburente e energia (calor); por exemplo: em uma vela acesa, a parafina é o combustível e o oxigênio é o comburente; O oxigênio, como alimenta a chama, é considerado um gás comburente; Comburente é, portanto, a substância que provoca a combustão de um combustível.

12 O oxigênio e a respiração celular
Quase todos os seres vivos usam oxigênio para liberar energia dos alimentos; Esse processo de liberar energia do alimento com o uso do oxigênio é chamado respiração celular e ocorre da seguinte forma: Glicose + oxigênio → gás carbônico + água + energia As plantas e os animais respiram durante todo o tempo (24 horas do dia).

13 O gás Carbônico Impede a queima de material combustível;
É fundamental para a vida, pois, com ele, os vegetais realizam a fotossíntese e produzem o seu alimento; É lançado na atmosfera pela respiração dos seres vivos e como resultado das combustões.

14 O gás carbônico e a fotossíntese
É o gás utilizado pelas seres clorofilados na produção de alimento (açúcares); As plantas somente realizam a fotossíntese durante o dia; em presença da luz do Sol; A fotossíntese ocorre da seguinte forma: Gás carbônico + água + energia → glicose + oxigênio.

15 O gás Nitrogênio É o gás mais abundante no ar;
Não participa nem da respiração nem das combustões; Não é absorvido diretamente pelos organismos; É indispensável para o desenvolvimento dos vegetais, e de todos os outros seres vivos.

16 ‘Buraco’ na camada de ozônio
Os principais causadores desse problema são gases produzidos industrialmente, chamados CFC. Esses gases são utilizados em aerossóis, refrigeradores, condicionadores de ar e na fabricação de espuma de plástico e isopor.

17 ‘Buraco’ na camada de ozônio
A camada de ozônio é uma espécie de filtro de proteção, que deixa passar o calor e a luz solar, mas impede que parte das radiações ultravioleta, muito prejudiciais à nossa saúde, chegue até a superfície da Terra. Os gases CFC, quando chegam à estratosfera, se desintegram e liberam átomos de Cloro, que por sua vez, atacam as moléculas de ozônio, transformando-as em moléculas de Oxigênio.

18 ‘Buraco’ na camada de ozônio
Na verdade, não existem buracos na camada de ozônio, e sim regiões em que a concentração de ozônio diminuiu e a camada ficou mais fina. Por esse motivo, os raios ultravioleta passam em maior quantidade, causando aumento de casos de câncer de pele.

19 Atmosfera e temperatura
A temperatura média da terra é de cerca de 15ºC, mas, se não houvesse atmosfera a temperatura média seria de -15ºC. A atmosfera colabora para aumentar a temperatura e mantê-la em um nível adequado à vida.

20 Os raios de Sol atravessam a atmosfera e aquecem a Terra
Os raios de Sol atravessam a atmosfera e aquecem a Terra. Parte desse calor se reflete na superfície e escapa para o espaço, mas outra parte é absorvida por certos gases, como o CO2 e o metano. O calor reabsorvido é novamente enviado para a Terra, e dessa forma, a temperatura média fica estabilizada.

21 Efeito estufa Esse efeito da atmosfera sobre a temperatura é importante para a vida e é chamado de efeito estufa, porque pode ser comparado ao que ocorre nas estufas de vidro. Porém, fábricas e veículos que queimam gasolina e outros combustíveis feitos do petróleo vêm provocando um desequilíbrio no efeito estufa da terra, o que pode provocar mudanças no clima do planeta.

22 Aquecimento global É a elevação na temperatura média do planeta.
Embora o clima seja influenciado por diversos fatores, a maioria dos cientistas acha que o aumento do gás carbônico vem provocando o aumento da temperatura média do planeta.

23 Aquecimento global É possível que um aumento de temperatura traga sérias consequências, como, por exemplo, o degelo de parte das calotas polares, o que faria o nível do mar subir. O aquecimento do planeta também poderá interferir no regime de chuvas e no clima de várias regiões, e ainda ocasionar a proliferação de insetos, que se reproduzem melhor em climas mais quentes.

24 Afinal, o que podemos fazer para combater a poluição do ar?
As fábricas devem instalar equipamentos de filtragem nas chaminés e, todos, devemos contribuir para a defesa e conservação de espaços verdes. Além disto, devemos ter em atenção que há situações em que a nossa escolha é fundamental para um ambiente mais puro:

25 Para pensar… O Homem é o responsável máximo pela degradação da qualidade do ar. Poderíamos atribuir as culpas ao progresso, desmantelar fábricas e automóveis, casas e instalações comerciais, vestirmos todos uma pele e ir para o meio do monte fazer de conta que não aconteceu nada e que somos todos muito “naturais”! Mas o que é verdade é que isso não resolveria quase nada. A solução está em assumirmos, por um lado, que não podemos voltar atrás e, por outro, que podemos ir em frente cometendo muito menos erros do que até aqui, aproveitando a própria tecnologia para solucionar os problemas que ela própria criou, não esquecendo, nunca, que a Terra não é nossa – “apenas a pedimos emprestada aos nossos filhos!”

26 Propriedades do ar O ar: Ocupa lugar no espaço; Tem massa;
Exerce pressão; Pode ser comprimido; Pode ser expandido.

27 O ar ocupa lugar no espaço
O ar é materia e materia é tudo o que ocupa lugar no espaço

28 O ar tem massa Peso é a atração que a Terra exerce sobre os corpos que se encontram até uma certa distância dela (força da gravidade) Quando dizemos que uma pessoa ‘pesa’ 36 kg, o correto seria falar que a pessoa tem uma massa de 36 kg.

29 O ar exerce pressão

30 Compressibilidade À medida que comprimimos o ar, suas moléculas ficam cada vez mais próximas,e a mesma quantidade de ar passa a ocupar um espaço menor.

31 Expansibilidade À medida que o ar entra em um balão, ele se expande, ocupando um espaço maior e pressionando a superfície interna do balão. É a propriedade que faz com que o ar ocupe todo o espaço que lhe é oferecido.

32 Ar comprimido, ar rarefeito e vácuo
Dizemos que o ar está comprimido se estiver sob pressão maior que a atmosférica; O ar está rarefeito se estiver sob pressão menor que a atmosférica; Se, de algum modo, retirarmos todo o ar existente em um recipiente fechado, obteremos o vácuo.

33 Pressão e altitude Quanto maior a altitude, menor a pressão, pois menor é a camada de ar acima dos corpos. O ar fica mais rarefeito e menos denso; Quanto menor a altitude, maior a pressão, pois maior é a camada de ar acima dos corpos. O ar fica mais denso e menos rarefeito.

34 O barômetro É um aparelho usado para medir a pressão atmosférica e altitude em determinado local; À medida que diminui a pressão atmosférica, diminui também a altura na coluna; porém, uma aumento da pressão atmosférica provoca o aumento na altura da coluna. Quanto mais alto for colocado o barômetro, menor será a coluna, pois também será menor a pressão exercida.

35 Agora pense... Por que conseguimos tomar refrigerante com canudinho?
Por que não conseguimos tomar refrigerante em um canudinho se ele estiver furado? Será que é possível tomar refrigerante de canudinho na Lua?

36

Porque não conseguimos tomar refrigerante seu canudinho estiver furado?

O líquido sobe pela diferença de pressão: a pressão fora do canudo é maior que dentro do canudo, empurrando o líquido pra cima.

Será que é possível tomar refrigerante de canudinho na Lua?

Resposta. Não. Devido a pressão atm.