Porque o ácido fluorídrico deve ser armazenado em recipientes de plástico?

Perguntas frequentes

ÁCIDOS

1. Quais são as substâncias incompatíveis com o seu ácido?

  • Ácido acético é incompatível com o óxido de crómio (IV), ácido nítrico, álcoois, etilenoglicol, ácido perclórico, peróxidos e permanganatos
  • Ácido nítrico é incompatível com o ácido acético, anilina, óxido de crómio (IV), ácido cianídrico, sulfureto de hidrogénio, líquidos inflamáveis e gases
  • Ácido oxálico é incompatível com prata e mercúrio
  • Ácido perclórico é incompatível com o anidrido acético, bismuto e liga de bismuto, álcoois, papel e madeira
  • Ácido sulfúrico é incompatível com o clorato de potássio, perclorato de potássio e permanganato de potássio

2. Posso utilizar o ácido cítrico GPR RECTAPUR® (refª 20273*) para descalcificar máquinas de café?

SIM! Para descalcificar uma máquina de café, dissolva a máxima quantidade possível de ácido cristalino em água morna (40 a 50 °C). Depois de deixar arrefecer a solução, decante-a, eliminando qualquer sedimento não dissolvido, e verta a solução na máquina de café. Após a descalcificação, lave a máquina uma ou duas vezes com água corrente. Para ter a certeza absoluta de que todo o ácido cítrico foi removido, verifique a água com uma tira de pH.


3. De que forma posso trabalhar em segurança com o ácido fluorídrico NORMATOM® (refª 83873* ou 85029*)?

Encontram-se disponíveis várias opções para garantir segurança especial no armazenamento e dispensação de ácido fluorídrico:

  • Frascos de paredes extra espessas 
  • Tampas de segurança e vedantes especialmente concebidas para o efeito
  • Dispensador especial, capaz de fornecer a quantidade precisa de ácido de que necessita, garantindo que a última gota regressa, em segurança, ao frasco

4. Como gerir riscos de explosão derivados do ácido perclórico a 70% AnalaR® NORMAPUR® ACS (refª 20589*)?

O ácido perclórico altamente concentrado é extremamente corrosivo, mas não é explosivo. A uma pressão normal, pode ser aquecido até à ebulição com uma chama livre. No entanto, se houver o mínimo de vestígios de impureza orgânica ou se entrar em contato com uma substância orgânica, o ácido perclórico poderá explodir sendo, portanto, necessário um armazenamento e manuseio cuidadosos para evitar a contaminação.


5. Por que motivo a VWR Chemicals fornece ácido nítrico concentrado num frasco de plástico com um prazo de validade curto, de 2 anos?

Durante esse tempo, o ácido nítrico concentrado ataca o plástico, o que acabaria por tornar o frasco de plástico quebradiço.


6. Como posso trabalhar em segurança com o ácido fórmico a 100% altamente concentrado AnalaR® NORMAPUR® (refª 20318*)?

O ácido fórmico altamente concentrado decompõe-se lentamente em monóxido de carbono e água. A formação de gás aumenta a pressão no frasco, o que pode provocar uma explosão. A reação de decomposição acelera a temperaturas baixas, nomeadamente a 30 °C. Desta forma, fornecemos ácido fórmico em frascos com tampas roscadas especiais.


7. Por que motivo a VWR Chemicals fornece ácido nítrico a 99% (refª 85851*, 85850*) com embalagens e tampas especiais?

O ácido nítrico fumegante emite gases castanho-avermelhados, devido à ação da luz e do calor. Esses gases causam a subida da pressão no interior do recipiente e, em certas circunstâncias, podem causar a explosão do mesmo. As tampas e embalagens especiais da VWR Chemicals evitam estes problemas de segurança.


EMBALAGENS

8. Quais são as vantagens e desvantagens dos frascos de vidro e de plástico de polietileno de alta densidade (HDPE)?

Além do aumento de segurança com o HDPE, estes frascos  de plástico são úteis quando utiliza um número elevado de ácidos e/ou está ciente dos custos de aquisição. Os frascos de HDPE de elevada qualidade garantem a compatibilidade com o nosso grau analítico de elevada pureza (Analar NORMAPUR) e o pack é mais barato e muito mais leve do que os frascos de vidro. 


9. O que é o EMBASAFE?

Esta embalagem especial revestida em PE oferece uma proteção máxima em caso de quebra de vidro, uma vez que contém qualquer quebra, resolvendo mais facilmente a situação. O vidro é, obviamente, totalmente compatível com o nosso grau analítico de elevada pureza (Analar® Normapur®) e pode ser reciclado da mesma forma que um frasco de vidro.


10. Qual é o período de armazenamento das substâncias em frascos de PE?

Solventes: 5 anos
Ácidos: 2 anos


RÓTULOS E REGULAMENTO CRE (CLP)

11. Quais são as dimensões mínimas dos rótulos para rotular as misturas ou amostras?

Porque o ácido fluorídrico deve ser armazenado em recipientes de plástico?


12. Como ler um rótulo da VWR?

Os novos rótulos multilingues foram concebidos para o ajudar a encontrar a informação de que precisa, de forma fácil e rápida. Estes incluem sempre um prazo de validade para o produto não aberto e armazenado corretamente e, normalmente, um espaço para registo da data de receção e/ou da data em que a embalagem foi aberta pela primeira vez.

Os novos rótulos também estão em conformidade com os requisitos CRE. A especificação garantida do produto é incluída no rótulo, se o espaço o permitir. Caso contrário, as especificações atuais da VWR estarão disponíveis no site vwr.com.

Porque o ácido fluorídrico deve ser armazenado em recipientes de plástico?


13. Como manusear produtos químicos de forma segura?

Antes de manusear produtos químicos perigosos, consulte a ficha de segurança e, em seguida, efetue uma avaliação do risco.

Ler mais


Como armazenar ácido fluorídrico?

Ácido Fluorídrico deve ser separado de todas outras substâncias. Metais reativos devem ser estocados em armário para inflamáveis. Mercúrio deve ser armazenado em frascos resistentes e acondicionado em bandejas (recipiente secundário).

Onde pode ser armazenado o ácido fluorídrico?

Por ser altamente reativo com o vidro, o HF deve ser armazenado em recipientes de polietileno (PE) ou politetrafluoretileno (Teflon).

Porque o ácido fluorídrico não corrói plástico?

Resposta verificada por especialistas O ácido fluorídrico não corrói o plástico porque ele não reage com os componentes químicos deste material, como por exemplo, o polietileno.

Por que as soluções básicas devem ser armazenadas em frascos de plástico?

Sendo assim, é necessário utilizar um material compatível com o hidróxido de sódio para seu armazenamento. A alternativa mais viável é o plástico, pois é um material que não reage com essa base, além de ter baixo custo e alta disponibilidade.