Porque a missão e valores fazem parte da elaboração do planejamento estratégico?

As diretrizes estratégicas de uma organização são definidas pela Missão, Visão e Valores da empresa. Com elas, é possível enxergar com antecedência os sinais de mudança, identificar as oportunidades criando dessa maneira condições para as ações positivas.

.

Definir todas as etapas da Missão, Visão e Valores é fundamental na implementação de uma Gestão Empresarial de sucesso. Com esses três pilares é possível alcançar melhores resultados e definir a identidade e cultura organizacional.

.

O que é missão, visão e valores?

A Missão, visão e valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio. Sem eles, todo o Planejamento Estratégico pode não dar certo, afinal é necessário entender tudo sobre a empresa para guiar as decisões e conseguir atingir os resultados previstos.

.

A definição desses pilares é importante por direcionar as ações tomadas pelos gestores e deixar claro o caminho a ser seguido e onde a empresa quer chegar. Ter o alinhamento da missão visão e valores traz uma nova ótica para novas contratações e auxilia no desenvolvimento dos objetivos estratégicos.

.

Entenda especificadamente ao longo desse artigo o que são missão, visão e valores nas empresas, seus conceitos, a importância e o passo a passo. Confira!

.

O que é Missão da Empresa?

A missão é como uma afirmação consistente do propósito e o motivo da existência da empresa, a finalidade da sua criação. Ou seja, a missão é a razão de ser da empresa, é a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil. Justificando, dessa maneira, seus lucros perante os acionistas e a sociedade em que atua.

.

A missão pode ser definida como a identidade da empresa, explicitando seu negócio, sendo concisa, clara e objetiva para todos que fazem parte da organização e também para seus clientes. E todas as ações, decisões e atitudes da empresa precisam ser tomadas de acordo com esse propósito.

.

Algumas empresas, entretanto, preferem explicar detalhadamente como alcançar o sucesso e como medi-lo, outras sintetizam a missão em uma única frase. Podemos citar um exemplo prático de Missão com a Mereo: “Impulsionamos pessoas e organizações para atingirem seus melhores resultados”.

.

O que é Visão da Empresa?

A visão, nada mais é que um cenário futuro ou uma intuição, um sonho, uma evidência. É a representação de onde quer chegar e o que pretende alcançar. É importante entender também que a Visão tem um tempo pré-estabelecido para ser cumprido. Por isso, pode sofrer mudanças ao longo do tempo.

.

Ela está acima de qualquer objetivo dentro da empresa, é praticamente a imagem projetada para o futuro da organização que deve ser compartilhada e apoiada por todos os colaboradores que já trabalham ou venham a trabalhar na organização.

.

Mas, para isso, ela deve, se possível, ser construída com a participação de todos, buscando expressar um sonho futuro também desejável para eles. É necessário que a visão mostre (de forma pratica, realista, temporal e visível) onde e quando a empresa deve atingir seus objetivos.

.

O que são Valores da Empresa?

Os valores, em linhas gerais, são os princípios que regem as ações e decisões de uma empresa. Eles devem ser definidos como crenças básicas para a tomada de decisão, porém sempre lembrando, que a empresa deverá saber diferenciar um valor e uma crença.

.

Para clarear esse entendimento, podemos interpretar crença como sendo algo em que eu acredito como sendo correto, justo e bom. O valor, por outro lado, é uma crença pela qual eu coloco as minhas decisões com o intuito de serem alcançadas.

.

Os valores podem ser vistos dessa forma como ideais a serem atingidos. Porém, isso não impede a empresa de se nortear por crenças básicas. Assim como a visão, a construção dos valores de uma organização deve ser feita em conjunto com seus colaboradores. Como padrão, os valores devem ser definidos entre 5 e 6, onde deverão ser seguidos e cobrados os seus resultados.

.

Alguns exemplos práticos dos Valores da Mereo são:

  • Ser ético e agir dentro dos padrões de boa convivência, sem prejudicar o próximo;
  • Queremos que as pessoas elevem seu potencial e estejam motivadas a alcançar os seus sonhos para voar alto;
  • Meritocracia para recompensar e reconhecer aqueles que entregam e superam seus objetivos.

.

Como criar uma missão, visão e valores para a organização?

Uma organização pode ser descrita através das suas diretrizes e objetivos estratégicos, assumindo alguns comportamentos que dão sustentação para o planejamento. Nesse sentido, ter claro como o propósito de uma organização é essencial.

.

Veja abaixo como elaborar a missão, visão e valores e incluir isso na rotina da sua empresa!

Como definir sua Missão?

Existem alguns pontos comuns que devem ser refletidos pela organização antes de estabelecer a missão:

  • Qual é o negócio da empresa?
  • Quem é seu cliente?
  • Qual praça a organização atua?
  • Quais os seus diferenciais competitivos?
  • Qual a sua contribuição social?

.

Definir a missão não é tarefa fácil. É através dela que a empresa estabelece políticas, desenvolve estratégias, concentra recursos e começa a trabalhar.

.

