Porque a higiene das mãos e do ambiente tem um papel tão importante na prevenção de DTA?

Últimas notícias

    • Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 14h45
    • Última atualização em Domingo, 14 de Novembro de 2021, 19h26

    A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser realizada periodicamente, não apenas pelos manipuladores de alimentos, mas também, pelos usuários de restaurantes. Lavar as mãos pode evitar surtos de Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA), em restaurantes, em casa e no trabalho.

    Você que faz uso dos Restaurantes Universitários da UFPA: Fique atento! As mãos devem ser lavadas sempre:

    - depois de utilizar o banheiro;

    - após o contato direto com secreções;

    - após o contato com superfícies e artigos contaminados (como o celular);

    - após coçar ou assoar nariz, pentear os cabelos, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro;

    - antes de comer, beber, manusear alimentos;

    - após manusear qualquer objeto; e

    - após fumar.

    Nas unidades do RU/UFPA, o álcool em gel a 70% está à disposição dos usuários para a higiene das mãos. Fique atento às dicas. Faça a sua parte!

    VOCÊ SABIA... que a lavagem das mãos é uma das principais recomendações para se prevenir contra a COVID-19 e deve ser realizada de forma adequada?

    Para tanto, você deve:

    • Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 a 30 segundos cada mão;

    • Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde os vírus e bactérias podem se alojar;

    • Usar sabonete ou sabão para a lavagem das mãos. Apenas a água não é suficiente. Se não houver água e sabonete, usar um produto para higiene das mãos para as mãos à base de álcool, como o álcool em gel a 70%.

    O Instituto Butantan, centro de pesquisa biológica de referência, localizado em São Paulo, disponibilizou um vídeo que orienta a forma correta de lavar das mãos. Acesse:

    https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/coronavirus-instituto-butantan-orienta-forma-correta-de-lavar-as-maos/

    Além da lavagem das mãos, para a prevenção da COVID-19 é importante:

    • Evitar contato próximo com pessoas doentes;

    • Ficar em casa quando estiver doente;

    • Ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com um lenço de papel, que deve ser jogado no lixo após o uso; ou cobrir o rosto com o braço dobrado;

    • Evitar tocar nos olhos, boca e nariz;

    • Evitar aglomerações. Ficar em casa, se for possível;

    • Manter-se a 1 (um) metro, no mínimo, de distância das pessoas em ambientes de grande circulação, sempre que for necessário sair de casa; e

    • Usar álcool em gel a 70% para a higiene das mãos sempre que não for possível lavá-las, dentro e fora de casa.

    • Vacinar-se.

    ATENÇÃO:

    Sempre que for necessário sair de casa utilize máscara. O Ministério da Saúde recomenda que a população utilize máscaras de pano, com pelo menos três camadas de tecido, como forma de proteção.

    Antes de usar a máscara, lave bem as mãos. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca. Cuidado para não a tocar na parte externa, e se o fizer, lave as mãos ou higienize-as com álcool em gel.

    As máscaras devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas, por isso tenha sempre consigo um saco para armazenar a máscara suja e outra máscara limpa de reserva para trocar. Antes e após a troca não esqueça de lavar ou passar álcool em gel nas mãos. Após o uso, as máscaras devem ser lavadas pelo próprio indivíduo, separada de outras peças de roupa, com sabão ou água sanitária, permanecendo de molho por cerca de 20 minutos antes do enxágue.

    O uso do álcool em gel a 70% é uma medida eficaz para a higienização das mãos, no entanto, deve ser considerada como segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão.

    Muitos usuários dos Restaurantes Universitários colocam os tickets de refeição na boca para aplicar o álcool gel nas mãos. Essa é uma atitude que coloca em risco a sua saúde e também das pessoas a sua volta.

    REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

    ANVISA. Nota Técnica Nº01/2018 GVIMS/GGTES/ANVISA: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde – GVIMS. Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde – GGTES. Brasília, 2018.

    FIOCRUZ. Como lavar as mãos. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up1/lavagem_de_maos.html. Acesso em: 24/01/2020

    Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Dicas de Prevenção. Disponível em: http://www.saude.rs.gov.br/coronavirus-prevencao. Acesso em: 23/03/2020.

    Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Dicas de Prevenção. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/coronavirus-instituto-butantan-orienta-forma-correta-de-lavar-as-maos/. Acesso em: 23/03/2020.

    Nota Informativa nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/04/1586014047102-Nota-Informativa.pdf Acesso em: 09 de julho de 2020.

    Elaborado por: Elenilma Barros da Silva – Nutricionista da DISAE/RU/UFPA.

    Revisado pela: Equipe de Nutricionista da DISAE/RU/UFPA.

    Qual a importância da higienização das mãos no ambiente de trabalho?

    Lavar as mãos é considerado um princípio básico da higiene pessoal. Além de deixá-las limpas, o ato previne o contágio de doenças como gripe, diarreia e infecção estomacal. Portanto, adotá-lo na rotina empresarial é fundamental para garantir o bem-estar de todos os funcionários.

    Qual a importância da higienização correta das mãos na prevenção de infecção?

    Apesar de ser um hábito básico, higienizar as mãos é ação importante e deve ser feita de forma correta, pois vírus e bactérias presentes em toda a parte, principalmente nas mãos, são responsáveis pela transmissão de doenças, como por exemplo, resfriados, herpes, conjuntivite, diarreia causada por falta de higiene ao ...

    Qual o principal objetivo da higienização das mãos dentro dos ambientes de saúde e a frequência indicada?

    Remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

    Qual a importância da higiene do ambiente?

    A higiene ambiental pode ser considerada um conjunto de técnicas relativas à preservação, aos cuidados e à limpeza das condições sanitárias de um determinado ambiente. Seu principal objetivo é evitar possíveis danos à saúde humana e também aos bens materiais e de produção.