Para entender de forma mais didática o sentido da missão na organização empresarial vejamos alguns exemplos de missão:

  • Empresa de transportes – Fornecer serviços de transporte com pontualidade e zelando pela manutenção da integridade da carga transportada.
  • Clínica médica – Prevenir, reabilitar, promover a saúde e prolongar a vida com qualidade técnica.
  • Banco – Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.

.

Notamos, entretanto que desenvolver uma missão é muito mais do que simplesmente estabelecer a diferença entre receita e custo. O lucro não é a explicação, a causa ou o fundamento único das decisões e atitudes da empresa, e sim o seu teste de validade, transformando a gestão de custos e a gestão estratégica em um diferencial competitivo.

.

Como definir sua Visão?

  • Para definir uma visão a organização deve levantar as seguintes reflexões:
  • Como queremos ser vistos no futuro?
  • Qual é o desafio que se apresenta para os nossos colaboradores?
  • Onde estaremos atuando com nossos clientes?
  • Quais são as principais oportunidades que podem surgir?

.

É por essa razão que Collins e Porras (1995) sugerem que é bem mais interessante construir uma organização visionária do que se basear em um líder com visão. Abaixo vamos ver alguns exemplos práticos de como fazer a Visão:

  • Empresas de transportes – Ser a transportadora mais ágil em distribuição de cargas de todo o território nacional até 2022;
  • Fábrica de Software – Estar entre as dez maiores empresas de software do Brasil em número de clientes e faturamento até 2024;
  • Banco – Ser o melhor e maior grupo financeiro do Brasil em geração de valores para clientes, acionistas e colaboradores até 2026.

.

Destacamos que nos exemplos acima relacionados, todas as organizações possuem um objetivo ou mais, um prazo definido e um indicador para medir esse objetivo.

.

Dessa maneira, a empresa deve medir anualmente seus objetivos, mensurando se foram atingidos no prazo proposto ou se estão próximos de serem atingidos, utilizando indicadores para a interpretação de resultados.

.

Como definir seus Valores?

Para os valores serem seguidos dentro da empresa, eles precisam atender a certos critérios, como:

  • Clareza e objetividade, permitindo a compreensão de todos;
  • Conhecimento público para toda a organização, cliente e sociedade;
  • Ser seguido obrigatoriamente à risca por todos dentro da empresa.

.

Para facilitar ainda mais o entendimento sobre esse conceito, listamos abaixo alguns exemplos de valores:

  • Satisfação do cliente – Ele é a razão de ser do negócio;
  • Valorização e respeito às pessoas – São elas o grande diferencial que torna tudo possível;
  • Busca da excelência – Levando a máxima qualidade para todos os consumidores;
  • Preocupação com o meio ambiente – Deixando um mundo melhor para nossos descendentes;
  • Responsabilidade social – Ajudar no combate às desigualdades de classes.

.

Qual a importância da Missão, Visão e Valores organizacionais?

Entendemos então, que a definição de Missão, Visão e Valores de uma empresa é fundamental na cultura organizacional. Além de orientar o caminho correto a ser seguido pela empresa, também auxilia no planejamento dos objetivos a serem alcançados e na mensuração dos resultados.

.

Estabelecer esses tópicos está completamente atrelada à administração estratégica e devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores. Da mesma forma, as avaliações frequentes devem ser feitas para saber se a empresa está seguindo a estratégia que foi definida através desses fundamentos.

.

Enfim, pode parecer trivial, mas a missão, visão e valores são fatores básicos para alinhar toda a companhia por um propósito e elevar crescimento organizacional.

.

Conheça as SOLUÇÕES EMPRESARIAIS E EM SSOMA DA SEGVIDA. Conheça nossos serviços pelo site: www.segvidamg.com.br AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4605.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: 
.
#segvida #sst #sso #trabalho #Missão #Visão #Valores #Empresarial #Organizacional

.

Fonte: https://mereo.com/blog/missao-visao-e-valores-porque-definir-estes-fundamentos-e-tao-importante/

Qual a importância da visão missão e valores para o planejamento estratégico?

A Missão, visão e valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio. Sem eles, todo o Planejamento Estratégico pode não dar certo, afinal é necessário entender tudo sobre a empresa para guiar as decisões e conseguir atingir os resultados previstos.

Qual a relação entre missão visão e valores e o planejamento estratégico de uma organização?

Em geral, a missão, visão e valores estabelece a identidade e o propósito de uma organização. Sem esses pilares, é provável que seu planejamento falhe. Até porque, antes de definir qualquer estratégia, é preciso entender a “personalidade” do negócio, que serve como um guia para direcionar as ações e tomada de decisões.

Qual a relação entre planejamento estratégico e missão?

Os Objetivos Estratégicos são as metas globais e amplas da organização e devem estar diretamente relacionadas a missão da empresa. Ou seja, a cada Objetivo Estratégico alcançado, a empresa deve caminhar para mais perto de alcançar sua visão.

Qual é a importância para o planejamento estratégico em definir a missão de uma empresa?

Sem planejamento estratégico, a empresa fica sem saber onde deseja chegar e como isso deve ser feito. Em grande parte das vezes, isso acontece pelo fato do empreendimento não entender qual é sua cultura organizacional e os seus diferenciais, mesmo que já tenha definido sua missão e seus valores no passado.